sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Eu ainda sou do tempo em que os árbitros faziam boicotes

Estado de sítio. Alta tensão. Estado de emergência. Taça dos horrores. Bronca. Caos. As manchetes das capas dos desportivos dos últimos dois dias resumem bem o ponto a que chegou o futebol português. No centro da polémica está a arbitragem, algo que não é propriamente uma novidade na história das últimas décadas do futebol português.

Não é difícil perceber como se chegou a este estado: dez anos de liderança de Vítor Pereira, dez anos em que houve tempo e condições para que se formasse o atual quadro de árbitros, dez anos em que se seguiu um critério de ascensão de novos valores até ao primeiro escalão da arbitragem que assentou na lealdade a um determinado clube. 

Não espanta, portanto, que estes árbitros não sintam qualquer pudor ou receio em decidir para um lado ou para o outro conforme as cores das camisolas. Dá para perceber que sentem as costas bem protegidas por quem manda no futebol em Portugal. Os únicos árbitros que estão realmente em risco são aqueles que não dançam ao ritmo da música tocada pelo DDT. A melhor demonstração de poder que houve até hoje na arbitragem nacional foi a forma como Marco Ferreira foi despromovido, após ter estado em duas derrotas do Benfica - e não obstante ter sido nomeado para a final da Taça de Portugal, distinção que normalmente fica reservada para árbitros que fazem uma boa época.

Infelizmente, serão poucos os dirigentes federativos e jornalistas que procurarão fazer um diagnóstico preciso do vergonhoso estado em que a arbitragem voltou a cair. Muito menos haverá quem tenha coragem para tomar medidas exemplares. A ação de determinados branqueadores - os mesmos que se apressaram em partilhar a dor benfiquista sobre o choro do antijogo - já se começa a fazer sentir, e não tardará muito para que volte tudo ao ponto em que estava há três dias. A única diferença é que o Benfica tem a estrada aberta para a conquista de mais um título. É que mesmo estando o Sporting em má forma de há alguns meses para cá, foram necessários, no dérbi de dezembro, dois erros de arbitragem grosseiros para o Benfica sair vencedor no seu próprio terreno.

O mal está feito, começa a haver uma escalada de tensão perigosa, que ninguém sabe onde irá parar. Ontem, um grupo de adeptos - supostamente portistas - entrou no centro de treinos dos árbitros, na Maia, e ameaçaram Artur Soares Dias, a sua família, e ainda o presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, que também se encontrava no local. Considerando que o Porto jogará amanhã em Paços de Ferreira e que Artur Soares Dias será o juiz da partida, é impossível que o árbitro entre no relvado sem se sentir condicionado pelo que se passou. Como reagiu o árbitro, o CA e a classe em geral? Condenando o sucedido de forma veemente e decidindo a escusa do árbitro da partida de amanhã? Não. Demonstrando preocupação e convocando uma reunião com todos os clubes profissionais, para debater o que se está a passar.

Há cinco anos, na época de 2011/12, o Sporting foi prejudicado de forma óbvia no arranque do campeonato. O clube reagiu apresentando um conjunto de propostas para o setor, a par de críticas ao que se estava a passar. Na altura, Godinho Lopes disse:
"Não vou tolerar a falta de isenção demonstrada em jogos do Sporting. Posso provar erros sistemáticos e isso é incompetência. A forma como somos tratados em Alvalade revela falta de respeito. Não queremos ser beneficiados, mas não aceitaremos ser prejudicados."

O Sporting também se demonstrou desagradado com a nomeação de João "pode ser" Ferreira para a partida seguinte, que se disputaria em Aveiro, contra o Beira-Mar. O mesmo João Ferreira que, curiosamente, é hoje um dos vice-presidentes do Conselho de Arbitragem. Apesar de se estar muito, muito longe da gravidade do episódio que aconteceu ontem, e apesar de os protestos do Sporting não terem sido particularmente fortes (um ano antes, o Benfica tinha sido bem mais violento, após uma derrota em Guimarães, onde ameaçou não comparecer à Taça da Liga e de boicotar a presença dos seus adeptos nos jogos fora), João Ferreira recusou-se a arbitrar o Beira-Mar - Sporting. A atitude foi seguida, em solidariedade, por todos os outros árbitros. A classe da arbitragem encheu o peito e recusou-se a arbitrar a partida. Estava decidido o boicote aos jogos do Sporting.

Para além dos campos que vão inclinando, semana após semana, nos relvados nacionais, a diferença de atitude perante protestos do Sporting em relação a protestos de Benfica e Porto é a melhor prova de que os árbitros, enquanto classe, se habituaram a desrespeitar o Sporting. Enchem o peito e põe-se em bicos de pés para nos afrontar, mas acobardam-se, pedem desculpa e tentam ser conciliadores quando os queixosos são Porto ou Benfica. Eu também sou do tempo em que um adepto agrediu um árbitro auxiliar em pleno jogo sem que tenha havido qualquer punição ou reação da classe dos árbitros e da FPF. 

Assim se explica muito do que foram os últimos 30 anos do futebol português.

57 comentários :

  1. queria só legendar a foto do fim do post...

    se não estou em erro trata-se de um sujeito conhecido como "diabo de gaia" que foi recentemente condenado a pena de prisão de 4 anos e 2 meses por contrabando de tabaco.

    Todo este estado penoso do quadro de árbitros foi cozinhado pelo vitor pereira enquanto alimentava a rivalidade com o pedro proença... E só um clube defendeu o vitor pereira até ao último dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas não era com este fontelas, que a arbitragem estava muito melhor?
      Após a saída do Vitor Pereira, não foi o scp e seu presidente que afirmaram várias vezes que a arbitragem, agora sim, estava bem e recomendava-se?
      Que o Jorge Sousa era um excelente árbitro há poucos meses atrás?

      Não se entende....

      Eliminar
    2. Olha até te dou razão, o BdC deu uma de Bayern... anjinho! (só não teve é de pagar 35 milhões)

      Rebebeu Rebebeu... A SOLUÇÃO É MUITO SIMPLES.

