quinta-feira, 30 de julho de 2015

Como moldar os acontecimentos em função dos preconceitos pessoais, por António Varela

Quiseram as circunstâncias que Sporting e Porto, dois clubes com relações cortadas cujos dirigentes se envolveram em acusações, provocações e insultos ao longo dos últimos dois anos, tivessem posições convergentes em dois assuntos de grande importância do futebol português que foram notícia ao longo do mês de julho: o sorteio dos árbitros e a eleição do presidente da Liga.

De uma coisa ninguém duvidará: em ambas as situações foi o Sporting o primeiro clube a procurar uma solução alternativa à nomeação dos árbitros e à liderança de Luís Duque. E em ambas as situações a mudança de posição do Porto foi algo surpreendente, mas uma vez assumida o clube (pela voz de Pinto da Costa) explicou publica e repetidamente os motivos que o levou a querer o sorteio dos árbitros já para a próxima época e a apoiar Pedro Proença nas eleições da última terça-feira.

Daí que, por muitas voltas que tente dar ao meu limitado cérebro, não consiga entender por que motivo o jornalista António Varela escreveu o seguinte na edição de ontem do Record:


Dou de barato que o poder do Porto nos bastidores do futebol português é muito superior ao do Sporting, mas daí a alguém dizer que o sorteio dos árbitros foi rejeitado devido ao facto de a sua defesa ter ficado entregue ao Sporting e que a eleição de Pedro Proença se concretizou apenas porque o Porto tomou conta da ocorrência - como se ambos os clubes não tivessem capacidade para combater mais que uma guerra em simultâneo - parece-me um produto de uma mente que só pode ser doentiamente preconceituosa em relação ao Sporting e ao seu presidente. O que na realidade, no caso de António Varela, não é nada que surpreenda.

Mas nem é isto o mais inacreditável. Com a devida vénia ao Álamo, do blogue Leoninamente, que muito oportunamente se apercebeu daquilo que vou escrever já de seguida, António Varela conseguiu uma proeza ainda mais assinalável.

Ao ter escrito "Na semana passada, Pinto da Costa tirou férias e deixou a defesa do sorteio dos árbitros entregue ao Sporting", dando a entender que o Porto não se incomodou muito com o tema do sorteio, é estranho que o mesmo jornalista tenha escrito - apenas 13 dias antes - o seguinte:


É caso para ficarmos confusos: afinal Pinto da Costa agarrou a ideia do sorteio dos árbitros com as duas mãos ou tirou férias? Antes o Porto aparecia como subalterno no Sporting, agora o Sporting é uma personagem marginal no processo? Haja paciência para tamanha falta de coerência.

Bruno de Carvalho não tem tido uma vida simples desde que chegou à presidência do Sporting. O comentário desportivo português está carregado de mentes iluminadas que só consegue avaliar a sua atuação de uma forma: se Bruno de Carvalho falha no quer que seja é porque é incompetente, nada mais que um chefe de claque que não consegue triunfar num dirigismo de homens; se por acaso calha ter sucesso é porque o mérito é atribuível a outros - treinador, jogadores, banca, antiga direção, outros clubes, you name it.

Episódios deste tipo já são um hábito há muito. António Varela é apenas um caso entre várias mentes iluminadas com demasiado tempo de antena na nossa comunicação social, e cujo comentário é ditado exclusivamente pelos seguintes critérios:

1. Preconceitos pessoais
2. Narrativas encomendadas
3. Resultados

Sendo que o 3 acaba por se moldar em função de 1 e 2. Tudo o resto é acessório.

41 comentários :

  1. Bom dia.
    Concordando com a análise ao trabalho do jornalista (muda de ideias numa semana... Parece sportinguista!). Salientava só o 1o parágrafo... O ano passado uma votação por unanimidade para eleger o presidente da liga deu origem a expressão das nádegas e alianças, este ano com uma votação dividida já foram as circunstâncias? Embora tenha sido o Porto a colar se ao Sporting, sem dúvida, acha que os clubes que mudaram de dar um voto de confiança para 2 semanas após elegerem alguém caído de paraquedas o fizeram por influência de quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Embora tenha sido o Porto a colar se ao Sporting, sem dúvida" - o Sporting teve a ideia e a liderança em ambas as situações (sorteio e liga) e o porto, como tu dizes, colou-se.

      no caso duque, benfica e porto reuniram-se, arranjaram uma solução/ideia benéfica para os dois e aplicaram-na.

      consegues ver a diferença?

