quarta-feira, 12 de julho de 2017

Intervalo

Em agosto de 2013, comecei a escrever porque sentia necessidade de falar sobre assuntos que, a meu ver, não estavam a ser suficientemente explorados nos diversos espaços onde se falava de futebol. Já havia vários blogues a escrever muito e bem sobre o Sporting, mas achava importante haver uma abordagem mais completa e intensa sobre a parcialidade da comunicação social desportiva e sobre determinadas manobras menos claras por parte de determinados atores do futebol nacional. Foi essencialmente por isso que apareceu O Artista do Dia.

Os primeiros três meses de atividade foram os mais desafiantes. Não tendo contas pessoais no Facebook e no Twitter, desconhecia totalmente o potencial de divulgação das redes sociais. Também não conhecia ninguém da blogosfera, pelo que a evolução do número de visitas foi lentíssimo. Estamos a falar em médias de 20, 40, 60 visitas por dia. Eventualmente, o passa-palavra e a partilha de posts por parte dos leitores nas caixas de comentários de outros blogues, começaram a dar maior visibilidade ao Artista. O passo seguinte foi chegar às barras laterais de outros blogues sportinguistas com maior visibilidade (creio que o primeiro foi o A Norte de Alvalade), e, a partir daí, o número de leitores deste espaço começou a crescer muito mais rapidamente.

O arranque foi bastante lento e aos solavancos, mas tentei manter sempre - umas vezes melhor, outras vezes pior - a cadência, a qualidade e coerência dos posts. Isso nunca dependeu do número de visitas, tanto o fiz quando tinha 50 visualizações diárias, como o continuei a fazer com 50.000. No entanto, é óbvio que é extremamente gratificante ver que há tanta gente que aprecia e se revê no que escrevo. Esse foi sempre - a par com o desejo de servir o clube dentro das minhas limitadas capacidades - o principal combustível que me foi dando energia, pelo que tenho que agradecer a todos aqueles que estiveram e estão desse lado.

Nos quase quatro anos de atividade deste blogue, devem contar-se pelos dedos de uma mão o número de ocasiões em que estive mais do que dois dias sem escrever. No entanto, ao longo dos últimos meses tenho sentido necessidade de parar durante um bocado, sobretudo por causa do cansaço físico acumulado de noites consecutivas a pesquisar e a escrever. Isso refletiu-se, por exemplo, na minha reduzida presença na caixa de comentários, bastante inferior ao que desejava. Fiz um esforço para terminar a época, mas depois, com o aparecimento dos mails do Apito Abençoado, acabei por adiar a pausa que já tinha decidido fazer.

O meu primeiro desafio nesta paragem será conseguir vencer o hábito de escrever. Às tantas, a escrita tornou-se rotina e a rotina tornou-se num pequeno vício. Vou continuar no Twitter, para não ressacar completamente, e admito fazer um post ou outro ocasional se os acontecimentos assim o exigirem. Tenciono regressar - não sei se daqui a 2, 3, 4, ou mais semanas -, mas ainda não sei se no mesmo formato e regularidade. Logo verei quando chegar o momento.

Tanta coisa para estar a dizer que vai tirar umas semanas de férias?, perguntarão alguns de vocês. Bem, apesar de tudo o que escrevo ser exclusivamente um reflexo das minhas opiniões e experiências, tentei sempre manter o blogue tão impessoal quanto possível, de forma a manter o foco nos temas - e evitar apontá-lo para o próprio blogue e para o seu autor. Mas agora que vou fazer uma pausa que, para mim, é inédita e - admito - difícil, senti agora ser importante abrir um bocadinho o jogo daquilo que se passa neste lado, para ajudar a explicar a decisão que tomei. Creio que devo isso a quem tem seguido regularmente este blogue.

Perdoem-me, portanto, esta pequena quebra de "protocolo", mas posso assegurar-vos que, quando voltar, o foco continuará a ser, como sempre foi, o Sporting: para elogiar tantas vezes quanto conseguir, para criticar construtivamente quando achar necessário, e para defender sempre, com unhas e dentes - mas procurando fazê-lo sempre com coerência e honestidade intelectual. Sei que por vezes posso não ter razão no que escrevo, mas quando isso acontece nunca é por má vontade, preguiça, ou calculismo. É, simplesmente, porque sou falível como qualquer outra pessoa.

Obrigado por estarem desse lado e até breve, quando quer que isso seja - porque só há uma coisa que sei sobre o futuro: o futuro é Sporting, sempre.

140 comentários :

  1. Acompanhando diariamente o blog embora sem nunca escrever resta-me desejar que este intervalo seja apenas temporário. Bom descanso e que o Mestre volte com o mesmo discurso, coerencia e sentido de humor. SL

    ResponderEliminar
  2. Bom repouso mestre, bem merece, e obrigado por tanta dedicacao, a causa leonina.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, É menos uma fonte para os CM e TVI desta vida. Espero, a bem da verdade, que seja só férias. Precisamos de pessoas com capacidade de um investigação e escrita para desmontar os polvos desta vida!