      Completa profissionalização e autonomia da arbitragem.

      Os observadores e classificadores dos árbitros SÃO DELEGADOS DOS CLUBES, DE TODOS SEM EXCEPÇÃO E SEM DELEGAÇÃO... façam-se cursos para isso, delegados já há ao pontapé de todos os clubes para ver jogos à borla... cada jogo tem 2 observadores um de cada clube no respectivo jogo, sendo a classificação a média dos 2 + 10% (não mais que isto) de factor correctivo que o CA queira aplicar
      (objectivo é que agora porca e escandalosamente beneficiar o Merdica ou prejudicar os rivais, pode ter custos altíssimos na classificação dos árbitros intervenientes)

      Sorteio Condicionado a poucos dias do jogo ... especial para evitar a preparação de alguma encomenda dolosa sem intenção.

      Advinha quem se opôs à profissionalização e autonomia completa, quem lutou para instalar o corrente esquemas de observação (também têm vouchers), e quem vetou a reintrodução do sistema de sorteio??

      Eliminar
  2. aqui está mais em pormenor...

    http://expresso.sapo.pt/actualidade/diabo-de-gaia-tem-de-pagar-2500-euros-ao-arbitro=f439514

    ResponderEliminar
  3. A triste realidade do futebol português.
    Aguardo com ansiedade a tomada de posição do Sporting de hoje.

    ResponderEliminar
  4. Só fumo.Vai continuar tudo na mesma.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda sou do tempo em que o Pedro Proença levou de um adepto do Benfica uma cabeçada em pleno C C Colombo , que valeu ao Proença uma placa com 4 dentes !

    ResponderEliminar
  6. Lá estamos nós a fazer-nos de santos, de mártires...

    :-)


    "Assim se explica muito do que foram os últimos 30 anos do futebol português".

    Sim, porque nos 70 anos anteriores era tudo sério, honesto, íntegro !!!

    Então nos anos 40 e 50, quando o SCP até foi TETRA, aí eram todos rectos !!!

    Oh Calabote, oh Porfirio, Oh Inácio de Almeida...

    E em Agosto quando ganharam por 2-1 ao FCP com 2 golos ilegais, com o Hugo Macron a apitar também foi bom, sério, honesto !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... com dois ilegais,..."

      Outra vez arroz?! De lulas?!

      Mas onde é que tu viste isso?! Ainda não percebi se a idade te tolda a visão, se o juízo, se... "ambas as duas"!!!

      PS - queres mesmo discutir o que se passou nos últimos 30 anos?!?!?!

      Eliminar
    2. Pá Alex vai-te encher de pulgas

      Ilegal devia ser tu vires para aqui dizer alarveiradas, peito e coxa não é mão... nenhum comentador na TV, apesar de serem anti-sporting TODOS, viu o que os do FCPorco viram (oh dúvidas há sempre... alias pa jornalixeirada se o Sporting der 10-0, mesmo assim há dúvidas de quem é que foi melhor) ...

      E foram só dois, porque já se tava a cozinhar esta maré de azelhice e falta de pontaria po golo, se tivessem sido 4 ou 5 não escadalizaria nenhum observador isento, pois levaste um MONUMENTAL banho de bola na 2a parte.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Aliás vocês têm razão que também têm sido roubados, ficaram alguns penaltis por marcar que me lembro, nomeadamente no último jogo sobre o André André... mas não são 15 (nem de perto) como diz o teu querido líder... e no fundo SÓ TÊM O QUE MERECEM, depois de décadas inteiras a roubar à descarada e fartazana (dá mau karma).. e não precisamos da simpatia de vocês (longe! )

      E também a imagem do Fernando Couto a correr atrás do árbitro em pleno campo em tempo de jogo, aos insultos e intenções de o agredir porque ele marcou já não me lembro o quê... deveria correr mundo como exemplo desta PODRIDÃO...

      Mas nessa altura não houve reunião de emergência nem idas à polícia... aliás o aberrante infractor nem amarelo levou!

      Eliminar
    5. É por comentários como esse que o nosso país está na causa da Europa!

      Tem vergonha de ti sffv.

      Eliminar
  7. Isto é tudo por tão demais evidente. O Benfica tornou-se no FCPorto de antigamente. E a reacção dos adeptos é igual, quando conftrontados assobiam para o lado, como faziam os outros. Não deixa de ser enternecedor ver o macaco na TV a queixar-se de àrbitros. O FCPorto dominava pelo medo, ameaçava tudo o que mexia e eles carneirinhos lindos deitavam-se e davam pata. Agora o Benfica tem outro requinte, bem dizia o LFV que o que interessava era pessoas no lugar certo, o Benfica move-se com o Poder, e não tem pejo nem vergonha nenhuma em fazer uso dele. Os amigos da PJ e não só dão um jeitaço. O caso da droga tão bem abafado. As dividas de LFV. A cereja no topo do bolo o ar de impolutos com que tentam alimentar o povo lampião bem construido pelos avençados do costume, uma comunicação social subserviente e por uns desavergonhados Guerras, Venturas e Silvas é um verdadeiro nojo. Portanto, se estás em competição directa com esta gente numa competição, ou jogas igual ou és comido de cebolado sempre.
    Razão tem BdC quando diz que do lado do Sporting, os influentes os notaveis, sejam lá quem forem, nem se mexem. As declarações de FSF que aqui publicaste há uns dias mostram bem como são os "notaveis" Sportinguistas.

    Ps; Se bem me lembro foi um adepto benfiquista que partiu os dentes ao Pedro Proença, ele próprio um benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O requinte do Merdica é que não precisa de ameaças... agride é logo violentamente, à descarada e constantemente através duma JORNALIXEIRADA porca, de baixo nível, corrupta e altamente parcial.

      Eliminar
  8. Bem por pontos:

    1-Qual a culpa do Benfica na derrota do Sporting em Setubal? Sendo Taça da Liga retirou também pontos no campeonato?Jogava o Benfica com o Sporting de seguida? O Benfica já passou??