      Eliminar
    2. Caro Nuno,
      De facto o Tiago refere, e muito bem, o Duque na Liga "nasceu" da reunião PdC e LFV com a premissa de ser a solução que lhes convinha e acima de tudo "picava" o Sporting.

      Recuperações financeiras e "melhoria" da Liga com o Duque na presidência são "cortinas de fumo"

      Eliminar
    3. E se no caso do Duque, terceira ou quarta escolha, todas entre ex-dirigentes leoninos em conflito com o clube, numa manobra de óbvia afronta ao Sporting,

      Proença já vinha sendo alinhavado pelo BdC há meses, que até deu um jantar de homenagem que na altura confundiu toda a gente, inclusive sportinguistas.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Pelo que se vai sabendo agora do que se passou concretamente na altura, Duque foi sugestão de lfv e posteriormente unanimemente aceite.
      Não percebo essa das cortinas de fumo. A liga não está melhor agora do que no final do mandato do figueiredo?
      Para vocês tudo se resume a afrontar o sporting de lisboa. E já agora acham que a unanimidade no voto de confiança se tornou em voto no Proença por mérito das propostas deste? Aqueles banalidades do modernizar, credibilizar... que podem fazer parte de qualquer programa eleitoral de qualquer ideologia de tão banais! Ou agora também valem aquelas acusações dos clubes estarem controlados e não sei que mais?

      Eliminar
    6. o lfv disse numa entrevista na semana passada que o duque tinha sido sugestão dele e de pdc em conjunto e (quase) unanimemente aceite. ou não acreditas nem no teu presidente?

      afrontar? não achas que procurar candidatos em quase todos os ex presidentes e ex dirigentes do Sporting não é uma afronta? é que todos os nomes que sondaram estavam ligados a direcções anteriores.

      eu espero que os clubes acreditem no projecto. e não te esqueças que o Proença reuniu-se com quase todos os presidentes dos clubes. acredito que tenha dito mais que "banalidades do modernizar, credibilizar".

      mas aquela proposta do duque e dos chineses com pelo menos 2 por cada plantel...numa altura em que se discute a necessidade de ter mais jogadores portugueses é - oh - Top. 3M? parecia a promessa do figueiredo em aumentar as ligas...toda gente sabia que ia dar merda!

      Eliminar
    7. Nuno, não use eufemismos.
      Duque foi escolhido por LFV, que o propôs a PdC e este aceitou (PdC dixit...). Depois e só depois, Duque foi "proposto aos outros clubes, que aceitaram.
      Deixemo-nos, pois, de rodeios. O que não foi falado, o que não está no programa, é, afinal, o mais importante: A CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISOS !
      É isso que está em causa, é isso que se discute.
      Meu caro, não foi o Sporting, ou o Porto, colados ou a reboque, o que quiser, que ganharam. Engana-se. Mas engana-se redondamente!
      Quem ganhou foram os clubes ditos pequenos, que terão percebido que só terão a ganhar se se afastarem de proteccionismos bacocos, saiam eles do Sporting (menos) ou do Porto e do Benfica (muito mais).
      Ao contrário do que escreveu ontem um jornalista (?), a diferença de votos não esteve em 3 clubes da 1ª liga, esteve em mais, esteve em seis! (A eleição foi por voto secreto, LFV queixou-se de terão havido presidentes que diziam uma coisa e acabaram por fazer outra -olha a novidade!)
      Vocês, benfiquistas, estrebucham (e de que maneira!) porque a vossa Tv poderá sofrer um golpe de morte com a centralização dos direitos de transmissão. A coisa já não anda bem (a propósito, quais foram os Resultados de 2014, já sabe?) e se vocês ficam "entalados" com as ligas profissionais...puuummm!!!
      É uma chatice, pá. Desde que as contas e empresas do vosso patriarca ficaram sob observação e o Novo Banco + Millenium puxaram o tapete... è a vida, toca a todos!

      Eliminar
    8. Nuno acho que devias ler melhor o que tem sido escrito no Blog NovoGeraçãoBenfica!

      Eliminar
    9. Liondamaia, o benfica é completamente favorável à centralização dos direitos desportivos... mas não é por serem a madre teresa. eles que pensem um bocadinho nisso e no "sucesso" que foi a adesão!