    ResponderEliminar
  4. Mestre,

    Este é o único blog onde comento porque admiro a tua dedicação e a tua imparcialidade. Foste inúmeras vezes caluniado por muitos, que inclusivé diziam que estavas a soldo da direcção. Creio que esta paragem e as tuas palavras demonstram claramente que sempre foste e sempre serás independente.
    Este é um dos maiores espaços de defesa do Sporting na blogosfera. Por isso, aparece aqui muito spam. Mas tu sempre conseguiste apresentar factos e argumentos contra o ruído que muitas vezes aqui se tentou fazer.
    Tens o direito a ser feliz. O trabalho que fizeste em prol do Sporting foi tal que, podias até nunca mais escrever, que teu legado manter-se-ia.
    Sei bem quanto é difícil manter projectos pro bono onde o único combustível é a paixão que nos move. Por isso respeito a tua necessidade de respirares um pouco do ar puro que se sente fora do compromisso que por vezes nos asfixia.
    A maior prioridade na vida é a família. Tudo o resto são paixões. Mesmo até, pelo nosso Sporting. Mas eu nenhum momento o amor ao clube deve superar o amor aqueles que nos criaram, aqueles com quem escolhemos partilhar a nossa vida, aqueles a quem demos vida.
    Da minha parte, um grande obrigado por tudo.
    Na esperança de te ver novamente neste blog, ou numa caixa de comentários de outro blog do nosso clube.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Mestre de Cerimónias,

    Boas férias e bom repouso. Por momentos tive receio que fosse o fim do blog a ser anunciado. Suspirei de alívio ao ver referidas "só" algumas semanas.

    Aguardo ansiosamente pelo regresso das suas análises e opiniões, às quais me habituei a dar mais atenção do que qualquer outro blog ou mesmo jornal desportivo. Tenho orgulho em ver um blog Sportinguista que roça a perfeição em termos de pertinência, isenção e honestidade intelectual (sim, nem sempre concordei com "tudo", e quem sou eu para pôr em causa o que aqui é escrito ou não).

    Um grande abraço e até breve. SL

    ResponderEliminar
  6. Aqui fez-se e espero que se continue a fazer Serviço Público. Obrigado pela combinação de defesa apaixonada do Sporting e lucidez (condição sine qua non de sanidade mental) demonstrada post após post. Sporting, sempre!

    ResponderEliminar
  7. Mestre,

    É já um hábito para mim entrar por este espaço dentro sem pedir licença, sentar-me onde houver lugar e desfrutar das belas postas que nos serves, de altíssima qualidade.

    Sei perfeitamente que não é fácil arranjar tempo para alimentar um blogue diariamente, sobretudo quando não se é avançado como alguns seres que por aqui passam por isso é mais que justo este recarregar de baterias e o repensar do tempo que dedicas a este teu serviço público sportinguista.

    Da minha parte apenas posso agradecer e esperar que de vez em quando nos proporciones alguns petiscos, quando e da maneira que te apetecer.

    Muito obrigado e Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  8. Compreendo as razões mas acho que o timing não é o ideal.São necessários blogs como o do Artista do Dia não só para darem uma informação independente como também para desmascararem a corrupção que se vive no futebol português.

    Estou convencido que o Mestre vai regressar a postar mais depressa do que espera pois há ainda muita pedra para partir e não falta muito tempo para começarem a sair mais novidades.

    ResponderEliminar
  9. Entendo que necessite de uma pausa. Mas vai custar pois ja fazia parte da minha rotina diaria vir aqui ler e comentar os seus posts.
    Parece que foi ontem mas ja ha cerca de 3 anos que o acompanho diariamente.

    Espero que esta pausa nao seja por "imposicao" de terceiros...

    Até ao seu regresso e quem sabe nos encontremos por Alvalade... ��

    ResponderEliminar
  10. Mestre, aprecia as merecidas férias. Mas volta! Precisamos de alguém com coragem e capacidade para desmascarar a vergonha que se passa no nosso futebol. Este blog é a minha página inicial no telemóvel!

    ResponderEliminar
  11. Mestre,

    Até muito breve. Espero e julgo que esperamos todos que sejam apenas umas férias.
    E bem merecidas.
    Obrigado pela excelência deste serviço ao nosso Sporting.
    Ate já.
    SL

    ResponderEliminar
  12. Má notícia para começar o dia...
    Leitor diário e compulsivo desde o início, apesar de não comentador, desejo que encontre as forças necessárias para ultrapassar esta fase de normal saturação.
    Bom descanso, bem merecido.

    ResponderEliminar
  13. Metre, já estou com saudades. Vou continuar a vir aqui todos os dias na esperança de ver um Post novo. Sou teu seguidor há muitos anos e vou continuar a ser, pois para mim ês o MAIOR! Um grande Abraço e deixo os desejos que voltes depressa.

    ResponderEliminar
  14. O "Artista do dia" e o "mister do Café" fazem parte da minha rotina de leitura diária. São para mim os melhores blogs numa blogosfera cada vez mais minada por infiltrados, avençados e acima de tudo galinácios. É louvável a forma neutral/imparcial como são escritos os seus posts. Um verdadeiro leão (mesmo literal) não é respeitado à força mas porque merece, porque é justo e poderoso - É essa a lei da selva. Os leões são mesmo assim, a justiça acima de tudo. Gosto, admiro, elogio e espero que esta ausência ou mudança que nos espera neste espaço não tenha nada que ver com alguma ameaça terrorista do "Estado lampiónico" a este blog, era o que nos faltava! Muito obrigado pelo seu fabuloso trabalho, em tudo superior a mais de 99% do jornalismo subserviente que o povo português como e engole sem pestanejar. O cérebro humano é de uma complexidade indescritível, o cérebro de 6(?) milhões de portugueses é previsivel, viciado, corruptivel e pequeno, muito pequeno!

    SL

    ResponderEliminar
  15. Boas férias. E obrigado. Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  16. Respeito as suas razões, obviamente.
    Fico com pena e, pior, um pouco à deriva. Nos seus comentários encontrei, na maior parte das vezes, a compreensão para certos fenómenos, marginais ao futebol, mas que a ele estão "colados" e agora... desculpe que lhe diga, Mestre, mas a oportunidade escolhida parece-me... pouco oportuna.

    Na verdade, as coisas já estão aí, a rebentar: que quer o PSD?

    Um abraço e boas férias -que bem as merece. E Volte depressa!!!
    SL

    ResponderEliminar
  17. Ate já artista. Boas férias e volta com força.

