sexta-feira, 16 de junho de 2017

O 'best of' dos comentários à polémica dos emails (#15 - #11)

Os últimos dias têm sido um corropio de reações e análises à polémica dos emails divulgados no Porto Canal. Nos vários canais de informação têm-se sucedido edições especiais com painéis alargados, perfazendo horas a fio de acesa discussão entre comentadores cuja isenção e seriedade está acima de qualquer suspeita, como António Rola, Bruno Prata, David Borges, Diamantino, Fernando Guerra, Joaquim Rita, Jorge Baptista, José de Pina, José Leirós, Luís Aguilar, Manuel Queiroz, Manuel Serrão, Ribeiro Cristóvão ou Rui Pedro Braz.

Das partes dos programas que vi - que devem ser uma pequena fração de tudo o que foi transmitido -, escolhi aqueles que, para mim, foram os 15 melhores comentários. Vou começar por mostrar aqueles que ficam entre a 15ª e a 11ª posição. Os restantes serão publicados durante o dia de hoje.

Sem mais demoras, comecemos a contagem decrescente.


#15 - O Pedro Silva é que não deve estar com grande vontade de se rir

Manuel Queiroz falava da constituição do Conselho de arbitragem e, a determinada altura, menciona o nome de Lucílio Baptista. Foi curiosa a reação conjunta de Braz e Aguilar, qual lutadores de wrestling da mesma equipa num handicap match, num belo momento de condescendência sincronizada, provavelmente esquecidos de uma tristemente (não para eles, certamente) célebre final da Taça da Liga por ele arbitrada. Sim, Lucílio Baptista, ao que se diz, é sportinguista. Mas Vítor Pereira também é, e no entanto...



#14 - A gritaria das redes sociais

A certa altura, Rui Pedro Braz falava sobre a importância de a verdade desportiva prevalecer acima de tudo e todos, incluindo aos adeptos, aproveitando a oportunidade para demonstrar o seu apreço sobre as redes sociais. Nós também te amamos, Rui!


Já agora, só um esclarecimento. Falando por mim, eu não quero fazer justiça em público. O que eu quero é que se faça justiça nos locais competentes. O que me parece é que os adeptos (ou pelo menos uma grande percentagem de adeptos) não sentem qualquer confiança no papel de denúncia e investigação da comunicação social, nem na capacidade e vontade da Justiça em levar por diante aquilo que tem de ser feito. Daí a "gritaria"... é para ver se alguém de direito se sente incomodado. Já se viu que falar em tom normal não resulta.


#13 - Santo António Rola, o padroeiro dos árbitros indefesos

António Rola, o isentíssimo e insuspeitíssimo comentador de arbitragem na BTV, foi um dos convidados da edição especial do Prolongamento na última quarta-feira. Por aqui se vê que não é só nos emails que há vontade de pôr toda a carne no assador. Numa das suas intervenções, teve um cativante discurso em defesa da qualidade do árbitro português, com doses equivalentes de emocão, indignação, atabalhoamento na altura de escolher adjetivos e incapacidade de perceber que a preposição de pode mudar o sentido de uma frase se for demasiado encostada à palavra seguinte. Vale a pena ver.


António Rola diz que a UEFA reconhece a qualidade do árbitro português. Se calhar é por isso que a arbitragem nacional esteve tão bem representada no Euro 2016...


#12 - Bruno Prata e os telhados de vidro

Um dos argumentos mais extraordinários que tem sido usado nestes dois dias é o do "todos fazem o mesmo". Bruno Prata mencionou ontem que todos os clubes têm telhados de vidro. Até pode ser verdade, mas nem todos os telhados de vidro são da mesma dimensão: enquanto uns não têm para mostrar mais do que meras janelas velux, outros há que conseguem meter inveja às pirâmides do Louvre. Vamos lá com calma quando se fazem comparações destas... até porque os telhados de vidro dos outros já foram exaustivamente debatidos.



#11 - Rui Pedro Braz e a opinião de Lúcio Correia

A partir de determinada altura, os comentadores da TVI começaram a suportar-se na opinião de um especialista em direito de desporto, de seu nome Lúcio Correia. Foi uma espécie de balão de oxigénio que transformou um estado de espírito de um certo abatimento para um sentimento de maior otimismo. Aqui fica um exemplo, de Rui Pedro Braz. Se Lúcio Correia cobrar royalties sempre que o seu nome for mencionado, corre o risco de ficar com a reforma garantida até ao final do mês.


Já agora: é uma pessoa que está acima de qualquer suspeita? Não conheço o senhor, até pode ser muito bom profissional... mas diria que, no mínimo, existem uns certos conflitos de interesses.