      Eliminar
    10. Como?...O carnide favorável à centralização dos direitos de transmissão de jogos das ligas?
      Ó Tiago, desculpa lá se te induzi num qualquer erro mas, seguramente, que estive sempre a falar nestes direitos e não em quaisquer outros.
      Se tiveres dúvidas -e só para ponto de partida- informa-te sobre o combate (vitorioso, por sinal...pelo menos aparentemente, que o carnide teve que a Olivedesportos e Sportv)

      Eliminar
    11. sim sim Lion. ainda na terça feira, o otário guerra (que é o carteiro do vieira) entregou essa carta. o benfica é a favor da centralização dos direitos, mesmo com a btv. (ao que parece, mesmo com ligas estrangeiras, aquilo não é suficiente!)

      Eliminar
    12. Tiago.. sim isso foi o que foi dito por lfv e pdc..é o que está escrito no meu comentário imediatamente anterior ao teu! Vou assumir que está a questionar isso porque quando escreveu o seu comentário ainda não tinha lido o meu. Essa proposta do duque vai ao encontro do que digo do pp... é conversa que dá para qualquer eleição de tão banal que é... credibilizar? ok todos queremos. Profissionalizar? ok todos queremos. e por ai por diante. Pelo menos o duque tinha obre feita na liga e é do movimento associativo... o pp tem alguma coisa a haver com clubes ou foi dirigente de algo para assumir logo um cargo de tanta relevância? Só isso. A btv dá lucro ao Benfica (só quem não quiser mesmo reconhecer é que não vê), mas se com a centralização houver um lucro maior... melhor! Se 20 é lucro mas puder lucrar 30 é mais lucro ainda.
      Liondamaia chegamos então á conclusão que ganha quem for mais do agrado do oliveira (como dizia o oliveira mano) e não para pelo apoio do sporting. è isso que vos questiono quando pergunto o que fez mudar de opinião quem deu unanimemente votos de confiança ao duque. Acho que apesar de a btv ser um grande golpe na olivedesportos o Benfica é favorável dependendo apenas de conseguir maximizar ainda mais os seus lucros. Depois acho que há um "erro" muito grande de toda a gente que é pensar que a centralização é voltar ao monopólio da olivedesportos! A venda pode ser centralizada para garantir mais dinheiro por todos e para todos mas serem vendidos a diversos operadores, até internacionais (os jogos grandes).
      Sérgio desculpe lá mas prefiro a opinião do mdc sobre o Benfica do que a de alguns bloggers desse blog.
      Pelos vistos quando certos comentadores não entram é possível haver discussão sem insultos.

      Eliminar
    13. Falei no interesse comum de todos os pequenos clubes profissionais, pelo que exclui os 3 grandes...
      Centralização de direitos televisivos - neste momento é o oliveirinha que detém mas. àmanhã, podem pertencer a outro operador.
      Nuno, escusas de vir para cá com raciocínios em que misturas as coisas, és preconceituoso porque só vês o teu clube e, por isso, toda a lógica que julgas apresentar está viciada desde o princípio.
      Dizes que a vossa tv dá lucro -dará, é suposto que dê. Mas não sabes, apenas supões.
      Tal como eu suponho que os Resultados são escondidos porque estão longe (nem a metade chegam...) do que desejavam os "pais" da ideia ...e do que a Sportv vos oferecia. Mas isto é "diz-se, que disse" e não demoraremos muitos meses a saber a verdadeira verdade.
      Até lá...

      Eliminar
    14. lion... Apesar de perceber o que tenta dizer com ser preconceituoso permita-me discordar... em aritmética não há grande espaço para pré conceitos e a minha lógica segue os argumentos que disponho! Segundo o rc 22M na época passada (claro que se vamos entrar pela narrativa de que é tudo falsificado fica difícil ter um discussão sobre qualquer tema, mas não me parece ser desse tipo de comentadores)... não é "diz que disse". a olivedesportos dava 111M em 5 anos, sendo que no 1º ano seriam 18M pelo que se diz (sendo que existe a vantagem de sem o Benfica na olivedesportos o porto ter de negociar por si os seus direitos e não por indexação, e como se vê na questão dos patrocínios negociar sem ser em indexação de valores do Benfica não é tão fácil como parece!). Se através de uma venda centralizada o Benfica fizer ainda mais dinheiro acho que é a opção que deve ser seguida pela sad.

