segunda-feira, 12 de junho de 2017

Apito Abençoado: a defesa de Pedro Guerra

A TVI24 emitiu ontem um Prolongamento especial, em que Pedro Guerra foi a figura central em virtude de ser um dos protagonistas dos mails que estão na origem da polémica Apito Abençoado. 

Há que fazer justiça a Sousa Martins, pois não facilitou a vida a Pedro Guerra: confrontou-o em direto com Marco Ferreira - que foi chamado a participar no programa por telefone -, passou as incómodas declarações de António Simões a repudiar o comentador, e foi referindo em direto as reações de Francisco J. Marques no Twitter ao que se ia passando no programa.


Pedro Guerra, sendo uma pessoa bastante hábil e experiente nestas andanças, procurou desviar-se das balas mas não conseguiu ser minimamente convincente. A sua reação aos mails foi... dizer que não se lembrava deles, o que, obviamente, é uma desculpa que soa completamente a falso para uma pessoa que é conhecido por, entre outras coisas, ter uma excelente memória e capacidade de organização e preparação. Aliás, uns minutos mais tarde de dizer que não se lembrava de ter trocado aqueles mails, Pedro Guerra falaria de uma situação de um jogo ocorrido no ano de 2007... 

O programa de ontem não revelou dados novos, mas há uma conclusão que se pode retirar de tudo o que foi dito: os mails existiram. Não é nenhuma surpresa, pois já tinha ficado evidente que o Porto tem uma fonte de dentro do Benfica que continua a passar informação - o próprio Guerra acusa o Porto de ter tido acesso ilegal a dados confidenciais -, mas a partir de agora ninguém pode dizer que eles são falsos.