quarta-feira, 7 de junho de 2017

A venda de Rúben Semedo



O Sporting comunicou há pouco à CMVM a venda de Rúben Semedo ao Villarreal pelo valor fixo de 14 milhões de euros, mantendo ainda direitos de 20% de uma futura transferência.

Para o jogador, é uma saída interessante, visto que o Villarreal é um clube que, nas últimas quatro épocas, conseguiu sempre classificar-se no top-6 da liga espanhola: 6º, 6º, 4º e 5º na época que agora terminou. Conseguindo o jogador adaptar-se com sucesso ao clube, abrem-se boas perspetivas para se obter mais um encaixe interessante numa futura transferência.

Para o Sporting, não tenho a certeza se estamos perante uma boa venda ou uma precipitação. Rúben Semedo cumpriu um ano e meio a jogar com regularidade na equipa principal: os primeiros seis meses foram muito prometedores, a época que agora acaba nem tanto - mas a verdade é que Rúben Semedo esteve longe de ser o único jogador do plantel a ter um rendimento abaixo do esperado.

Há um ano, qualquer sportinguista diria, de caras, que 14 milhões era pouco dinheiro pelo jogador. Tem os recursos técnicos e físicos necessários para ser um central de topo, caso consiga ganhar a consistência que ainda lhe falta. Até por isso acaba por ser uma venda atípica da SAD, pois não fica claro que Rúben Semedo tenha atingido o limite da sua valorização.

Admito que o ambiente azedo que se estabeleceu entre o jogador e parte dos adeptos tenha servido de motivação a que se fechasse rapidamente o negócio possível. A posição negocial do Sporting ficou algo fragilizada a partir do momento em que se percebeu que Rùben Semedo tinha deixado de ter qualquer margem para errar sem se sujeitar a assobiadelas de parte das bancadas.

Outra hipótese é que a SAD tenha planos para contratar um central para ser titular indiscutível ao lado de Coates - o que retiraria espaço a Rúben Semedo, afetando ainda mais a sua valorização para um negócio futuro.

O tempo dirá se se trata ou não de uma boa venda, quer pelo que Rúben fará no Villarreal, quer pelo que o seu substituto fará no Sporting. Mas após 8 anos a representar o clube - com os seus altos e baixos, é certo - só posso desejar que Rúben Semedo tenha todo o sucesso nesta sua nova fase da carreira.