    ResponderEliminar
  18. E agora perco o meu daily fix favorito.

    10 vezes mais acertivo e rigoroso que a imprensa.

    Até ao seu, espero que breve, regresso mestre.

    Sl

    ResponderEliminar
  19. O artista faz muita falta. Muito obrigado. Boas férias.

    ResponderEliminar
  20. Caro MdC, espero sinceramente que recupere forças depressa e volte com âimo redobrado. A sua pena e a do Mister do Café são, na minha opinião, fundamentais no desmascarar do Estado Lampianico. O seu trabalho de investigação, a forma como desconstrói as manigâncias operacionais do mesmo têm sido demasiado importantes para todos os Sportinguistas na blogosfera.
    Queria exprimir o meu sentimento de gratidão e admiração pelo seu trabalho, elogiar a forma escorreita e clara como escreve e explana os factos.
    Bem haja e saudações leoninas,
    Miguel Gomes

    ResponderEliminar
  21. Agora é que me lixaste mestre.

    Então o meu pequeno almoço é sempre acompanhado por um post teu!

    Um muito obrigado por tudo o que fizeste pela nação.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Boa pausa, artista. Vou estando atenta. Não deve tardar muito o regresso. Nos entretantos, arranja qualquer coisa para te ocupar as mãos. Funcionou comigo quando deixei de fumar, que também é muito vício de dedos. :)

    ResponderEliminar
  23. Mestre, já me deixou deprimida pela manhã!

    ResponderEliminar
  24. Como leitor assíduo resta me desejar que as "férias" sejam curtas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Que seja mesmo apenas um intervalo, este espaço embora conspurcado pela enorme maioria dos adeptos de outros clubes que visitam o blog, felizmente há uma ou outra excepção, faz imensa falta para debater e elevar o Sporting como enorme potência desportiva e mobilizadora da sociedade portuguesa, sem nunca deixar de desmascarar os roubos e as trafulhas, os ladrões e os "meninos de coro" do futebol português.

    Um até já ao Mestre de Cerimónias, e que a vontade e as forças para prosseguir este "projecto" voltem tão depressa quanto possível.

    Ainda que apenas o conheça daqui, há uma especie de amizade que se cria e que fica em standby. Afinal a família Sporting é mesmo assim, ainda que nunca se tenha visto determinada pessoa, o sportinguismo logo quebra todas as barreiras.

    Abraço, e até já.

    ResponderEliminar
  26. desde 2015 assíduo leitor d'O Artista do Dia. Excelente trabalho feito até agora, humildade, clareza de conteúdos, coerência e inteligência. continue o bom trabalho, que as férias são bem merecidas!

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  27. Boas férias. Tenho pena, porque a par da Tasca é o blog que vejo diariamente quando chego ao escritório.
    Cá te esperamos no regresso do campeonato.
    Saudações Leoninas
    ALPY

    ResponderEliminar
  28. Isto tem alguma coisa a ver com os ataques?? Responde em privado... Afonso Filipe no face

    ResponderEliminar
  29. Boas férias (e que sejam curtas, pois o Artista é um blog de consulta diária para mim, com um nível de informação e de seriedade que são raros).
    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Que seja um descanso profícuo e que regresse bem retemperado. Este espaço faz falta! Gosto muito. E o futuro é sem dúvida alguma: Sporting sempre!

    ResponderEliminar
  31. Espero que não aguentes a ressaca e Voltes depois de umas merecidas férias.
    Como te compreendo.... não tendo um blog... aprendi nos últimos 4 anos o que era poder servir o Sporting participando diariamente em alguns blogs e espaços afectos ao nosso Grande Amor.
    Mas a ilusão vai se esbatendo até que um dia só apetece mandar tudo às malvas.

    Saudações Leoninas e volta rápido ... que o show must go on!

    ResponderEliminar
  32. Olá Artista.
    Acompanho-te há bastantes anos e sempre admirei a a tua escrita, os assuntos, a tua isenção e acima de tudo o teu Sportinguismo.
    Nunca escrevi no blog por 2 fatores.
    Em 1º lugar é mal frequentado, que doi!!!
    em 2º por nunca ter perdido 2min a fazer o registo obrigatório.

    Ora hoje é o dia que finalmente decidi fazer o registo e mais uma vez por 2 motivos muito distintos.
    1º Desejar-te um bom descanso fisico e mental(deve ser extremamente desgastante, mesmo fazendo o que se Adora). Desejar que voltes em força na defesa do Universo Sportinguista.
    2º Para mim o que me moveu neste registo.

    Deixar a pergunta no ar... O que será da pobre vida destes lampiões "estacionados" aqui diariamente? Sem este blog activo, o que farão eles da sua miserável vida a partir das 8h da manha de cada dia???

    ResponderEliminar
  33. Raramente deixo qualquer tipo de comentário e mais ainda quando não o posso fazer anonimamente.
    Mas não queria deixar de dizer que desejo que esta pausa, embora mais que merecida, seja o mais curta possível.
    O tom, distanciamento e profundidade da pesquisa do blog colocam-no num patamar de qualidade que julgo não existir na blogosfera leonina ou desportiva sequer.
    Tornou-se um hábito diário gastar a tecla F5 a ver se existe um novo post d'O Artista e vai ser difícil de o substituir. Especialmente numa altura em que se prevê que o blog iria ser fundamental.
    Muito obrigado por tudo até agora.
    Desejo as melhores felicidades ao Mestre de Cerimonias e um rápido regresso do blog.

    ResponderEliminar
  34. Mestre, tens o MELHOR blog sobre a actualidade desportiva (e não apenas referente ao nosso Sporting)! O mais objectivo, o mais isento, o mais coerente!

