domingo, 11 de dezembro de 2016

O onze para logo

Não há grandes motivos para inovar na equipa que subirá ao relvado logo. Atualmente, o melhor onze de Jesus é este:


Jorge Jesus disse que Adrien e Gelson não treinaram, colocando a sua utilização em causa, mas não tenho grandes dúvidas de que ambos estarão disponíveis para esta tarde. 

A chave estará na capacidade da equipa em ultrapassar a primeira linha de pressão do Benfica. Não cometendo erros na primeira fase de construção, ficaremos muito mais próximos de conseguir um resultado positivo na Luz. Há que tirar proveito, também, da principal lacuna do nosso adversário: o jogo aéreo defensivo. Coates, Semedo, Dost e William (este último pela sua ação ao primeiro poste) poderão fazer a diferença.

Do lado do Benfica, não tenho grandes dúvidas de que a convocatória de Jonas é apenas uma tentativa de mind game por parte de Rui Vitória. Vindo de uma lesão que o impediu até realizar trabalho físico durante dois ou três meses, não me parece possível que o brasileiro esteja apto para uma partida desta exigência - independentemente da sua enorme categoria. Também é possível que reforce o meio-campo com um terceiro elemento: Fejsa e Pizzi terão dificuldades em controlar o jogo contra William, Adrien, Bruno César e Bryan Ruiz. E, claro, Vitória vai querer lançar Carrillo, para tentar tirar proveito da motivação que o peruano possa ter em defrontar a sua antiga equipa, restando apenas se será titular ou lançado com o jogo a decorrer.

Será, seguramente, um jogo muito emotivo e disputado. O resultado é imprevisível, como é habitual num dérbi, mas estou convencido que, em condições normais, temos boas hipóteses de voltar da Luz com os três pontos - se a nossa capacidade de finalização estiver a um nível minimamente aceitável.