      Eliminar
    15. nuninho FDP BAZA DAQUI martins és um grande filho de putana vermelhusco.BAZA DAQUI FDP VERMELHUDO

      Eliminar
    16. Não ouviste ? nuninho FDP BAZA DAQUI martins és um grande filho de putana vermelhusco.BAZA DAQUI FDP VERMELHUDO

      Eliminar
  2. ao antónio varela devia ser retirada a carteira de jornalista... pois na carteira dele só há recados que outros lhe escrevem. Só devia ter assento nas caixas de comentárioss do jornal onde trabalha pois este texto é mais desse tipo.

    Isto não é sério, não é sequer inteligente. É a capoeira da luz a soltar frangos sem cabeça que correm pelos jornais fora a debitar a grande teoria da conspiração.

    o Sporting não pode deixar que se instale a ideia que o proença é um plano secreto do fruteiro para controlar a arbitragem.

    Quando tivemos sorteio, benfica e porto deixaram de ganhar. Essa é a única certeza que temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Varela é mesmo jornalista (encartado, etc) ou é só tarefeiro?

      Eliminar
  3. o fruteiro está marcado para o resto da vida. Tudo o que fizer será escrutinado. Só mesmo os marretas da luz acham que será possível por em prática o esquema do pinto de sousa e do valentim loureiro.

    Não são deste tempo.

    ResponderEliminar
  4. Ahahah Não sabia que este gordo do Varela tinha este tipo de raciocínios!

    Perdeu-se no sorteio dos arbitros - culpa de BC
    Ganhou-se no candidato da Liga - mérito de Pinto da Costa

    Era este gordo ler este post e corar de vergonha. Embora não me parece que a tenha...

    ResponderEliminar
  5. No passado aquilo que escrevíamos vinculava-nos e responsabilizava-nos.

    Hoje como diz o meu Pai é tudo Ad-Hoc depende de muita coisa ... no caso da besta em questão de depende de quem o montou na noite anterior.

    Só mais um pequeno aparte aquilo que os presidentes e dirigentes de clubes de futebol dizem por vezes é tudo muito político (lá se vai a coerência e viva o momento), já um jornalista deve relatar fatos ocorridos podendo dar a sua visão ou leitura dos acontecimentos mas mantendo sempre o devido distanciamento que a sua profissão deveria exigir ... como se constata diariamente não é isso que acontece.

    ResponderEliminar
  6. coisas que o varela nunca vai explicar pois não tem inteligencia pra isso e não passa de um moço de recados.

    O que é o "edifício da arbitragem"? Será aquele que nomeou para a final da taça um arbitro despromovido? Ou aquele que profissionalizou um árbitro internacional sem fazer qualquer jogo na 2ª liga? Que edifício é este?

    ResponderEliminar
  7. Com Varela tão coerente o Guerra da btv nem precisa de tomar conta da tvi24 do Sousa Martins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó João, o Varela tem ar de seminarista abusado, mas não o compare, apesar de tudo, com aquela aberração que aparece naquela TV !
      Qualquer dia os telespectadores vão assistir a uma apoplexia em directo! Pronto, mas ao menos ganham um espectáculo que os compensa das horas tenebrosas que passaram a ver e ouvir aquilo. Mas perdem um prama de entretimento, humorístico, até.

      Eliminar
  8. O António qualquer coisa não é um jornalista é um tarefeiro, é um gajo sem espinha tal e qual como a maioria dos jornalistas desportivos que até se derretem quando algumas das personagens que mandam no futebol português falam.
    Destes gajos chego a ter pena, não servem para nada, não informam não fazem as perguntas que devem ser feitas,e dobram-se e deixam-se pisar só para não atrapalharem. Por isso não gasto um tostão que seja num jornal, que a única coisa para que serve é para limpar o cú e mesmo para isso deixa muti a desejar.

    ResponderEliminar
  9. O alentejano António Varela é um vermelhusco empedernido e com tal só escreve "merdas". E aos "trolls" que circulam por este magnifico blogue, o desprezo é a nossa melhor resposta. É deixá-los a "ladrar" sozinhos.