    A tua pausa vai custar-nos mais a nós do que a ti, acredita, porque tenho a certeza do que te escrevo!

    AI DE TI QUE NÃO VOLTES!!!

    ResponderEliminar
  35. boas férias mestre
    por mim ficavas no twitter, por ser muito mais calmo e sem lixo tóxico lampino hehehe

    Saudações Leoninas

    ps: cuidado com o "o futuro é Sporting", ainda apareces na cmtv pela boca do ventura, a dizer que és um trabalhador remunerado do bruno de carvalho :)

    ResponderEliminar
  36. Breves considerações neste post de despedida:
    1- Espero, sinceramente, que todos os Benfiquistas presentes neste espaço tenham contribuído para repor a verdade em certos comentários e, de certa forma, tornar o ar deste blogue irrespirável.
    2-É corajoso constatar que a enzima catalisadora deste blogue foi o "A Norte de Alvalade". Hoje em dia, é um vírus a combater.
    3-" é óbvio que é extremamente gratificante ver que há tanta gente que aprecia e se revê no que escrevo" - uma referência aos que não se reveem em nada do que escreve também não ficava mal.
    4-As invenções do FJMarquês deixou-vos loucos de esperança, mas por pouco tempo.
    5-"Sei que por vezes posso não ter razão no que escrevo"- um ponto a seu favor.

    Conclusão: Benfiquistas, este já deu o berro, vamos-nos virar agora para a extinção de outro blogue esverdeado. Conforme eu previ, um a um vão tombar como tordos, nem que seja pela exaustão. Aguardemos instruções eclesiásticas superiores para sabermos qual o próximo. Eheheh, boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer disseste uma verdade ó rabolho ... " os benfiquistas presentes neste espaço tenham contribuído para (..) tornar o ar deste blogue irrespirável."
      Há realmente dias que mal se aguenta o cheiro das merdas que dizes ...

      Eliminar
    2. rodolfo faz-me um bruxedo!

      "Conclusão: Benfiquistas, este já deu o berro, vamos-nos virar agora para a extinção de outro blogue esverdeado. Conforme eu previ, um a um vão tombar como tordos, nem que seja pela exaustão. Aguardemos instruções eclesiásticas superiores para sabermos qual o próximo. Eheheh, boas férias."

      Isto devia dar direito a não passar mais nenhum comentário teu!

      Eliminar
    3. Dá-me a idéias que este Rudolfo Dias (com a lingua) deve ser um FDP que anda a ver se arranja um pai.

      Eliminar
    4. Este palhaço já decretou o fim do blogue.

      Que melhor motivação pode haver para que continue em funcionamento?

      Eliminar
    5. Não sei se o MdC vai regressar ou não. Mas nunca te esqueças, palhaço: Por cada leão que cair, outro se levantará.

      Não vais ganhar nunca.

      Eliminar
    6. nunoalexctx, este comentário miserável vai ser reproduzido sempre que eu vir esta ameba a vomitar baboseiras noutros blogues Leoninos.

      Eliminar
    7. Isso CB apresenta-o pela blogosfera, tal como ele se apresentou agora, sem mascara!

      Eu farei igual!

      Eliminar
    8. Ainda que vivas num mundo paralelo, fica um belo registo da real galinhola: tentar secar, dominar, corromper, destruír.

      Nas instâncias do futebol, conseguiram, fora dele, não passam mesmo de esquizofrenicos com a agravante de deverem muito à inteligência e muito pouco à estupidez.

      Eliminar
  37. Caro Mestre,

    Férias totalmente merecidas.

    Sem dúvida que requer um enorme esforço, dedicação e devoção manter ativo e com regularidade de publicações um blog com artigos de grande qualidade e de fazer corar de vergonha aqueles que se apelidam de jornalistas.

    As denuncias das manipulações dos órgãos de propaganda dos corruptos, de como "fazem as coisas por outro lado" foram muito importantes para informar os sportinguistas e furar o bloqueio da censura dos Farinhas, Manhosos e Delgados.

    Um grande bem haja, um muito obrigado e um esperançado até breve!

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  38. Mestre, espero sinceramente que aproveite esta pausa para recarregar as baterias e volte o mais depressa possível, a ausência da sua voz na blogosfera será notada, e agora com as últimas novidades que temos vindo a saber, todos seremos poucos para ajudar a defender o nosso Grande Amor. Espero por isso que volte, mas independentemente do formato, que volte com a sua argúcia e pertinência de sempre.
    Um grande bem haja e saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  39. 1 até breve porque o Intervalo só tem 15 min, SL

    ResponderEliminar
  40. Vamos lá recuperar forças e voltar com a mesma força para ajudar a desmascar esta podridão que se instalou no futebol e no desporto em geral. Boas férias.

    ResponderEliminar
  41. "Mas posso assegurar-vos que, quando voltar, o foco continuará a ser, como sempre foi, o Sporting "
    Fdx que fdp de lata !!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente no meu resumo, esqueci-me desse pormaior pois dois terços dos posts são sobre o Benfica.
      O foco é, sempre foi e continuará a ser o anti-Benfica.

      Eliminar
    2. Ó burro, desmascarar o NOJO que é o futebol português só beneficia os clubes e ajuda a promover a transparência no futebol português. Burro!

      Eliminar
    3. Ó rena qual dois terços? Quatro terços pelo menos...

      Filha da puta de falta de noção...

      Eliminar
    4. Outra vez conversa de igrej rodolfo?

      Ja não te chega as missas e os padres que escolhes?

      Agora tambem rezas terços?

      Isso é antes ou depois de matares a galinha preta?

      Eliminar
  42. Obrigado a todos por essas palavras, como devem calcular fico imensamente satisfeito por as ler. Obrigado!