    2-O Benfica tem sido beneficiado? Há coragem para se dizer isso? Quantas vezes tem sido o Benfica prejudicado nos jogos esta temporada com penaltis por assinalar e golos que eram regulares e não o foram por má decisão de arbitragem? O pior é que não vamos chorar e vamos atrás do resultado e não do árbitro.

    3- É preciso ter lata para se falar no derbi em que se podiam ter aproximado(falam das mãos dos do Benfica, mas sequer falar das 2 que aconteceram contra o Porto não deve dar jeito) e depois não falar do derbi em que tiram o Benfica da Taça de Portugal o ano passado.

    4- A melhor equipa de Portugal a jogar (considerada por vocês, sim, porque isto de jogar de domingo a domingo penso que dá um alivio nas pernas, não vá acontecer coisas como em Vila do Conde e Guimarães, outros tem de andar a jogar quartas e domingos na melhor competição europeia e ai de que se queixem de cansaço ou de todas as lesões!) ainda só consegue ter um saldo de golos 25-13? Practicamente o dobro de golos marcados sobre os sofridos? E em vez de se quiarem da arbitragem jogar mais um bocadinho e começar a jogar mais um pouco?

    Um clube que não ganha (Porto) a dois anos para a taça da liga , a precisar de vencer o último e em 80minutos enquanto o Danilo teve em campo, e não consegue meter um golo para amostra?

    O sporting que já tinha tido vitória sofrida contra o Varzim, e vai a precisar de um empate e queixa-se de um penalti no fim(que é justo, feito pelo Douglas) e um outro ainda por assinalar sobre Fabio Cardoso, mas marcar golos(ou falhar aqueles de baliza aberta) é que é chapéu!

    No choro das vossas derrotas tem que sempre vir o nome do Benfica à baila porque é o lider do campeonato, e vocês estão a espera de uns erros grosseiros( sim pressionar a arbitragem que haja contra) para ganhar oxigenio a ver se conseguem tentar disputar o campeonato até ao fim!
    Ainda diziam que eram o melhor plantel( a vossa treta no entanto só dura até ao natal) e agora querem dispensar metade, outros com lesionados e vários da B vão vencendo e muitas vezes com erros grosseiros contra!

    Já agora mestre, retiram os 2 putos do Setubal(com quem jogam apenas já perto do final do campeonato) e vão colocar em Chaves! O chaves que joga na Taça de Portugal e no campeonato em casa. Coincidência??? Se fosse um clube que equipa de vermelho, sabe-se lá o que se dizia!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda lá, por pontos, a justificação de não ter havido colinho no ano passado, sff. Fala de quem jogou mesmo à bola e de quem beneficiou de arbitragens.

      Queres branquear a carrada de árbitros arregimentados directamente no teu clube?
      Só se pode chorar contra o anti-jogo? e só numa jornada?

      Sobra-vos tudo menos vergonha.

      Um belo ponto saíste tu pá.

      Eliminar
    2. Para ti, lampião adepto do mais corrupto dos clubes portugueses (e provavelmente mundiais, uma vez que até no país da máfia os clubes corruptos descem de divisão), só uma sigla tão querida: SLB, ou seja, Sport Ladrões e Bandidos!

      Eliminar
    3. Ponto a ponto!

      1. Ninguém do Sporting disse que a culpa era do Benfica... Apenas se referiu que os prejudicados são sempre os mesmos!

      2. Não choram? Vejamos!
      Benfica 1 - 1 Setúbal
      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/08/22/luis-filipe-vieira-arrasa-arbitro-manuel-oliveira

      Marítimo 2 - 1 Benfica
      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/rui-vitoria-deixou-arbitro-com-as-orelhas-a-arder.html
      Para além do discurso choroso do anti-jogo, como se fosse algo inexistente!

      3. Não escamoteiem a verdade! Não existem duas mãos nenhuma no jogo com o Porto... No primeiro lance a bola bate no braço e no segundo é totalmente casual!

      4. Alguém disse que o Sporting não tem culpas!
      Agora vejamos:
      Guimarães 3 - 3 Sporting (terceiro golo do Vitória é falta clara)
      Nacional 0 - 0 Sporting (penalty claro por marcar sobre Bruno César)
      Benfica 2 - 1 Sporting (falado acima)

      Só aqui estão entre 5 a 7 pontos retirados ao Sporting...

      SL

      Eliminar
    4. Quase que me deixaste a chorar....dá-me a tua morada para te enviar meia dúzia de bolotas mas da Porta 18.

      Eliminar
    5. O venfique não tem sido benefeciado? Que ideia... o venfique não tem ganhos os seus últimos jogos por 1-0, com exibições sofríveis? Mas que lata vires falar do SCP quando NAO tens moral para falar em futebol jogado.

      O Sporting, que eu saiba, tem jogado, tal como o venfique, nas competições europeias até dezembro. Descansou quando? Onde? Com Real Madrid? Dortumund? Ou descansaram vocês já que o vosso grupo de liga dos campeoes era zero e ainda assim foram humilhados por napoles e besiktas? Resumo: so disseste parvoíces.

      Eliminar
    6. Por pontos

      1) insultos inenarráveis

      2) tens que ir fazer um estágio na T1, pois essa do te fazeres de vítima quando és agressor, e ainda por cima com ar de santo... deve ser para o pessoal rir oh! meu deus que triste palhaço!.. que toda a gente o topa.

      3) precisas que te refresquem a memória... pois o Merdica é realmente o melhor no voleibol de 11, perfeito até, não fossem os árbitros tão cegos... e essa dos golos é realmente uma pecha um handicap que deixa todos tristes aqui(e mais), não precisamos que digas... mas não invalida que tenhas levado um MONUMENTAL banho de bola (em especial na 2a parte) em plena lixeira de Carnide.

      4) Não discutir sexo dos anjos - > DADOS OBJECTIVOS.