28 comentários :

  1. Em primeiro lugar só pode estar aquele indivíduo que pediu que fossem retirados todos os títulos que o Benfica ganhou dentro do campo por culpa de uns mail datados de 2014.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fodxxx acordar com a corrupção a pairar sobre o teu clube, e as vossas desculpas estarem a desaparecer enquanto a podridão teima em aparecer.

      Vá chora aqui no ombro do artista...

      https://www.youtube.com/watch?v=I59U-ntW7VQ

      Eliminar
    2. Nuno esquece, lampião é e sempre será burro. Não interessa saber se o clube é podre, corrupto. O que interessa é ganhar o campeonato nacional de senior. Formação no futebol? Na. Futsal? Na. Andebol? Na.. O que interessa é ganhar títulos à pala da coação e corrupção!!

      Eliminar
    3. É verdade J1906, se não fosse roubado nem lhes sabia tão bem.

      Por isso é que tenho muito orgulho em ser do Sporting.

      SL

      #OMeuTetraÉLimpinho

      Eliminar
  2. Isto dos emails pode ter várias interpretações:
    1-São falsos e/ou manipulados (exige-se acção penal)
    2- A serem verdadeiros, os intervenientes do Benfica, nenhum deles eleito para o cargo, agiram na exorbitância das suas funções (onde é que eu já li isto?). LFV apenas tem um desabafo "Ainda me querem-me fazer-me de atrasado mental."
    3- É tecnicamente impossível Adão ter qualquer relação ou aproximação ao Benfica, pois o seu perfil enquadra-se mais no protótipo de sportinguista: é feio para caraças e parece que está sempre a puxar para cagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcçao:

      ***"Ainda querem-me fazer atrasado mental"

      hihihihihihihihi

      https://www.youtube.com/watch?v=cS2DqJj_HDQ

      Eliminar
    2. Envia-nos uma foto tua Rodolfina viadona.
      Temos todos muita curiosidade em saber como são as lampiãs!

      Eliminar
    3. Ponto 2: São funcionários do carnide, logo o carnide é responsável pelos seus actos. Sendo demonstrado (que nunca será porque vivemos neste país onde parte da comissão de honra do midas pertence à PJ) o clube também será responsabilizado. Agora vai lá ver a sanção aplicável ao clube no caso em que se comprove corrupção? E já que és tão iluminado, vai lá ver a sanção aplicável ao clube em caso de denúncia caluniosa?

      Burros...

      Eliminar
    4. Para quem não conhece o rotolfo!

      http://prntscr.com/fkga7g

      Eliminar
    5. Jotinha, minha abelha rainha, corrupção? Onde? Por essa palavra o FJM vai pagar e bem caro pois nada comprova tal acto. Vê lá se não sobra também para ti e tens que hipotecar a tua colmeia para pagar danos morais.
      Mas nada disso chega aos calcanhares de um Vice que depositou 2000€ na conta de um árbitro ou de um Presidente que escolhe presidente da liga, destitui o presidente do CA e nomeia outro para lá.

      Eliminar
    6. Sporting morto, tu para teres acusado o toque deves ter uns pais que choraram quando viram o teu rosto pela primeira vez e que com os anos ainda ficou pior.
      Nunoalexixi, tira o leão das costas:
      http://2.bp.blogspot.com/-iqeZ8RqKdGo/TWal6rjvOQI/AAAAAAAAAso/qvJvojv6pzA/s1600/sporting.jpg

      Eliminar
    7. Quere ir pela anatomia? Entao rotolfo, mete a aguia no cu!

      Eliminar
    8. rotolfo sem photoshop, sem maquilhagem...

      ... e sem dentes!

      http://prntscr.com/fki337

      https://www.youtube.com/watch?v=ByFNnnGI4mM

      Eliminar
    9. Não chega? Espera. Então falares DIRECTAMENTE com árbitros, COAGIRES directamente árbitros, CORROMPERES DIRECTAMENTE árbitros é bem menos grave do que depositares dinheiro na conta de um árbitro, sem FALAR com ele, sem que ele saiba, para criar a ideia de que este fora corrompido.

      Bravo abécula, tu és um perfeito lampião.

      Eliminar
  3. O contorcionismo lampião e as desculpas inventadas faz lembrar mais ou menos isto:

    https://www.youtube.com/watch?v=Sgtail8Asmk

    Tão bom...

    ...tragam mais pipocas!

    ResponderEliminar
  4. Mestre, e o que dizer do ponto 11? Como é benfiquista há conflito de interesses. Então e se for portista ou sportinguista já não há? Ou vais dizer que os vossos clubes também não são parte interessada no processo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e se fosse isto...

      e se fosse aquilo...