    ResponderEliminar
  43. Confesso que não gostei da notícia, mas entendo que um Leão precise de uma pausa. Resta-me desejar um bom descanso, realçar que fico ansioso pela rotina diária de ler o artista e enviar um grande abraço de agradecimento.

    ResponderEliminar
  44. Só posso agradecer os inúmeros posts que aqui li neste blog e que tanto contribuíram para o engrandecimento da blogosfera leonina.

    OBRIGADO!

    (fico á espera do regresso, seja quando ele for)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  45. Mestre, boas férias! E volta em força!

    Precisamos (nós e o Sporting) de ti!

    Abraço

    ResponderEliminar
  46. Será que o Mestre está com receio das quatro sociedades de advogados e da empresa de cibersegurança que o Benfica contratou? está foi à xico/saraiva...

    ResponderEliminar
  47. Mestre, ficamos ansiosamente à tua espera!
    Viva o Sporting!
    Viva o Artista do Dia!

    ResponderEliminar
  48. Mais uma vez Parabéns pelo Blog, boas e merecidas férias!
    SL

    ResponderEliminar
  49. Mestre,
    Obrigado por toda a dedicacao!
    E' notavel o esforco que este (e outros) blogue(s) faz(em) apenas por "carolice", pela vontade de debater, ajudar, fazer crescer o Sporting e o Sportinguismo.
    O ArtistaDoDia e', para mim, tao so' a melhor publicacao desportiva, o verdadeiro espaco de leitura obrigatoria.
    Boa pausa e Obrigado!
    E, se possivel, que volte depressa :))
    Abraco,
    Miguel

    ResponderEliminar
  50. Obrigado, Mestre, e a muita da blogosfera leonina. Andámos a pregar no deserto nestes últimos anos, a ser acusados de ver coisas onde elas não existiam e eis senão que... las hay, como as bruxas (ou bruxos). Muita coisa mudou e muita está para mudar. O Sporting está melhor, muito também por "culpa" do Mestre, de outros Mestres e de todos os que o acompanham.

    ResponderEliminar
  51. Boas férias Mestre, que regresses com ainda mais força que a que já tens.

    SL

    ResponderEliminar
  52. Bom descanso, por vezes ficar off the grid é o melhos, que regresses mais forte. O trabalho feito na blogosfera é super cansativo. até já

    ResponderEliminar
  53. Vou sentir falta dos teus textos! Venho cá diariamente! Por consequência, vou sentir falta do achincalhamento diário aos adeptos corruptos. Mas eles terão o cuidado, somente pela sua existência, de nos continuar a fazer rir e a sentir orgulho de sermos do SPORTING. Até breve Mestre!

    ResponderEliminar
  54. Boas férias e Saudações Leoninas, ficamos à espera que voltes porque gostamos do que lemos neste blog.

    ResponderEliminar
  55. Bom descanso e obrigado pelo serviço prestado. Pesquisa e escrita bem feita, é algo que desgasta a nossa energia e tempo disponível. Até breve! Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  56. Até num texto a dizer que vais fazer um intervalo consegues transmitir tanto Sporting e os valores que nos caracterizam.

    Obrigado por tudo... E até breve!

    ResponderEliminar
  57. Bom descanso, mais que merecido. Recarrega bem as baterias.

    ResponderEliminar
  58. Por cada Leão que parar para descansar, outro se levantará para lutar!

    ResponderEliminar
  59. Boas férias, Mestre.
    Descanse e volte, que faz falta. Muita.
    Abraço

    ResponderEliminar
  60. Fico triste por não ler a tua assertividade a desmascarar o estado lãpionico, no entanto compreendo perfeitamente a tua necessidade de "desligar", pois o trabalho que fazes de investigação e escrita deve ser de facto exaustivo.
    Esperemos que um período de descanso te faça voltar ainda mais forte (se é que é possível), na luta contra a imoralidade e decadência do futebol.
    SL

    ResponderEliminar
  61. Mestre, winter is coming! Julgo que a primeira vez que comentei foi num dos teus fantásticos posts temáticos, numa serie sobre futebol nacional/Westeros. Que saudades desses posts... a série Asterix... humor... A blogosfera anda infestada por uma cartilha de costumes que perverte a genuinidade dos diferentes bloggers.

    Bom descanso, rápido regresso. Valar Morghulis!

    ResponderEliminar
  62. Boas férias Mestre, são os votos de um preguiçoso inveterado que tem a noção da tarefa hercúlea a que te dedicas, sem perda de equilíbrio e sem cedências de qualquer tipo:
    R E S P E C T

    ResponderEliminar
  63. Um dos blogs essenciais da Sportingsgfera. Uma paragem diária para mim mesmo não comentando muito. 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  64. Bom descanso Mestre e que regresses com as energias redobradas!

    SL

    #SPORTINGSEMPRE

    ResponderEliminar
  65. So tenho a agradecer todo o trabalho que o Mestre teve até agora e que me leva a vir visitá-lo todos os dias. Vá uns dias de férias que bem merece mas regresse logo que possível. O seu trabalho é fundamental para desmascarar toda a vigarice lampiónica. Boas férias.

    ResponderEliminar
  66. Ligo o browser da internet de manhã e digito as letras a, r e t, aparece logo a sugestão mais acedida: o artista do dia.

    Aprecio o blogue e o discernimento do seu autor. Um bom descanso, merecido!

    Acima de tudo, um grande obrigado pela dedicação e bom senso.

    SL

    ResponderEliminar
  67. Mais um leitor assíduo, irei como muitos sentir a falta dos seus textos, mas compreendo perfeitamente o seu cansaço.

    Apenas resta-me desejar boas férias, e que sirvam para descansar e regressar tão breve quanto possível com as baterias recarregadas.

    SL e Até breve!