      O SPORTING É ACTUALMENTE A MELHOR EQUIPA A JOGAR FUTEBOL EM PORTUGAL... a situação dos golos é aberrante,.. mas em tempo de posse de bola, ataques, remates à baliza e ocasiões para golo (é aberrante porque eles as vezes transformam jogadas que podem dar claras ocasiões de golo, no sei lá o quê... tal o nível de macumba ou o raio que o parta), o Sporting foi claramente superior a todos em Portugal... aliás quase que conseguiu o pleno desses numeros em pleno Madrid contra o Campeão europeu e do mundo (coisa pouca).

      5) NÃO DISCUTIR COM MENTECAPTOS... em situação alguma... afinal encornados marram mas é por amor... por isso a cor é tão apropriado, mas cor essa que é proibida por estas bandas exactamente para evitar isso (somos a favor da protecção dos animais) ... Não queremos o teu amor, por isso xispa-te!

      Eliminar
    7. Conana- Não são todos que podem ter um Tonel a disposição, ou como o jogo com o Arouca e outros mais, muitos mais, do genero uma equipa poupar 7 titulares para o campeonato contra o sporting para na jornada seguinte ia jogar com um candidato direto na descida!! E DESCEU!!!!!

      JMF- Quando a falta de argumentos dá em excesso de estupidez.

      SCP_FAN- Em jogos que o Benfica ganhou (que foi a grande maioria) quantos lances acha que fomos prejudicados? Achas que o Benfica não foi prejudicado contra Setubal e Maritimo? Desde que o Benfica perca pontos é tudo bem tirado e são sempre excelentes arbitragens!! Pimenta no cú dos outros é refresco!

      http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/nuno-saraiva-descredito-total-de-uma-competicao-feita-a-medida-de-um-clube.html

      Se isto não é acusar o Benfica, então devo tar a ver mal.
      Tu descortinas 2 lances com a mão em favor do Benfica, mas não descortinas no vosso jogo com o Porto, até porque só para os do Sporting são casuais, dos outros não! Estamos conversados quanto a tua clubite....
      E os outros jogos que foram beneficiados??? E a bola que entrou porque RP não estava atento e que vos deu a vitoria por 1-0? É so um dos exemplos, essas contas de merceeiro não são lá muito boas.

      King lion- é isso aí....marra lá mais umas vezes!

      Diogosr1- http://www.slbenfica.pt/futebol/calendario.aspx

      http://www.sporting.pt/pt/futebol/equipa-principal/resultados

      Tens aí os resultados de cada um para não acreditares nas tuas proprias mentiras
      Sporting- 9V 3E 3D 25 marcados 13 sofridos= +12
      Benfica- 12V 2E 1D 32 marcados 8 sofridos=+24
      Isto que dizer que em apenas quase uma volta de campeonato, conseguimos ter o dobro de vocês em termos de golo, mas como dizes e bem, andamos a ganhar os últimos jogos pela margem mínima!
      Isto sem falar em lesões, quando vos faltou o Adrien foi um "ai jesus", a nós já faltou muito mais que meia equipa, incluído o melhor jogador e melhor marcador do campeonato!
      Quando falei de domingo a domingo era sobre o ano passado (pensei que não tinha que explicar, normalmente para bom entendedor....) E andavamos nós em taça da liga Champions e Campeonato e vocês apenas com o Campeonato e este ano provaste como é bom jogar champions e logo de seguido uma jornada, na maior parte delas perdeste pontos, e com jogador em fadiga.

      Epá.....é isso....nós humilhados e nós 8avos da Champions, vocês eliminados da EUROPA (sim, o légia não ganhava lá um jogo vai uns 20 anos) e sairam com todo o orgulho e o melhor futebol jogado!
      Que dirás tu se o Benfica passar o Dortmund? Sim, o Dortmund, não o Dortmund B com 6 ou 7 lesionados que não jogaram contra vocês(o mesmo serve para o Benfica que jogou a uns anos contra o Barça?




      Eliminar
    8. Conana... O Guimarães x Merdica do ano passado foi uma autêntica limpeza (incluindo no armazém do vitoria, lampiões são assim e com email lampiao@tudo_o_que_puderes.carnide) ... circula video resumo explicativo do jogo pelo mundo fora, mas só para quem já jogou à bola ou é do Damaiense... para verem como se é cego no futebol português ... e burro também.

      O fantástico salto pá piscina do Jonas em Paços de Ferreira , que valeu nomeação pá equipa olímpica do Brasil de saltos para a água(o que ele não conseguiu fazer na Colômbia, e que se resume a zerinho) , ou o cabeceamento passe do jardel que deu golo, apoiado com as duas mãos nas costas dum adversário no mesmo jogo (oh uma simples cortesia, nada de falta), e o penalti ULTRA-ESCANDALOSO que ficou por marcar contra o Merdica, que fazia o 2-0 a favor do Paços, ainda no mesmo jogo (sim eles dizem que até houve 2 penaltis a favor do Vitória no último jogo contra o Sporting, pode suscitar dúvidas mas marcavam, então pelo mesmo critério, o de Paços de Ferreira neste dito jogo até é mais que ULTRA-ESCANDALOSO)

      Eh pá isto não é colinho Conana... isto é liteira de luxo e com escravos de abanico para refrescar o senhor..

      E diz o Rui Sonso que não admite que ponham em causa ... se ao menos o monte de m*rda incompetente estivesse calado conseguia fazer um discurso a sério... ou então fingia que estava à rasca pa cagar, pisgava-se, e ia dar treinos de voleibol que tinha mais futuro

      Eliminar
    9. Oh Bruno inqualificável... falas falas e os teus argumentos são os da (tenho que pôr em maiúsculas para perceberes), JORNALIXEIRADA PORCA CORRUPTA, PARCIAL E INCOMPETENTE.

      Qual é o adjectivo que não percebes?

