quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Football Leaks: a parceria obscura entre Rybolovlev e Jorge Mendes

Artigo do L' Equipe, que pode ser lido aqui: LINKSegue-se a tradução para português. Vale a pena ler até ao fim.



FOOTBALL LEAKS: A PARCERIA OBSCURA ENTRE RYBOLOVLEV (MONACO) E JORGE MENDES

Segundo as novas revelações do Football Leaks, o proprietário do AS Monaco, Dmitri Rybolovlev, ter-se-á associado a um fundo de investimento que compra percentagens de jogadores, alguns dos quais passaram pelo seu próprio clube. Tudo isto com o agente português Jorge Mendes.

Sabe-se que Jorge Mendes já fez bons negócios com o Monaco, onde o agente português colocou os jogadores Falcao, Moutinho, James Rodriguez e Ricardo Carvalho. As últimas revelações do Football Leaks, publicadas quarta-feira pela Mediapart, mostram uma outra faceta dos negócios entre Dmitri Rybolovlev, presidente do AS Monaco, e Mendes.


Um fundo registado no Chipre

O bilionário russo terá usado um fundo de investimento (Browsefish Limited) para comprar, em total sigilo, parcelas de jogadores. Este fundo está registado no Chipre, mas o seu verdadeiro endereço aponta a Rybolovlev, no Monaco. O fundo terá comprado em junho de 2014 partes dos direitos económicos de seis jogadores do Braga, numa época em que a compra de jogadores por terceiras entidades (TPO) era autorizada, excetuando em certos países como a França ou o Reino Unido. Segundo o Football Leaks, a Browsefish detinha percentagens de doze futebolistas. "Se dirigir um clube ao mesmo tempo que se possui partes de jogadores dificilmente haverá compatibilidade, mas o conflito de interesses agrava-se quando um desses futebolistas acaba por ser contratado pelo Monaco", explica a Mediapart. É o caso do médio brasileiro Fabinho, membro do clube Mendes.



O exemplo absurdo de Fabinho

A transferência de Fabinho resume bem este esquema. Segundo o Football Leaks, em janeiro de 2014, a Browsefish terá adquirido 48,5% do jogador, isto é, metade da percentagem que pertencia a Mendes. No momento dessa compra, Fabinho já jogava no Monaco, emprestado pelo Rio Ave (Portugal) em junho de 2013. O seu presidente seria, portanto, proprietário de metade de um jogador que alinhava no seu clube. Posteriormente, o Monaco comprou-o, a 15 de maio de 2015. Isto é, quinze dias após a interdição dos TPO pela FIFA. Sendo que, algures durante esse intervalo de tempo, a 1 de janeiro de 2015, a Gestifute recomprou a parte de Fabinho que pertencia à Browsefish, pelo que o Monaco não comprou um jogador detido parcialmente... pelo seu presidente.

De acordo com a comunicação social, o Monaco comprou Fabinho por um valor entre os 5 e os 6 milhões de euros. Mas o documento oficial registado pelo Monaco no sistema de regulação de transferências da FIFA indica a soma de 10 cêntimos de euro. Para além disso, a sociedade Gestifute, que detinha 97% de Fabinho no momento da transferência, não aparece nos documentos enviados à FIFA. "Parece uma operação de TPO disfarçada em benefício de Jorge Mendes, quinze dias após a interdição de tais práticas", explica a Mediapart. Outro negócio igualmente nebuloso foi o do antigo defesa do Monaco, Wallace, que também integrou o portefólio de TPO da Browsefish.

Segundo o Football Leaks, entre janeiro de 2014 e junho de 2015, as vendas de parcelas de jogadores ao fundo de Rybolovlev representaram 87% da atividade TPO da Gestifute, a empresa de Mendes, e gerou 6,85 milhões de euros em mais-valias para o agente. Para a Mediapart, este sistema poderá ser também um meio para pagamento de comissões disfarçadas a Jorge Mendes. A Mediapart tentou contactar Mendes e Rybolovlev, mas os dois não responderam. Não há informações que indiquem se o fundo em questão ainda existe e se, em caso afirmativo, se respeita as novas leis.



O artigo do L' Equipe terminou na linha anterior. Daqui para a frente, o texto é meu. 

