quinta-feira, 6 de abril de 2017

Briefing de ódio, cartilha de hipócritas

O briefing de Carlos Janela aos paineleiros benfiquistas - que Francisco J. Marques revelou na terça-feira - foi ontem disponibilizado pelo blogue Tu Vais Vencer (LINK). Li aquilo com atenção, e a melhor forma que encontro para resumir o documento é a seguinte: tem a cara do Carlos Janela.

Há duas características que saltam à vista: é um documento com uma estrutura e organização ridícula que revela um autor incapaz; e tem um conteúdo que é um insulto aos seus destinatários. Todo o briefing é um tratado sobre propaganda, no pior sentido que o termo propaganda pode ter. Um desfile interminável de acusações, invenções, insultos, narrativas e sound bites, repetidos até à exaustão, de onde transpira um ódio cego pelo Sporting, por Bruno de Carvalho e pelo Porto.

Falamos de dois documentos de Word muito extensos, com dezenas de páginas no total, pelo que não há forma prática de colocar aqui tudo. Retirei, no entanto, alguns excertos que dão para se ter uma ideia daquilo que está aqui em causa.








 
É irrelevante tecer considerações sobre o conteúdo propriamente dito. A questão mais importante não é a desorganização do raciocínio, as ideias que Janela tenta passar, a linguagem usada ou o ódio profundo do autor pelos adversários do Benfica. Há dois pontos bem mais relevantes.

O primeiro tem a ver com os destinatários: quantas pessoas - jornalistas ou comentadores que se dizem isentos - receberão estes briefings? Não é difícil encontrar pontos em comum entre as palavras de Janela e os espaços de opinião de ilustres opinadores das nossa TVs, rádios e jornais.

O segundo ponto é que Carlos Janela não faz isto por recreação. Carlos Janela é uma figura menor do futebol português, um soldadinho pago para desempenhar esta função. Quem paga a Carlos Janela para escrever estes briefings é o Benfica, para benefício do Benfica. E se é o Benfica que paga a Carlos Janela, então Luís Filipe Vieira é, em última análise, o responsável por isto. Portanto, esta mensagem é, sem tirar nem pôr, a mensagem que Luís Filipe Vieira, o estadista, quer que seja difundida. Luís Filipe Vieira, o mesmo presidente que nos seus discursos apelou a todos os benfiquistas para não falarem dos outros, para deixarem os outros a falar sozinhos.

Haverá, no futebol português, clube mais hipócrita do que este Benfica de Vieira?