    ResponderEliminar
  68. Tens o twitter. Boas férias, e espero que voltes. Sempre gostei do teu espaço, seja por me pareceres uma pessoa respeitosa-apesar de todas as pressões que foste alvo-, seja por gostar de perceber como pensam os que se encontram do outro lado da barricada. Vício da escrita sem qualquer contrapartida financeira é um vício maravilhoso, na minha opinião. Aprende-se muito quando se escreve, mas nunca nos devemos levar ao limite.
    Até quando voltares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :o
      Estou sem palavras. Um post respeitador e com conteúdo? O que passou se?

      Eliminar
  69. Sendo um blogue dedicado ao universo sportinguista, é também uma referência para o futebol em geral. Sentirei saudades e faço votos de que um dia regressem em força.

    ResponderEliminar
  70. Todos tem direito a férias com um bom e merecido descanso
    Agora, pelo amor de Deus, volte depressa, porque a sua voz lúcida é importante para todos aqueles que amam o SPORTING.
    CA

    ResponderEliminar
  71. Boas férias, Mestre.
    Desliga a ficha, bebe umas caipirinhas, dá uns belos mergulhos e/ou passeios, e quando começares a sentir o vício a impelir-te para escrita, resiste e dorme umas sonecas, pois recarregar uma bateria cansada demora algum tempo.
    Durante o descanso, aconselho-te a não olhares para as taxas de suicídio, pois como se percebe, a lampionagem irá entrar em desespero.
    Volta em grande e não te esqueças, "O Sporting é Feito de Ti. E Tu és Feito de Sporting."

    Saudações Leoninas
    Grande abraço,
    CB

    ResponderEliminar
  72. Faz parte do meu "itenerário" diário de leituras sobre o mundo Sporting e futebol. Algumas vezes comento, muitas partilho os artigos pelo universo Sportinguista, como forma de alertar e agitar, mentes e consciências. Votos de Um Bom intervalo, cá o espero Mestre, até breve e Obrigado pelo Bom contributo dado em prol do Sporting e do futebol.

    ResponderEliminar
  73. Mestre apesar de quase nunca comentar acompanho o blogue há quase quatro anos, tendo visto a sua evolução desde um blogue desconhecido até ao que é hoje seguramente um dos maiores blogues do mundo Sportinguista. O que faz aqui é verdadeiro serviço público, por isso o meu muito obrigado! Vai ser difícil perder o hábito de vir ao Artista do Dia pelo menos uma vez por dia!
    Um abraço e saudações leoninas

    ResponderEliminar
  74. Não tenho comentado tanto como já o fiz mas continuo a passar por aqui todos os dias.

    Até breve e SL.

    ResponderEliminar
  75. Mestre,

    Este é o meu Blog número 1. É o que leio todos os dias. Por vezes não leio os comentários, mas os artigos leio-os sempre.
    Tenho pena que faça esta pausa, mas entendo-a.

    Já estou a aguardar pelo seu regresso e que este seja com mais força e energia.

    Um abraço e bom descanso.

    ResponderEliminar
  76. Volte rápido Artista. O Sporting e os Sportinguistas precisam de si como de pão para a boca.

    SL

    ResponderEliminar
  77. Está nos meus favoritos. O Sporting e a verdade desportiva precisa deste blog como pão para a boca.
    Boas e merecidas férias!
    Até já.

    ResponderEliminar
  78. Boas férias Mestre. Que o regresso seja melhor que nunca!

    ResponderEliminar
  79. Vai custar perder a principal e mais ponderada fonte de informação e reflexão sobre o universo sportinguista. Muito obrigado e esperemos que até breve.

    ResponderEliminar
  80. Diário de um lampião no Artista do Dia
    Dia 12 de julho de 2017

    07h00- Despertar
    - O lampião acorda e pensa: " Ó fdx, mais um dia sem nada para fazer, o que vale é que tenho o Artista do Dia."
    - Vira-se para o lado, vê a mesa de cabeceira vazia e reclama: "Mamã, que passou-se, o pequeno almoço?"

    07h15- Pequeno-almoço
    - Já de pança quase cheia, volta a protestar: "Não quero mais chá verde, sabes que me faz bem, mas não gosto da cor. Ah, e também não quero kiwis, são saborosos, mas esquisitos."

    07h30- Higiene pessoal
    - Ainda com a camisola do pijama, abre a torneira do lavatório, molha as pontas dos dedos e lava os olhos. Senta-se no bidé, urina, e com as pendurezas a pingar, veste as ceroulas e calça as alpercatas.

    07h32- Liga o computador
    - Procura no seu email a cartilha do dia, mas como ainda não a recebeu, grita desesperado: "Mãe, os meus comprimidos?"
    - Engole, a seco, 2 lexotans, e entra no Artista do Dia para ver se há novo post.

    07h40- O desespero
    - Não havendo post, espeta um alfinete na galinha preta de peluche e roga uma praga: "Este mestre é um c"#%&$#$, devia era fechar aquela m#r%@ de blogue."

    07h45- A angústia
    - Nervoso, alterna insistente entre o email, na procura da cartilha, e o Artista do Dia, na esperança de novo post. Prime insistentemente f5, mas angustiado pelo insucesso, dirige-se à janela para apanhar ar. Levanta os estores, apaga finalmente a luz, emborca mais 2 lexotans e respira fundo o ar nauseabundo vindo da favela onde tem a sua casa.

    07h50- A ansiedade
    - Caminha entre o computador e a janela, falando consigo próprio: "Calma, acredita em ti, tudo se resolve. Porra Mestre, publica qualquer coisa, sabes que eu te admiro muito, sempre gostei de ti. Mestre, Mestre, Mestre, por favor, qualquer coisa, prometo que nunca mais digo mal de ti".