    ResponderEliminar
  10. Quem tem preconizado mudanças no futebol nacional tem sido o presidente Bruno de Carvalho...o Porto é que inverteu a sua direcção ao desalinhar com o poder instalado dos lampiões e ir a reboque das propostas do Sporting.

    Ninguém anda a dormir no futebol nacional e todos sabem o significado da palavra superestrutura dos lampiões,isto é,dominio dos corredores da arbitragem nacional,da liga de clubes e da federação nacional.O mais recente aliado do chefe Orelhas chama-se Fernando Gomes que se comportou como os deputados fora da zona de Lisboa que quando chegam a São Bento ficam transfigurados.
    Basta ver a quantidade de jogos da selecção nacional que tem sido feitos no estádio da Luz e a valorização de jogadores de qualidade dúvidosa do Benfica nos quadros das selecções nacionais para se perceber o rumo do futebol nacional.

    Pinto da Costa que liderar novamente o futebol nacional mas agora tem de ver que o Sporting dos croquettes já acabou e vai ter um adversário duro de roer que é Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. incluir nessa superestrutura o aliado Humberto Coelho na FPF.

      Eliminar
  11. Off-Topic

    É só rir com o Seixali :http://www.abola.pt/nnh/destaque.aspx?id=562748&zona=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com toda a educação do mundo... pelo menos este sabe-se onde anda, já o shikabala!

      Eliminar
    2. Não me interessa absolutamente nada as tuas opiniões.Para mim és um zero.

      Eliminar
    3. nuninho FDP BAZA DAQUI martins és um grande filho de putana vermelhusco.BAZA DAQUI FDP VERMELHUDO

      Eliminar
  12. Tem piada agora os lampiões só comunicam à CMVM os valores baixos das suas transferências,os valores de 15 milhões não são comunicados porque não são obrigados....a prova provada que anda muita coisa escondida nas continhas dos lampiões.Lá andam eles a comer gelados com a testa.ahahahahahaha



    http://www.record.xl.pt/futebol/nacional/1a-liga/benfica/detalhe/direitos-de-lima-cedidos-por-7-milhoes-de-euros-965763.html


    ResponderEliminar
  13. Comunicado

    "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Al Ahli Football Club Dubai para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos e económicos do atleta Rodrigo Lima, pelo montante de € 7.000.000 (sete milhões de euros)."

    Quando são valores de 15 milhões não é obrigatório cumprir o artigo 248º pois esse dinheiro provem de actividades fraudulentas !...ahahahahaha

    Eu gostava de saber o que a CMVM anda a fazer !....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso só mostra que aquilo que eu sempre batalhei aqui, de o valor não importar, é a verdade. Pode ser um valor inferior e ser relevante ou ser um valor superior e não ser relevante, a relevância para o mercado não está directamente relacionada com o preço. Logo já começa a ser tempo de deixar cair mais essa teoria da conspiração. O Lima foi comunicado porque é relevante informar acerca de um titular. O cavaleiro, o cancelo etc, seja lá que valor (nem vou discutir novamente isso) for não eram comunicações relevantes! Este exemplo só demonstra o contrário do que queres dizer... que o valor não interessa e que não há nada de escondido.
      E para quem tem tanto rigor com as comunicações do Benfica á cmvm, responda-me por favor... por quanto saiu o Sarr? Até 2,5? o que significa isso? 0,1...0,5...1...

      Eliminar
    2. Significa nuninho FDP BAZA DAQUI martins que és um grande filho de putana vermelhusco.BAZA DAQUI FDP VERMELHUDO

      Eliminar
  14. Estou revoltado então o Ruben Amorin e o Fariña não podem entrar no Seixal ???? Não se trata assim jogadores. Senhores jornalistas e paineleiros onde estão os vossos precipícios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria dos jornaleiros e paineleiros são uns cobardes FDP vermelhos.e fruteiros são uns vendidos..e também temos alguns(poucos) nossos.

      Eliminar
  15. Foi um festival quando os adjuntos do sonso ficaram à porta da academia.
    Agora, assobia-se para o lado, pois a super estrutura não pode ser beliscada nos seus elevados princípios morais!

    ResponderEliminar
  16. Foi um festival quando os adjuntos do sonso ficaram à porta da academia.
    Agora, assobia-se para o lado, pois a super estrutura não pode ser beliscada nos seus elevados princípios morais!

    ResponderEliminar