      ...mas a realidade é que não é !!!

      Aguenta coração!!!

      Eliminar
    2. Mas são escolhidos, como ,analistas "independentes", pessoas que não benfiquistas? Não.

      Eliminar
    3. respondo eu. o Sporting é parte interessada em que nenhum clube ganhe ilegalmente.

      Qt aos comentadores 'isentos' e especialistas, se identificam desse modo claro q n podem ligaçoes às partes intedessadas. Nao ves os comentadores como o Pina ou o Serrao a fazerem-se passar por 'nao alinhados'. o braz o rola etc etc nao sao isentos. mas fazem-se passar por tal. ou seja completa desonestidade intlectual

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Considerando que omitiram, ao não referirem que estava ligado a um clube, obviamente que não é uma coisa correta... Da mesma forma que colocar num programa 3 comentadores claramente afetos ao benfica, sob o pretexto de serem independentes, a comentar esta caso, também pode ser considerada completamente disparatada e não-ética... mas isso a maior parte da comunicação social ja o faz a muito tempo, coincidentemente sempre com adeptos do mesmo clube... Coincidências, certamente!

      Eliminar
  5. Excelente Mestre!

    Os "independentes" do Braz do Aguilar a defenderem os corruptos de Carnide é uma maravilha. Espero que metam as mãos no fogo pelo Orelhas!

    ResponderEliminar
  6. Mestre,
    Isentissimo esse Lucio Correia!
    Tal como o Brazzer, o passarinha, o Alguidar, etc.

    Nao deixa de ter a sua piada ver que os avençados nem dormem à espera dos novos posts do Mestre!

    ResponderEliminar
  7. O Bruno Prata tem mts ideias não é a toa que é considerado um grande idiota!

    ResponderEliminar
  8. A confirmar se esta situação, só vejo um caminho para o Benfica: a descida de divisão. Aliás, como aconteceu à Juventus em Itália. Se perde ou não os campeonatos não sei.......

    ResponderEliminar
  9. Acéfalos... Mas esta malta lá sabe o que é ser imparcial?!!!

    A própria CS, principalmente a TVI está a fazer de tudo para que o caso pareça menos grave do que realmente é. Isto é de uma evidência atroz, a desonestidade intelectual é por demais evidente.

    Meus amigos temos um caso que a olhos vistos de toda a gente (quem os tem é verdade) de crime chamado TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS. Mas como pode esta gente ignorar pelo menos isto... Irrisório!!!

    Se os mails e os intervenientes (haverá mais) são reais, deixemo-nos de tangas. Porque carga de água a solicitação de auxílio/ajuda/parceirismo/compadrio sobre a arbitragem, vai bater à porta (ou neste caso à caixa de correio electrónico) de Paulo Gonçalves e Pedro Guerra?!!! porque não foi a quem de direito?!!! Só aqui se vê a promiscuidade e a estranha relação entre os interviestes até agora conhecidos.

    Reparem como as peças do puzzle se encaixam na perfeição:

    - O Caso vouchers com toda a gente ligada à arbitragem a ter direito ao jantarzinho, falo de árbitros, observadores e delegados da Liga (toda a gente abrangida, mais acompanhantes!).

    - A facilidade de mobilização de Paulo Gonçalves nas zonas técnicas dos estádios e em alguns casos com proximidade aos árbitros (como foi o caso denunciado pelo SCP aquando do jogo com o carnide em que este senhor estaria escondido no balneário e filmada a sua presença na zona técnica, já fora do limite temporal que lhe era permitido).

    - Na época passada tanto Pedro Guerra como André Ventura que mostravam em direto nos canais a que pertencem as notas dos árbitros nos jogos do SCP! Como é que eles tinham acesso aos relatórios, toda a gente se questionava (agora sabemos como…).

    - A posição do carnide em relação ao sorteio dos árbitros e também ao VAR.

    - O porquê de uma tomada de posição do carnide de uma defesa intransigente a Vítor Pereira de um momento para o outro, quando foi um dos clubes que mais o contestou?

    - O porquê da fundação carnide patrocinar uma academia de formação de árbitros!

    - O porquê de uma cartilha falada em uníssono por gente supostamente independente com direito de antena em canais de debate televisivo?

    - O porquê de haver um clube em Portugal, apoiar/financiar claques ilegais à vista de toda a gente e não se respeitar a LEI em vigor em relação a esta matéria!!!

    VALE TUDO, PARA ESTA GENTE? É METER TODA A CARNE NO ASSADOR!

    Pois é agora tudo parece encaixar, agora tudo faz sentido… vamos ainda saber mais.

    Já agora,

    APAGUEM TUDO!

    ResponderEliminar