      Eh! o que tu apresentas não são factos, nen opiniões imparciais mais ou menos gerais, SÃO PROPAGANDA DA MAIS SORDIDA E MESQUINHA POSSIVEL, tu até não és agressivo, e no fim estamos num país livre (no futebol estamos na Coreia do Norte) e cada um acredita naquilo que quiser... por isso se eu disser que mereces ser banido muito provavelmente não compreendes.

      Eu explico: lá por tu gostares de comer poias de Cão nauseabundas que encontras na rua (vulgo pasquins), ninguém te censura e és livre de fazeres o que entenderes (é nojento de dar vómitos só de imaginar, mas é contigo), mas agora vires para aqui pespegar essa m*rda com links é equivalente a estares a amandar m*rda à cara das pessoas, e se és civilizado e minimamente inteligente, tens de concordar que isso é pior que um insulto.

      Depois apresentas como dados OBJECTIVOS, classificação, vitórias, empates, derrotas e pontos.

      Realmente isso é super relevante e significativo, nunca ninguém tinha visto, obrigado pela informação SIG!.. tão relevante do jogo jogado como bosta fumegante com varejeiras e tudo e uma cereja no topo... ninguém consegue parar de olhar 'o que é aquela cereja ali!? '

      Logo à partida estamos a falar dum *JOGO* (compreendes? ), sorte e azar são factores (correcto?), e quantos exemplos queres do mundo inteiro de equipas que ESMAGARAM o adversário em jogo jogado, sem nada do árbitro a dizer e perderam o *Jogo*? (compreendes?)

      Eliminar
    10. E depois Bruno lanças desafios mas depois não vais aparecer.

      Se o Merdica vencer algum dos jogos com o Dortmund, e clara e inequívocamente dominar o jogo, sou o primeiro a dar-te os parabéns ...

      Se levares na pá como gente grande à moda de Vigo... Epa se calhar é melhor dizer-te já adeus não é?

      Eliminar
    11. Tanta Lenga lenga, No jogo contra o Setubal e tantos outros, falar apenas do lance do penalti ou de um lance no jogo é de uma hipocrisia sem memorando. O Jogo são 90 minutos e o problema é o critério usado durante TODO O JOGO.

      Falar só da cereja no topo do bolo é o mesmo que dizer que um bolo de merda era um espetáculo porque tinha uma Cereja.

      Eliminar
  9. O que temos, é isto: um mudo na Liga, o Proença, que prometeu e, prometeu, e agindo (à época, contra "o seu clube", mais tarde já apareceu num acto de beija-mão, sentado próximo do "seu" presidente;
    temos um presidente da FPF, cego, surdo e mudo, que dá sinais de vida (ligado à máquina) em acções presidenciais. Preocupado com a imagem e "a promoção" à Uefa, o que menos quer é afrontar o poder interno, sendo que o que mais quer e precisa (pelos vistos) é do apoio do poder interno, dos DDT;
    temos um presidente da CA, um tal de Meirim, lã-pião conhecido e assumido;
    nas comissões de Disciplina e Justiça, que clubes representam os artistas?
    temos um Ministro, Secretário, o que for do Desporto, que ... sei lá, que deve dizer que não é nada com ele que, aliás, é " do Desporto" e não "do Futebol";
    temos a certeza da impunidade, protecção, branqueamento de acções de traficantes de droga, de indivíduos que vigarizam bancos, o Estado e os contribuintes;
    suspeitamos (como poderemos ter a certeza?) de que directores e inspectores da PJ, andam mancomunados com esses traficantes;
    vemos juizes ameaçados na sua idoneidade e isenção, apenas e só porque não aceitam dizer "amen" ... e a justiça "que se f***";

    Fica-se sem fôlego a falar do que vai mal neste triste e pobre futebol. Hoje já se tem a noção, bem real, de que os vermelhos são os DDT, mas de uma forma tão escabrosa que nem tentam esconder - é como eles querem e lhes dá jeito e tudo às claras!

    Quo vadis futebol português?

    ResponderEliminar
  10. Pelos vistos, primeiro pediram ao Setúbal a 2 horas do jogo da Taça, para não meter o Geraldes e o Mini Messi.. se isto não é fazer trapaça, vou ali e já venho.

    Agora como retaliação tiram de lá os jogadores e e mandam-nos para Chaves, onde vão fazer 2 jogos seguidos importantes. Mas, quê, é para eles irem para lá para poder espiar e contar a táctica?! Brincamos.

    Que raio de verdade desportiva é esta sr Bruno Azevedo?!

    ResponderEliminar
  11. Mestre, mais uma vez grande análise do cancro do futebol Português . Para mim, espero que o Sporting tome medidas fortes e doa a quem doer vamos ter que aceitar, mesmo que seja contra as nossas ideias. Se não for assim, vamos voltar rapidamente ao mesmo e só vai perlongar está pouca vergonha.
    Estamos todos fartos! Quem gosta de Futebol não pode estar satisfeito com está pouca vergonha. Isto de querer confundir as pessoas que é o Sporting que joga pouca não resolve os problemas do futebol Português. Gostaria de saber como estaria a jogar o Benfica se fosse constantemente assaltado com erros de arbitragem. Como conseguiriam limpar a cabeça dos jogadores para ter a tranquilidade suficiente para estarem tranquilos ? Como vitória conseguia treinar uma equipa que sabe que vai ser roubada com erros graves de arbitragem no jogo seguinte ? Isto vai ter que acabar MESMO! Quem tem responsabilidades no futebol vai ter que dar respostas e cheguem-se á frente para não serem mais tarde responsabilizados pelo que pode acontecer se as coisas ficarem na mesma.

    ResponderEliminar
  12. Mestre, queria pedir ajuda para esplhar isto.

    Para atacar o problema do futebol em Portugal, não é pressionar a APAF, a liga, a federação, os árbitros ou a comunicação social.
    Não. Tem de se atacar onde lhes dói. No bolso.
    Como? Todas essas instituições necessitam de patrocionios.
    A Taça CTT, a Liga NOS, a federção SAGRES, a publicidade nos jornais, etc.
    É ai que temos de atacar.