    07h55- A agonia
    - Depois de martelar no f5, começa a falar alto em jeito de despedida, ao mesmo tempo que sobe para o parapeito da janela: "Mestre és ganda palh$%#, odeio-te de morte, a ti, ao coreano e ao saraiva de carvalho. Porc"!&% do car*^&%#º, sabes que detesto o bombas, só preciso do teu blogue para viver. Avençado, vendido, fanático."

    07h59- A aflição
    - Prestes a atirar-se da janela do seu rés-do-chão, a mãe agarra-o pelo braço e, como todos os dias, adverte o seu menino: "Ó meu atrasadinho, pronto, volta para o computador que o Mestre vai postar. Olha, a mamã vai levantar o RSI, depois vai à farmácia comprar os comprimidos para o dói-dói e o teu Lindor, está bem?"

    08h00- O post
    - "Ganda Mestre, voltaste a salvar-me a vida, és o maior. Viva o Artista, ganda malha."

    08h01- Leitura do post - Intervalo
    - Enquanto lê o post, o lampião começa a praguejar: "És um ganda por&%#$"!, só vês benfica, fala mas é dos 2000€, e do sobrinho. Conteúdo zero, tudo mentira e infundado, é crime informático. E a doyen, meu jav@%#º, já pagaste? O melhor era fechares esta chafarica, não prestas pra nada."

    08h30- Após a leitura, o comentário
    - "Mas quem é que disse que vai haver intervalo nos emails? Só sabes deturpar, viva o glorioso, somos Treta, perdão, tetra. Ainda dizes que só falas do Sporting, devias ter vergonha, os jogos não se ganham ao intervalo, avençado da treta."

    09h00- A mãe regressa
    - Após a leitura do post, a mãe diz ao lampiolho: "filho, lembras-te daquela casa de férias que temos na Avenida do Brasil, em Lisboa? Vais para lá durante 2, 3 ou 4 semanas, está bem? A mami tem que tratar de uns assuntos e não pode tomar conta de ti, está bem? Agora toma mais estes comprimidos e volta a dormir. A mamã acorda-te às 16h00 para ver se há novo post."

    Saudações Leoninas
    Grande Abraço,
    CB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahahahahahahah
      Diario de um lampomaso!

      Eliminar
    2. "Calma, acredita em ti, tudo se resolve" LOL
      Muito bom.

      Eliminar
    3. Priceless!!

      Parabéns tb, CB, conseguiste criar uma rubrica dentro do programa do Mestre!
      Rubrica que sei já todos procuramos tb!

      Também tu vais ressacar, lol!

      Eliminar
  81. O que passou se?
    Volta rápido, senão os avençados ficam a pão e água. É dp cm pagam as férias?
    SL

    ResponderEliminar
  82. Espero que regresses em breve e com força. Até lá vou penar... sempre que te lia, sentia-me novamente no país, em pleno café com acesas discussões de futebol. Vou sentir mesmo muito a falta deste blog. Um grande abraço e um grande obrigado.

    ResponderEliminar
  83. Impensável ficar sem Mestre de Cerimónias. Boa pausa. Que voltes com uma nova forma, mais benéfica para ti de fazeres o que fazes tão bem. Este espaço é uma referência e tu és uma voz influente na cultura do clube. Puro mérito.

    ResponderEliminar
  84. Bom descanso Mestre, espero que este tempo lhe sirva para reflectir e espero que volte mais isento do que nunca!
    Um bem haja!

    ResponderEliminar
  85. Há um grande numero de lampiões satisfeitos com o intervalo mais que merecido do nosso Mestre de Cerimonias.
    Obrigado por todos os momentos, que foram imensos, que me deliciei a ler os posts, foram uma enorme lição de desportivismo uma qualidade intrínseca num verdadeiro Sportinguista.


    Espero que o intervalo seja breve, volte logo que possível.

    Permita um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  86. Antes de mais bom descanso, é notável o que o Mestre dedica ao Sporting e ao Futebol português. Como muitos vou sentir falta dos posts das 8:00.

    É bonito ver estas caixas de comentários com tantos comentários positivos.

    Nota à parte, reparei mais em cima um comentário de um avençado. Deplorável!

    Se por vezes é preciso uns palhacinhos para animar, espicaçar e entreter a caixa de comentários, a forma como esta gente pensa e age entristece qualquer pessoa com o mínimo de civismo. É o país que temos.

    "vamos-nos virar agora para a extinção de outro blogue esverdeado"

    Como é que esta gente se acha no direito de vir estragar o trabalho de uma pessoa que apesar da sua tendência normal faz um esforço claro para tentar ser imparcial e lançar elementos que andam escondidos do público em geral.

    Continuo a achar que faz falta uma ferramenta nos blogues para os leitores bloquearem certos comentários/users.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estragar, não. Tentar estragar. Seja como for não conseguem.

      Eliminar
  87. Mestre, enquanto leitor diário do teu blog, desejo-te bom descanso. Aproveito para dizer que admiro imenso a tua capacidade de escrita e de análise dos diversos temas que abordas. Que voltes mais forte ainda.
    Bem-haja,
    MCM

    ResponderEliminar
  88. Todos os dias a primeira coisa que faço quando ligo o computador é abrir o Artista do Dia.
    Faço-o porque sei que aqui o assunto é o Sporting "para elogiar tantas vezes quanto conseguir, para criticar construtivamente quando achar necessário, e para defender sempre, com unhas e dentes". Tem sido essa também a minha postura ao longo dos meus 48 anos de sportinguista. Por isso aqui me sinto em casa e por isso aqui venho todos os dias.
    Espero que o intervalo seja retemperador mas, peço desculpa pelo eventual egoísmo, espero também que não seja muito longo.
    Continuarei a cumprir o meu ritual diário sempre na secreta esperança de aqui encontrar um novo post.
    Muito obrigado Mestre por tudo o que tem feito em prol do nosso Sporting e do desporto em Portugal.
    Bem haja e até breve.

