quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O almoço

No dia 10 de outubro de 2016, ainda antes de as cartilhas serem do conhecimento público, foi divulgada nas redes sociais uma fotografia tirada na Catedral da Cerveja, onde se podia ver vários comentadores (teoricamente independentes) do Benfica - e um teoricamente isento - a almoçar com elementos da estrutura da SAD.


Na imagem podia ver-se Pedro Guerra, José Nuno Martins, João Gobern (de frente), Luís Bernardo (de lado) e José Calado (de costas). Com alguma naturalidade, as atenções acabaram por se centrar na presença de João Gobern, o único que sempre afirmara a sua independência em relação ao Benfica.

O comentador do Trio de Ataque, que iniciou o percurso de comentador da bola como um suposto opinador isento em duelos com Bruno Prata num programa chamado Zona Mista - até ao dia em que foi apanhado em direto a festejar discretamente um golo da sua equipa do coração -, não tardou em esclarecer o motivo por que estava presente neste almoço:


Portanto, foi por desafio de Luís Bernardo, para colaborar num trabalho televisivo que se prende com a internacionalização do Benfica e da marca Benfica.

Há que dizer que, catorze meses depois, ainda não me apercebi de nenhum trabalho televisivo que tenha surgido como resultado das conversas tidas neste repasto. É verdade que tal programa me pode ter escapado, pois não sou espectador habitual da BTV, mas não me constou que alguma vez tenha chegado a ver a luz do dia. Mas, na realidade, é escusado andar a vasculhar a programação do canal à procura desse programa, pois o arquivo de emails de Luís Bernardo se encarregou de esclarecer em definitivo o objetivo do almoço:


Segundo Carlos Janela, o mestre cartilheiro, foi uma reunião informal entre comentadores benfiquistas, que começou na SAD e continuou à mesa da Catedral da Cerveja. Mais uma mentira (óbvia) a cair em definitivo.