    Vê mais aqui: http://sector15pt.blogspot.pt/2017/01/bruno-de-carvalho-esta-errado-apos-o.html

    ResponderEliminar
  13. A arbitragem só foi isenta, nos últimos tempos, em 1999 e 2001...
    Um desses anos foi batido o recorde de pênaltis a favor...

    Com ou sem erros, o Benfica é líder isolado com todo o mérito!
    É a equipa que melhor futebol pratica, que mais golos marca, e têm-no feito com inúmeras lesões no plantel, lançando vários jovens no 11 principal!

    Isto não tem discussão para a generalidade dos adeptos em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUEM???? que melhor futebol pratica??? Sergey, não digas estas coisas aqui!! LOL
      Na mente deles, eram eles os líderes, perguntas aos portistas e a resposta será que eles é que eram líderes, mas neste momento só há um, e é aquele que fez por isso..

      Eliminar
    2. Magníficos argumentos... o que mandas à cara dos outros têm vocês borrado na cara e na boca.

      Quem não visse futebol à 4/5 anos e lê-se isso agora, diria que vocês são do FCPorco sem dúvida nenhuma.

      Por isso estarem a copiar quase verbatim os discursos do s porquistas é no mínimo feio, seus lampiões cegos e deturpados!

      Pena! não haver já um Apito Encornado para o pessoal de todo o lado vos esfregar o focinho no chão em trampa... que bem que era merecido e já peca por tardio.

      Eliminar
    3. "Com ou sem erros, o Benfica é líder isolado com todo o mérito!"

      EHEHEHEHE... ja nao ha vergonha!!!

      ISTO DIZ TUDO SOBRE A IDONEIDADE DESTE TIPO DE "GENTE"!!!

      Eliminar
  14. Perante a emergência de tantos "novos valores" vou ter de actualizar a lista do "Top-10-Colo-Colo-Carnide"...

    Mas enquanto isso não acontece fica aqui a lista do final da época passada...

    "Meus amigos, chegou o tempo de dar os parabéns a quem os merece!
    No final das 34 jornadas da “Liga Vouchers” o SLB (Sport Ladrões e Bandidos) teve todo o mérito na magnífica tri-roubalheira que mais uma vez passará impune no país da Corrupção e da Bandalheira! Os meus mais sarcásticos e repugnados parabéns a quem mais uma vez roubou, dominou e abusou dos seus cãezinhos amestrados do top-10-Colo-Colo-de-Carnide, e nunca será castigado (e parabéns a Nuno Almeida pela conquista do pódio final)!

    Classificação final do Top-10-Colo-Colo-de-Carnide” (34ª jornada de 2015/16)...

    1º Paixão (é quase impossível desalojar da liderança o mais antigo “engenheiro-árbitro no activo da “Ditadura Lampiónica”; depois de ter expulsado o treinador do VSC por “excesso de riso”, fez-nos mesmo rir com mais uma arbitragem-salvação da equipa B do SLB na recepção ao Freamunde)...

    2º Capela (um “supervisor” exemplar da “Ditadura Lampiónica”; “de Igreja, ou de Catedral, é sempre limpinho, limpinho”). São 14 jogos com o SLB, 13 vitórias, e 1 empate. Números que dão para “cantar à Capella” (e para usar o spray e escrever RIP no relvado em homenagem ao “irmão” Paraty)!

    3º Nuno Almeida (muitos parabéns pelo salto final neste prestigiado ranking, do quinto para o terceiro lugar! Conseguiu ultrapassar na última ronda o Xistrema e o Esquiça! Não foi fácil, mas este “advogado” algarvio de 40 anos, e com um passado ligado ao “Apito Dourado”, confirmou a “clara tendência de subida” ao fazer exactamente o que se esperava de “um participante na festa da “tri-roubalheira” (já tinha sido convidado para a “festa” do último jogo do “bi-roubo” e com o Nacional deixou 2 penaltis claros por marcar)! Penaltis contra o SLB com 0-0 ou 1-0? Isso está proibido pelas leis do jogo da corrupção lampiónica! Se o jogo estiver 5-0, no dia das mentiras, e à beira de terminar, aí sim, podes marcar, até para “calar a lagartagem por causa dos penaltis não marcados contra o SLB”! Contra o SC Braga estava 5-0, e, depois de o único penalti contra o SLB em toda a época (aos 90+3) ter sido concretizado, o público da Luz celebrou e o jogo já nem recomeçou! Numa palavra: espectacular!

    4º Xistrema (um “funcionário público” exemplar da “Ditadura Lampiónica”, infelizmente caiu do pódio devido à maravilhosa exibição de Nuno Almeida na "festa da tri-roubalheira", mas a nação encarnada nunca esquecerá aquele assalto ao Vitória “menos 3 penáltis” Guimarães).

    5º Jorge "Esquiça" Ferreira (um “motorista dos CTT” com uma ascensão espectacular no “ranking do colinho”; totalmente merecida depois de ter dado vermelho ao André “bocas” Simões, e uma inesquecível “nota 10” ao mergulho do “Jonas Piscinas” em Paços).

    6º Bruno Esteves (um “gestor de stocks” setubalense com muito futuro, ou não tivesse o mérito de expulsar o “JJ” logo à 3ª jornada, na qual também assinalou um penalti inexistente contra o Sporting). Os seus números com o SLB são de “Nível Paixão”: 12 jogos, 11 vitórias, 1 empate (que chegou para o apuramento do SLB na Taça de Portugal), e 0 derrotas!

    7º Luís Ferreira (“advogado bracarense no Apito Dourado”, e um dos expoentes máximos da nova leva de “turbo-árbitros” do “Benfica Lab”; aos 38 anos teve o mérito de expulsar no mesmo jogo o Rui Patrício, por um penalti cometido pelo tufo de relva, e o presidente do Sporting!). Excelentes indicações para o futuro!