Este artigo do L' Equipe baseou-se num outro artigo da Mediapart, cujo link foi colocado mais acima, e que apenas pode ser lido na totalidade por assinantes. No entanto, tive a oportunidade de ler o artigo completo, e existem mais pormenores interessantes:

  • Em junho de 2014, a Browsefish Limited (o fundo de investimento de Rybolovlev), comprou 30 a 40% dos direitos económicos de seis jogadores do Braga, nos quais se incluía Rafa Silva, que entretanto se transferiu para o Benfica.
  • Jorge Mendes comprou 97% dos direitos económicos de Fabinho por 1 milhão de euros. Posteriormente, vendeu 48,5% a Rybolovlev por 2,325 milhões. Mais tarde, a Gestifute recomprou esses 48,5% por apenas 1 milhão! Conforme escreve a Mediapart: "Ficamos a imaginar o motivo que terá levado o proprietário do Monaco a aceitar um negócio tão desfavorável".
  • Ao contrato de venda de Fabinho do Rio Ave para o Monaco por 10 cêntimos, foi acrescentada uma adenda que, em caso de uma venda futura do jogador, o Monaco deverá entregar 50% do valor da transferência ao Rio Ave.
  • Em relação a Wallace, Jorge Mendes comprou, faseadamente, 90% dos direitos económicos do jogador por 6,4 milhões. Posteriormente, vendeu 45% a Rybolovlev por 4,4 milhões. Nesta altura, Wallace jogava no Monaco, por empréstimo do Braga (que, por sua vez, tinha pago 1€ ao Cruzeiro pelos direitos desportivos). Para apresentar um aspeto menos nebuloso, no dia 3 de julho de 2014, o Braga comprou os 90% dos direitos económicos a Mendes e Rybolovlev, mas comprometendo-se  a entregar à Gestifute a totalidade do valor de uma futura transferência. Não há nenhuma referência à Browsefish de Rybolovlev, mas presumindo-se que a Gestifute seria responsável pelo encontro de contas com o fundo - resta saber com que percentagem de comissão. Entretanto, em 2016, o Braga vendeu Wallace à Lazio por 8 milhões, o que significa que o lucro para os investidores foi relativamente reduzido. O Football Leaks não esclarece como Mendes e Rybolovlev distribuíram os ganhos.
  • O Football Leaks mostra que a Browsefish detinha percentagens de 12 jogadores, incluindo o mexicano Raul Jimenez, que agora joga no Benfica. O que pode lançar a seguinte questão: considerando as movimentações sucessivas de direitos económicos (compras, vendas e recompras) nestes negócios que envolvem Gestifute e Browsefish, usando os clubes como meros repositórios de jogadores, será que os 100% que o Benfica detém de Jimenez são reais? Ou estamos perante uma situação igual ou parecida com aqueles 100% que o Braga "detinha" de Wallace? Jimenez que, recorde-se, já terá guia de marcha definida por uma verba recorde - pelo menos é o que diz o feeling de Luís Filipe Vieira. E quem fala de Jimenez, fala de Rafa Silva.

35 comentários :

  1. Uma coisa eu tenho a certeza.... Se o nome do sporting viesse, mesmo, que em nota de rodapé, envolvido nalgumas destas pouca vergonhas... Já tínhamos primeiras páginas, buscas domiciliárias, suspensão de acções, inquéritos da federação e da liga... and so on... and so on...

    O CRIME COMPENSA E A VERGONHA CONTINUA NESTE ANTRO DE CORRUPTOS

    ResponderEliminar
  2. Mestre,

    Falta saber quando é que alguém manda cá para fora a análise dos negócios do Mendes com lampiões e tripeiros.
    Da CS portuguesa já sabemos que teremos de esperar sentados pois os donos deles são os mesmos a ser investigados.

    Uma questão importante:
    - Estas operações TPO disfarçadas, em datas nas quais já vigorava a proibição de tais negócios, imposta pela FIFA, não deviam valer uma pena para o clube que as fez?
    Se sim, sabes qual a pena a que esses clubes podem estar sujeitos?

    SL e excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É vergonhoso o silêncio dos jornais desportivos em relação a tudo isto.

      O problema das operações TPO disfarçadas é provar que o são. De qualquer forma, não me parece que a FIFA esteja muito interessada em vasculhar o assunto neste momento, não é uma cruzada do Infantino.

      Eliminar
  3. Interessante...
    Talvez ajude a explicar o "feeling" do orelhudo cadastrado em relacao a Raul Jimenez e a vontade em contratar Rafa Silva a todo o custo...Os jogadores assim continuam dentro do carrossel, ou seja, tudo encoberto...
    Se algum dia se fizer uma investigacao a serio a esses clubes alguem vai estar bem enterrado...

    ResponderEliminar
  4. O bloqueio noticioso sobre isto aqui na paravónia é total. Quando os leaks era sobre o Sporting isto vendia-se que nem pães com chouriço... resolvido o assunto doyen (e mal resolvido) o falatório morreu.

    Mas se eles não falam disto, falamos nós.

    o benfica é hoje uma lavandaria... e digo lavandaria porque aqui onde vivo até já existe uma ao lado das bombas de gasolina... é só meter alguns euros e a máquina lava.

    o esquema da droga do zé do benfica ao pé disto é uma coleção de canetas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era sobre o Sporting vinha tudo na primeira página. Agora... silêncio total.

