quinta-feira, 10 de abril de 2014

A verdade desportiva segundo João Querido Manha

Ontem, no Record, João Querido Manha escreveu o seguinte texto a propósito da mudança de recinto do Arouca - Benfica para Aveiro:

in Record, 9 de abril de 2014

João Querido Manha decidiu inovar nas suas análises ao fenómeno futebolístico vestindo a pele de adepto nº 1 do Arouca, proporcionando-nos uma listagem exaustiva dos argumentos a favor da mudança de estádio para Aveiro, um dos quais parte do absurdo pressuposto de um boicote dos adeptos portistas ao jogo em casa com o Benfica.

É pena que nestas suas considerações, João Querido Manha tenha esquecido completamente o outro lado da história. Não se lê nem uma palavra sobre o facto de o Benfica obter uma vantagem competitiva em relação aos adversários diretos, ao disputar um jogo em campo neutro (por motivos puramente económicos), numa altura crucial do campeonato em que o título não está matematicamente decidido, à semelhança do que já tinha acontecido em 2004/05.

Alguém parou para pensar que existe a possibilidade de o Benfica despertar fantasmas recentes se perder pontos (é pouco provável, admito, mas possível) nesta fase do campeonato? João Querido Manha não, certamente.

Para estas situações que se assemelham à alteração das regras a meio do jogo, que criam artificialmente uma vantagem competitiva para determinados clubes, gosto sempre de citar um parágrafo que um conhecido jornalista da nossa praça escreveu há precisamente um ano:
"A mudança das regras a meio do jogo é um sacrilégio para qualquer atividade e especialmente grave no que respeita aos princípios desportivos, tão inaceitável como o doping fisiológico. Os clubes que vencerem a derradeira etapa com este acréscimo de energia estão para o campeonato como os ciclistas que tomam doping para o último sprint. Estão a violar a verdade desportiva."

Este texto foi escrito num contexto diferente (sobre a decisão da Liga em 2012/13 em concretizar o alargamento para 18 clubes, com efeitos imediatos, o que implicaria que só desceria um clube na época que estava em curso -- e que seria revogada posteriormente pela FPF), mas assenta que nem uma luva ao caso do Arouca - Benfica. Ambas as situações têm em comum o benefício de clube(s) face a outros por causa de uma decisão extra-desportiva que altera a meio as condições de disputa da competição, sem que houvesse qualquer motivo de força maior para a tomar. 

É possível que muitos de vocês conheçam o senhor que escreveu este belo texto.

in Correio da Manhã, 9 de abril de 2013

Exatamente, foi escrito também por João Querido Manha. 

É caso para perguntar onde se meteu a poética indignação do diretor do jornal Record sobre os acréscimos de energia que ajudam os clubes a vencerem as derradeiras etapas. Suponho que a tenha guardadinha na gaveta juntamente com os seus princípios éticos e deontológicos. Infelizmente isso não é nenhuma novidade nesta personagem.


P.S.: só mais umas observações em relação à "dependência do sucesso do principal emblema": tanto quanto sei o futebol português passou uma década com o Benfica a andar nas ruas da amargura, e sobreviveu. Tal como sobreviveria o Arouca se não tivesse esta receita adicional. 

E, só por acaso, é um facto indesmentível que o Sporting tem levado este ano mais adeptos nos jogos fora de casa que o Benfica. Para além disso, nos anos em que o Sporting foi campeão, os sportinguistas também se mobilizaram em força por esse país fora, proporcionando receitas recorde aos felizardos anfitriões que nos receberam nas últimas jornadas da época. O Salgueiros que o diga, ao impor preços absolutamente obscenos no jogo do título de 1999/2000, que se realizou no pequeno Vidal Pinheiro. E como sabemos não foi essa receita extraordinária que acabou por assegurar a sua sobrevivência.

João Querido Manha além de ser intelectualmente desonesto também gosta de provocar. Fica-lhe mal a ele, e ao jornal que lidera.


Outros exemplos da parcialidade e incoerência de João Querido Manha:
  • analisando lances polémicos de arbitragem --> LINK
  • ignorando erros de Duarte Gomes no Benfica - Sporting para a Taça de Portugal --> LINK
  • ignorando erros de João Capela no Benfica - Sporting, preferindo escrever uma crónica a falar exclusivamente dos erros de arbitragem a beneficiar o Porto --> LINK