    ResponderEliminar
  15. 8º Cosme “Collina” Machado (um “funcionário público” exemplar da “Ditadura Lampiónica”, muito bom a expulsar o “JJ” e a validar golos ilegais contra o SCP, mesmo contra a decisão correcta do seu próprio auxiliar. Só tem um defeito: o nome de família não é “Damião”)

    9º Manel Mota do “Talho” (também conhecido por “Mota do Talho Vermelho”, tem vindo a descer neste ranking e, aos 38 anos, a confiança nas suas “potencialidades” já não é a mesma... Ainda vai a tempo de rectificar...)

    10º Fábio Veríssimo (aos 33 anos mantém um histórico impecável na “relação com o SLB”, 4 jogos, 4 vitórias, 13 golos marcados e 0 sofridos, mas cometeu o terrível pecado da expulsão do “Deus das Tranças Sagradas”, e baixou para o último lugar deste tão ambicionado ranking!) A “estrutura” reagiu rapidamente e conseguiu enfiar o barrete aos alemães, mas “sustos” destes não se podem repetir com uma das maiores esperanças da nova leva de “turbo-árbitros” do “Benfica Lab” (bastou apitar 5 jogos na 1ª Liga, no espaço de 5 meses, para passar a ser árbitro internacional...)! Atenção ao “exemplo Marco Ferreira”...

    ResponderEliminar
  16. O problema da arbitragem não é a qualidade técnica dos árbitros. Como exemplo, o árbitro que apitou o CSKA Moscovo - SPORTING, tinha acabado de apitar a final da Champions: O SCP foi roubado! tal como é facilmente desde aí e antes ainda mais!

    Marco Ferreira é irradiado por ter tido a coragem de marcar um penalty contra o bEnfica numa altura decisiva da prova. Como o SLB até "ganhou" a Liga. A final da Taça de Portugal foi uma oportunidade que lhe deram para se redimir: ainda expulsou Cédric e durante a 1ª Parte inclinou o campo. Na 2ª Parte fez-se árbitro e o Sporting empatou, ganhando em penaltys! Não fez o trabalho para o qual fora encomendado: Rua!

    ResponderEliminar
  17. Não costumo entrar nisto de arbitragens, mas ao menos as queixas são de um penalti absurdo aos 95'.

    Ao menos não nos queixamos efusivamente uma semana toda por causa de um jogo em que se consegue o empate porque o árbitro assinala um penalti duvidoso a favor aos 80 e tal minutos, como vi outros fazerem esta época (e pelos vistos nunca aconteceu).

    ResponderEliminar
  18. E o mestre continua esta saga apenas com o objectivo de esconder a vergonha que é o futebol do Sporting. É pena, enquanto não conseguimos ver os nossos erros não podemos melhorar.

    ResponderEliminar
  19. Podíamos todos ajudar À situação. Pelos vistos, é o 3 ou 4 dia a falar de arbitragens-Não apenas aqui. O árbitro sempre foi parte integrante da modalidade desde os os seus tempos mais primitivos em Inglaterra. Compreenderia se o foco fosse melhorar as ferramentas de auxílio À arbitragem, mas pelos vistos, o único foco é relaciona-la com o Benfica.

    É uma pena. O Sporting podia olhar antes para o que vai fazer com Paulo Oliveira, Esgaio, Petrovic, Andre, Castaignos, Meli, Alan Ruiz e Elias no final da época. Ou como vão pagar o Coates- Ou vai para o Benfica ou Porto, na próxima época. Mas não. Reduz-se tudo à arbitragem, que entre o futebol paupérrimo praticado pelo Sporting, e os seus possíveis erros, tenho dificuldades em discernir quem realmente vai pior no adro.

    Fala-se de a arbitragens para enterrar o péssimo momento da equipa do Sporting. Que escola, esta..

    ResponderEliminar
  20. Pode ser coincidência, mas à boa moda policial, sempre que há um crime , há que esclarecer :
    -o motivo...
    -e quem lucra com o mesmo...
    Neste caso, tanto trabalho deu á liga para mudar o formato da final da Taça, coisa linda ...final FOUR... em principio espectáculo garantido. Mas pelos vistos, tal coisa não interessava muito a alguns !
    Pode ser coincidência ( mais uma entre muitas recentes) mas verdade verdadinha, é que quem mais lucrou com a situação ( afastamento do Porto e do Sporting) todos sabemos quem foi. Agora , se a isto somarmos o facto de os árbitros, profissionais do apito, juízes de campo, cuja missão é ajuizar as situações ocorridas em campo durante um jogo de futebol, que se deviam mostrar isentos como garante de seriedade nas suas decisões, mas que em vez disso publicam nas paginas sociais a sua admiração por sites e elementos de clubes de futebol que disputam o campeonato nacional ( para não dizer nomes)
    então acho perfeitamente normal que o ambiente em torno da arbitragem esteja a chegar a um ponto muito preocupante . Até pela falta de vergonha com que se fazem as coisas, bem como pela dificuldade da APAF ( e árbitros) em assumir erros e pedir desculpas !Mas no final, porque será que não fico chocado com tanto benfiquista a defender a arbitragem ? Isso é que dá que pensar.....

    ResponderEliminar
  21. Eu sou a favor que entreguem o campeonato por decreto ao sporting, e que acabem com o monstro chamado Benfica de uma vez por todas.
    Não é justo ver o Bruno Carvalho a pagar 8 milhoes por ano ao JJ, e comprar craques que teriam lugar no onze do real madrid como o castanho como o andre baladas e mesmo assim chegar a janeiro e estar completamente afastado de quase tudo salvando-se somente a taça de portugal e uma restia de esperança de um milagre no campeonato.
    Os malvados da imprensa do estado lampionico são muito fdp ao ponto e terem deixado passar pelos pingos da chuva o penalty do coates aos 71 minutos, mas o sporting é o clube da verdade despoprtiva e por isso mesmo lutou estes dias para que esse lance não passasse em claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh eh

      Já vai em 8m!
      E sem ganhar nada!

      Uau!!


