sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A peça da TVI sobre os salários do Sporting

Um dia depois de terem sido divulgados na internet vários contratos de trabalho de jogadores do Benfica, a TVI "teve acesso" aos salários que o Sporting pagou aos seus atletas na época 2016/17 e noticiou-a no Jornal das 8. A coincidência é extraordinária, porque veio mesmo a tempo de diluir a atenção da informação que tem sido libertada sobre o Benfica e, ao contrário dos salários pagos pelo Benfica, falamos de dados que não são nem nunca foram do domínio público... até agora.

Obviamente, não é preciso um grande esforço mental para perceber de onde terá chegado a informação, não fosse a TVI uma estação completamente comprometida com os interesses do Benfica.

Mas como se não bastasse esta permeabilidade editorial aos interesses de um determinado clube ao nível dos conteúdos que colocam no seu principal espaço de informação, é ainda mais esclarecedor (e deprimente) ver que a TVI não fez qualquer tipo de escrutínio e avaliação da qualidade da informação que lhes foi parar às mãos. Engoliu sem mastigar. Ou melhor, até mastigou, mas só depois de regurgitar algo que já estava em processamento no estômago. Já me vou explicar melhor.

Em primeiro lugar, eis como Pedro Pinto - que, curiosamente, já protagonizou várias gaffes que não caíram bem junto dos adeptos portistas - apresentou a peça:


"A TVI teve acesso". Passemos agora ao sumo da "notícia":


Dividindo o conteúdo da peça por partes, ficamos com:

1. Alan Ruiz, "a contas com um processo disciplinar" é o mais bem pago
2. É seguido por Dost, Coates, Patrício
3. "Destaque ainda para Joel Campbell"
4. E Castaignos, que fez apenas 13 jogos, recebia 110.000€
5. Para acabar fizeram ainda referência a Gelson, um dos jogadores que recebe menos (já não está neste vídeo)

Não é preciso ser-se uma pessoa muito atenta à vida do Sporting para perceber que esta tabela só pode estar errada. Alan Ruiz está muito longe de ser o jogador com o maior salário do clube (suponho que ganhe à volta de metade do que a TVI "noticiou"). Também acho estranho não aparecerem ali alguns jogadores que eram dos mais bem pagos em 2016/17, como Adrien Silva ou Bryan Ruiz.

Nuno Saraiva, pouco depois, desmentiria a veracidade desta tabela na sua página de Facebook:


Não é complicado perceber o objetivo da TVI ao aceitar realizar esta peça nestes moldes e no momento em que o fez. A preocupação que revelaram em relembrar que o jogador com maior salário (o que é mentira) está a contas com um processo disciplinar, e de mencionarem o salário de Castaignos (por ter sido um flop) quando deixaram de fora outros jogadores bastante mais relevantes (em termos de peso na equipa e na massa salarial), demonstra que a ideia passava por procurar desestabilizar o Sporting, ao mesmo tempo em que desviam as atenções dos salários dos jogadores do Benfica - onde, aí sim, há matéria relevante para investigar (Jonas).

Mas a história não acaba aqui.

Um pouco mais tarde, a TVI24, no programa MaisTabaco, voltou à carga com esta "notícia". Aqui fica a parte principal dessa peça. Tentem ver se encontram alguma diferença em relação à que foi mostrada no Jornal das 8...


Miraculosamente, Campbell desaparece da tabela e da peça por completo (percebe-se: não tendo qualquer vínculo com o Sporting, deve ter perdido o interesse para a TVI), aparecendo agora o salário de William Carvalho (que de certeza não era o 5º mais elevado do plantel de 2016/17). Mas, curiosamente, a parte de Castaignos ainda se mantém.

Se existissem dúvidas da motivação de quem fez este magnífico trabalho jornalístico, aqui ficam completamente dissipadas.

Esta é a TVI de Guerra, Braz, Aguilar, Diamantino e Moniz. Não me vou pronunciar sobre o resto, mas quando o assunto é futebol, há mais preocupação em desinformar do que informar, se isso for conveniente a um determinado clube.