      Eliminar
    2. Tanto tema para se investigar:
      - Lavagem de dinheiro
      - Droga dentro das instalações do clube
      - Dívidas do Orelhas ao BES que passam para o Novo Banco

      Interessa é saber se foi vapor ou cuspo...

      Eliminar
  5. Quem lê esse artigo fica a pensar que o Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva e Hélder Costa aterraram no Mónaco vindos de Namek.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que desses, apenas o Bernardo tem força de combate elevada. lol

      Eliminar
    2. ivan cavaleiro e helder costa continuam com as suas promissoras carreiras junto do quase despromovido wolverhampton...

      alguém enganou os chineses com a compra daquele clube e a cedência daqueles jogadores...

      Eliminar
    3. Enganaram nada. Os negócios são outros.

      Eliminar
  6. Não percebo como pode ser sequer legal ter 100% do jogador, mas para isso ter de oferecer 100% da venda futura. Haverá maior incentivo para nunca mais vender (ou pelo menos atrasar o máximo possível)?
    E isso não tem de estar presente no R&C ou comunicado à CMVM?

    Há aqui uma combinação de medo de retaliações futuras, perda de "oportunidades" em negócios futuros, e (mais importante) muitos favores que podem ser usados como chantagem.
    Esta última retira por completo o poder de decisão ao clube, que sabe que vai ter de vender o jogador quando e como o "investidor" quiser.

    Fico à espera da investigação dos jornais desportivos portugueses para tirar estas dúvidas. Eles vão sempre ao fundo da questão. :)

    ResponderEliminar
  7. Mestre, mais um grande Trabalho. Os jornalistas Portugueses estão tem uma regra no computador que apaga qualquer tema relacionado com FOOTBALL LEAKS/Benfica/Porto..... mas se for FOOTBALL LEAKS/ Sporting......tratamento urgente.

    ResponderEliminar
  8. um video explicativo do que é o benfica hoje em dia...

    https://youtu.be/qtFtxynv4tg

    ResponderEliminar
  9. Mestre, não me consigo lembrar de uma contratação do carnide, nos últimos anos, sejam sul-americanos, sérvios, alemães, whatever, que não esteja relacionada (directa ou indirectamente) com cambalachos... só coincidências, claro... mas c'a pontaria do caraças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas contratações do Benfica nos últimos anos foram: Bruno César, contratado mais tarde pelo Sporting; Cervi, disputado até à ultima pelo Sporting; Carrillo, ex-jogador do Sporting; Markovic, actualmente jogador do Sporting; Cardozo e Siqueira, muito falados para um regresso a Portugal, desta vez para o Sporting.

      E ainda poderia falar de Joe Campbell, que esteve perto do Benfica, do João Pereira, ex-jogador do Benfica, etc etc.

      Por isso caro Aldo, se as contratações do Benfica estão relacionadas com "cambalachos" as do Sporting também estão.

      PS: Parceria com a traffic, diz-lhe alguma coisa? heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Acho que o caro JF se está a fazer de desentendido... mas eu explico... falo dos pacotes de Veras... dos mendilhões de Jimenez... dos relacionamentos de Zivkovic... o Jovic... a própria contratação do Cervi... o Fariña... o Samaris... Diego Lopes... Mukhtar... Friesenbichler... Cristante... Djuricic... chega?! Ou quer mais?! Depois ainda há as... "saídas"... daquelas milionárias... enfim...

      Essa tentativa de colar os faralhos do seu carnide ao Sporting... foi fraquinha... demasiado fraquinha... parece aquela disputa de primária... "quem diz é quem é"... só que... não... é que nem é... não há nada igual... que seja comparável... vocês querem que a Traffic seja um caso... vamos ver... até lhe acrescento o Paulista... que vamos ver também... mas comparar isto com o que acima escrevi (e tanto que ainda ficou por escrever...)...

      Eliminar
    3. Correcção JF: jogadores muito falados por fontes NUNCA oficiais do clube mas sim da "comunicação social", portanto esse argumento vale 0.

      Parceria com Jorge Mendes.. Pareceria agora com américa latina..

      JF, continua nos gelados. E continua a desconversar.

      Eliminar
    4. JF a tua lógica só dá mesmo para rir lol... de todos os nomes que dizes, estão pá i 2% de todas as contratações do Sporting. Tiras umas conclusões brilhantes, idiota.

      Já o Carnide se virmos bem quem agencia, mais 90 % das contratações são via mendes.. e só o Jasus depois é que tem culpa dos falhanços pois!

      Eliminar
  10. Esperemos para ver o que resulta da parceria do Sporting com o Traffico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um coisa é esperar para ver o que vai dar essa parceria entre Sporting e Traffic.
      É um desejo teu lampião, percebes?

