quinta-feira, 1 de junho de 2017

O novo desafio de NES e a venda de Ederson

Nuno Espírito Santo foi anunciado oficialmente como novo treinador do Wolverhampton, (mais) um clube que está dentro da esfera de influência de Jorge Mendes. É o 4º clube na carreira do técnico, depois de ter passado pelo Rio Ave, pelo Valência (onde fracassou) e pelo Porto (onde também fracassou).

Já todos conhecem o relacionamente próximo entre Mendes e NES, que foi o seu primeiro cliente. O momento em que Nuno telefona a Mendes em plena conferência de imprensa após a qualificação para a final da Taça de Portugal ganhou direito a figurar na galeria dos maiores momentos de vergonha alheia do futebol português.

Essa ligação já não passa despercebido a ninguém, pelo que não admira que alguém lhe tenha perguntado, ao ser apresentado em Inglaterra, sobre a sua ligação a Mendes. Nuno Espírito Santo respondeu assim:


O melhor agente do mundo faz o seu trabalho. Mas fará Nuno Espírito Santo o seu? Duvido que estivesse no Championship se tivesse efetivamente feito o seu trabalho no Valência e no Porto. É claro que haverá sempre um clube de 2ª linha do carrossel de Mendes a estar disposto em recebê-lo caso fracassar no Wolves, mas arrisca-se a que a sua carreira de treinador não passe disto.

Quanto a Ederson, parece-me uma boa notícia para os adversários do Benfica. A SAD anunciou hoje a sua venda ao Manchester City:


Os números da venda são, obviamente, fabulosos - nem poderia ser de outra forma com Mendes metido ao barulho -, mas confesso que me faz confusão que Vieira não tenha feito sequer um esforço para manter um guarda-redes que foi, na minha opinião, um dos poucos jogadores imprescindíveis do Benfica da época que agora termina. 

A venda foi abaixo da cláusula, pelo que o clube não foi forçado a vender. Não me parece que fosse difícil manter o jogador satisfeito pelo menos mais um ano - convém lembrar que o brasileiro só conquistou a titularidade há 15 meses e, sendo um atleta ainda novo, não lhe faltariam novas oportunidades para ir para um tubarão europeu. E, pior (para o clube), é que o negócio não é assim tão vantajoso financeiramente para o Benfica, considerando que terá de entregar 50% das mais-valias ao Rio Ave e a Mendes.

Se a comissão de Mendes for 4 milhões (a chapa 10% já foi reconhecida por Vieira), e considerando que o jogador deve ter recebido um prémio de assinatura ao renovar em janeiro, suponho que as mais-valias para o Benfica andarão à volta de 35 milhões. Isto significa que o Benfica terá que entregar 17,5 milhões a terceiros para além dos 4 milhões de comissão, o que faz com que sobrem 18,5 milhões para o clube. Por um valor desta grandeza, não valeria a pena tentar mantê-lo mais um ano?

É certo que o Benfica tem conseguido acertar nos guarda-redes que tem contratado... mas haverá sempre uma componente de risco associada, pois terão que ir novamente ao mercado, e não há ninguém que acerte sempre.