      Priceless!

      Eliminar
  22. O Sporting não pode demorar tanto tempo a reagir. Estamos quase com 48h após o jogo.
    O muro na mesa tinha de ser imediato!

    ResponderEliminar
  23. Penaltie aos 71 minutos a favorecer o Sporting. Ninguem fala disso. A verdade é que desde o 25 de Abril( ja la vão 40 anos+) ganharam 4 ou 5 campeonatos porque tem dirigentes que simplesmente sao amadores. De resto seja a mao do pizzi(facto:) a cuspidela do Bruno(tb facto), a mao do ronny, a cotovelada do Slimani, ou as centenas de vezes que foram benefeciados ou as em que foram prejudicados é tudo conversa. Deixem de ser amadores e joguem à bola. A estatistica nao mente e nesse campo estao a milhas do slb e ate do porto(estes sim mafia do futebol à seria- vencidos pelas novas tecnologias aka youtube).

    ResponderEliminar
  24. Ah! Cabeça a minha... Agora percebo porque diziam ter a melhor formação do mundo: não se referiam a jogadores de futebol!

    ResponderEliminar
  25. https://m.youtube.com/watch?v=kgSZj8UdEqk

    Eis um exemplo de fair-play e como tratar árbitros.

    ResponderEliminar
  26. Parabéns, MdC, excelente análise.
    A contra-argumentação... mais do mesmo!
    SL

    ResponderEliminar
  27. Mestre acompanho este blog a alguns anos e tenho como alguém que não se deixa levar pela clubite e critica o que de mal esta no SCP.
    Os árbitros erram e ontem o SCP ganha com erros de arbitragem que prejudicam o Feirense. Como vê erros vai haver sempre.
    Na Taça da Liga o SCP foi Eliminado pela Media de Idades,na LC foi eliminado pelo Legia, no Campeonato o SCP tem falhado em vários jogos golos que nao se pode falhar para alguém que e candidato ao Titulo.
    O mal desta época esta no plantel desequilibrado com varias lacunas , que juntando aos erros do JJ e da estrutura tem custado vários dissabores aos adeptos Sportinguistas.
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta, avençado profissional.
      1º Começa com um elogio para que os leitores fiquem mais receptivos à leitura.
      2º começa a despejar a verborreia do costume. Exagerou nos pontos que tentou trazer á baila.

      Por acaso até tive a sensação de que a arbitragem estava a correr bem (na minha óptica correr bem basta que não seja tendenciosa, ou ligeiramente para o Sporting).

      Não deixei de notar em pelo menos um pênalti claro que não foi marcado a favor do Sporting.

      Luis, vamos imaginar que nem és avençado, e se assim for até peço desculpa. Mas imagina que estás numa competição de natação e tens vários macacos a puxar-te para baixo (e nem falo nas barbatanas que os outros usam) achas que dava para ganhar?

      Depois vês palermas a criticar o teu desempenho porque andaste a comer piza um dia em vez de andares a comer aveia, três dias antes da grande competição, nem resististe e tiveste de mandar uma foda com a namorada.

      Nesta situação, diz lá como é que te sentias?

      Mestre, por respeito ao teu espaço não vou meter o que aqui queria que era mandá-los a todos para a P%&# que os P####.

      Eliminar
    2. Sou avençado como tu o és e milhões por esse Mundo a fora.
      Eu só constatei no meu intender a razão pela qual acho que o SCP esta a ter tantas dificuldades este ano, em relação ao campeonato passado.
      Os 3 grandes quando perdem ou empatam a culpa nunca e deles, seja SCP,FCP ou SLB.. As contratações falhadas, a mal preparação da pré-época etc. isso não tem culpa dos desaires das equipas.
      Um lance pode decidir muito de uma época, e mesmo ate decidi-la. Mas usar e abusar da mesma desculpa para os tropeções que se comete repetidamente não cola..
      Mas respeito quem pense o contrario.
      Cumps

      Eliminar
    3. Primeiro, não sei que é que diz que "quando perdem ou empatam a culpa nunca e deles, seja SCP,FCP ou SLB.."

      O Sporting, não passa na LC, por culpa própria e ainda maior culpa na não passagem à Liga Europa.

      O que não quer dizer que não se deva enquadrar o contexto de cada "falhanço" com a realidade.

      Depois da derrota em Madrid o Sporting tinha obrigação de pontuar, pelo menos em casa contra o Dortmund. Assim como muitas outras responsabilidades se pode imputar esta época. Até aqui tudo bem. Agora não é minimamente sério, ou honesto nesta fase do campeonato este tipo de análise. O futebol tem todos os ses do mundo e imagina lá estes ses.

      Se depois do sporting ter jogado de igual para igual com o Real, tivesse uma imprensa galvanizadora que desse confiança à equipa.
      Se quando jogasse no campeonato nacional tivesse uma áurea protetora nos seus jogos.
      Se arranja-se forma de inverter essa áurea nos jogos dos seus adversários.

      Neste momento o Sporting não está mais forte que os seus adversários directos, tem vindo a ser constantemente puxado para baixo. Onde se consegue ver isso clarinho como água até é nos jogos do Sporting B, onde os autores até se sentem mais à vontade.

      Miguel Libório, depois de um brilharete como este. http://videos.sapo.pt/WFN3VUNNUbZdQ4gNKPUV Num país minimamente desenvolvido e sério, tinha de ser investigado (dentro de APAF ou a entidade com responsabilidade para tal) sem interferência do público/CS e no final o veredito era público. Quem diz esse artista diz o Rui Oliveira https://www.youtube.com/watch?v=xHGZEcZ0hVM .

      Enquanto nada disso acontecer vir falar de contratações que não entraram de falhas na planificação da época de falta de eficácia, do que quiseres. É apenas palha para quem quiser comer.

      O Sporting só consegue ser campeão se as coisas mudarem ou se tiver uma super equipa, ser ligeiramente superior não chega pois só conseguimos meter 11 dentro de campo.

      Eliminar