      Outra coisa é ter a certeza do que dá a vossa parceria com:
      - O Mendes, com a Doyen e outros TPO
      - Com o Brasa, o Danúbio e outros
      - Com a Porta 18 e os colombianos
      - Com os clubes que precisam de contruir estádios e que o Vieira mete o teu clube a servir de facilitador de negociações
      - Com o BES e os 600M€ que todos ficámos a arder da dívida do Orelhase
      etc, etc,, etc.

      Tudo casos reais.
      Não são desejos, percebes lampião?

      Eliminar
    2. Comentar o artigo em si é que 'tá quieto!

      Eliminar
    3. Nem mais Ricardo, gostam é de desconversar e apontar o dedo ao Sporting. Mas quando há problemas em casa, assobiam para o lado. O usual.

      Eliminar
    4. Como é que ele vai comentar o que não percebe?

      Anda à anos a VIVER UMA FARSA MARAVILHOSA, em que a JORNALIXEIRADA. que também é receptáculo dos sacos azuis que são assim criados, apaparica-o todos os dias com ideias de grandeza e glória que invariavelmente se esborracham contra qualquer equipa a sério da Europa, mesmo de 2o plano

      E nunca se cansa de ver o Merdica A a jogar contra o Merdica B C D E F etc... a pensar que está a ver jogos a serio...

      .. a teia é enorme, a corrupção vai muito além da arbitragem (mas é factor pois nem tudo é do mendes) ... geralmente quem paga ao gaiteiro é quem escolhe a melodia...

      ... treinadores e jogadores respondem ao mendes, deixas passar ou fazes tudo pa matar quando eu disser... se não já não vão po valencia, po monaco, po atletico, po milan, po united, po Bayern... po benfica, porto(talvez muito menos), braga, rio ave, tondela, Guimarães, feirense, belennses, união etc etc

      Vocês já viram que o Sporting só perdeu este ano contra equipas aberrante e declaradamente da esfera do mendes??? (Rio Ave, benfica e braga)

      É natural que a rena do pai natal, se insurja quando lhe querem estragar um sonho tão lindo... lagartos enraivecidos que devem é ter dor de cotovelo deve pensar ele (geralmente as ilusões são muito estúpidas)

      Rudoldo: CORRUPÇÃO GROTESCA A RODOS.. ISTO TUDO NÃO PASSA TUDO DE UMA GRANDE FARSA... EIS! O FUTEBOL PORTUGUÊS!

      eh! pá relaxa e respira fundo... Não é só o benfica que é pequeneninhizinho e fraquito fraquito, é todo o futebol português po contexto do futebol europeu e mundial...

      E muito longe de ser só culpa de um clube, ou clubes, mega criminosos são sempre atraidos a aonde existe montes de dinheiro fácil... mas se temos de dizer um nome dum clube com mais responsabilidades no estado calamitoso e super vergonhoso a que isto chegou à mais de um século de andanças, esse clube é certamente o carnide.

      Eliminar
    5. "Acha o ladrão que todos são da sua condição"... Só que não!

      Eliminar
    6. "Tudo casos reais"

      Os maluquinhos do Julio de MAtos tambem acham que é tudo real.

      Eliminar
    7. Maluquinhos, maluquinhas...
      Desmentir tudo com recurso a factos é que 'tá quieto, não é, Tadeu?

      Eliminar
  11. Uma vergonha o que se passa no Benfica e 95% anda a dormir!

    Transferencias milionarias, mas passivo descer, nem ve-lo !

    ResponderEliminar
  12. só falta confirmar que o vieira rouba o clube para pagar as suas dívidas lá no bes...

    não estranharia se assim fosse já que a lavandaria é a mesma lá de cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essas dívidas vão é ser assumidas por nos contribuintes...
      como é que alguém que tem empresa atolada de dívidas, trabalhadores sem receber, está a tempo inteiro no carnide e é dos homens que desde que está à frente do carnide enriqueceu a olhos vistos.

      gelados.....

      Eliminar
    2. Quase certinho... um tipo que tem meia policia judiciária de lisboa no quadro de honra da candidatura à presidência do carnide... ainda o Sócrates vái bate-las mais uns anitos, e o pulha vem dar entrevistas a televisão de ar fanfarrão.

      Não admira que a porta#18 funciona-se tantos anos sem ninguém fazer nada... e só foram caçados por um erro crasso->quem pagou foi o mexilhão... mas verem e investigarem a sério quem era o "padrinho" tá quieto

      O bes então que se *oda... e se o chateiam ainda vem dizer que é lesado... e não vai faltar até deputados a defende-lo... arrota ze contribuinte - > que pouca vergonha asquerosa!

      Eliminar
  13. Tens jogo importante, artista, hoje. Devias focar-te no que realmente interessa. Tu e os adeptos do Sporting.
    Do Mendes já são demasiadas batalhas.

    ResponderEliminar