    ResponderEliminar
  89. Nao podes Mestre, lamento. Já és demasiado importante para te ausentares.

    ResponderEliminar
  90. Qualquer descanso que seja, depois deste tempo todo como blog de referência no Sportinguismo e Desportivismo, é mais do que merecido. Sendo um pouco egoísta, espero que seja apenas um descanso mesmo, porque os temas abordados são muito mais serviço público informativo ("abre olhos") do que qualquer órgão de comunicação social.
    Como muitos outros leitores/comentadores, o meu ritual diário passa por abrir o blog, não só pelos artigos interessantes, mas também por ser um agregador dos melhores blogs da nação verde-e-branca (e não só), onde rapidamente se pode ver quem escreveu o quê ultimamente.

    Que sejam umas boas férias, e que o descanso traga a vontade de voltar no registo a que já estamos habituados!

    ResponderEliminar
  91. Mestre, lamento mas a sua missão transcende o homem e portanto tem de reconsiderar! Este blog é referência obrigatória dos spotinguistas, até os benfiquistas de bem, que sabem ler e que gostam de ler português, de vez em quando passam por cá para dar umas alfinetadas! Face à podridão que se vê na Comunicação Social, os seus filtros de isenção e verdade, são demasiado importantes para quem gosta do Desporto em geral e do Sporting em particular! Boas férias, espero que regresse em breve com a força revigorada!

    ResponderEliminar
  92. Fico triste, mas compreendo Mestre. Espero que sejam só umas pequenas férias, compreendo que seja bastante desgastante mas peço-lhe que continue porque este espaço é de interesse público e o seu trabalho é extremamente importante. Obrigado por tudo.

    Bom descanso, caro Mestre.

    ResponderEliminar
  93. Obrigado por tudo, foi sempre um enorme prazer ler os seus posts. Espero que regresse em breve.

    ResponderEliminar
  94. Já és uma saudade Artista! volta em breve para bem do Sporting e do futebol português!

    ResponderEliminar
  95. Claro que não me conformarei. Rentabiliza o blog. Mexe-te.
    Não nos podes abandonar.

    ResponderEliminar
  96. Tenho pena que queiras fazer uma pausa, pois a vinda ao Artista já faz parte da minha rotina matinal.

    Que voltes ainda com mais vontade.

    SL

    DGBR

    ResponderEliminar
  97. Bom descanso e que não demore muito tempo.
    Obrigado pelo bom trabalho!

    ResponderEliminar
  98. Grande MdC.
    Bom descanso e que voltes com forças retemperadas.
    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  99. Grande MdC.
    Bom descanso e que regresses com forças retemperadas
    Um abraço. SL

    ResponderEliminar
  100. Mas não havia um Pantone escritor? qu'é d'ele?

    ResponderEliminar
  101. Mestre não sei se chegará a ler este meu comentário mas se o fizer acredite que tenho muita pena que faça uma pausa no blog porque nesta altura todas as vozes que se possam unir para combater a vergonha que grassa no nosso desporto serão sempre escassas porque o polvo é enorme e está como uma força que será muito difícil destrui-lo porque a justiça e todos os órgãos ligados ao desporto estão a ser manipulados pelo polvo e as pessoas de bem não reagem perante toda esta corrupção e tráfego de influências que inundam o país. Por favor volte depressa e com mais força. Saudações leoninas e o SPORTING é o nosso grande AMOR!!!

    ResponderEliminar
  102. Caro Mestre, penso que sigo o artista desde quase o princípio.
    Sei quando caí aqui, pensei," Foda-se, muito bom.
    Afinal há jornalismo isento e de qualidade!
    Espera lá isto é um blogue dum scpguista, afinal "
    Acho que só ao fim de uns post percebi qua havia uma afiliação e isto era trabalho "dum curioso".
    Isto diz muito.

    De resto, tudo dito.

    Obrigado.

    Até já.

    PS : temo pela sanidade mental dos piolhosos cucucurruptos que por aqui esvoaçam e cagam tudo. Que vai ser deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é só sentirem-se "órfaõs", é a quebra de rendimentos.
      Não acredito que no galinheiro paguem os subsídios de desemprego.

      Eliminar
  103. O SEPNA vai atrás do Mestre, por maus tratos animais.

    O que vai ser das rolas cucucurruptas que vão ficar sem pouso?


    Obrigado gayvotas vocês também contribuíram para este espaço ser grande e chamar a atenção do EL, a ponto de ser referido e seguido!

    ResponderEliminar
  104. Que fique escrito que este é de longe o blog melhor escrito leonino. Altíssimo nível.

    Os assuntos são explicados, fundamentados e contextualisados inclusive considerando a perspectiva dos nossos adversários. Vais ao cerne das questões e permites que a clareza sobressaia de tal modo que pouco mais fica por dizer.

    Por isso é que os únicos rivais que aqui comentam são lampiões de manifesta estupidez ou desonestidade.

    ResponderEliminar
  105. Meu caro, desejo que obtenhas o descanso que procuras. Sei bem o exigente que é este "mundo" da blogoesfera.

    Da minha parte, sabes que aprecio o teu blogue e espero que regresses pois a tua elevação faz falta ao mundo "Sporting".

    Abraço deste benfiquista.

    ResponderEliminar
  106. Vai e volta! Pois acho que já há muitos que na sua leitura diária pelos Desportivos, já incluem o Artista na pesquisa obrigatória! Bom descanso.

    Saudações

    ResponderEliminar
  107. 'Mandarem-me' um emílio a contar que o psicopata da Jubléu já não te deixa jogar a 'avençado' no clube dele ?!

    ResponderEliminar