quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A resposta dos jornalistas ao email das avenças

Foram várias as reações que surgiram, durante o dia de hoje, ao email divulgado ontem com uma proposta, elaborada por Carlos Janela e enviada a Vieira, de pagamentos a jornalistas de diversos órgãos de comunicação social para obtenção e divulgação de informações que fossem convenientes para os fins do mestre cartilheiro (LINK).

RTP/Antena 1, TSF e Record já emitiram notas a condenar os danos ao bom nome dos seus jornalistas, tendo, em alguns casos, sido feito promessas de ações judiciais contra quem promoveu tais calúnias.


Outra reação foi a de Carlos Janela: o responsável pelas cartilhas do Benfica - e comentador isento às quartas-feiras - assegurou que o email divulgado é falso.

(via @furaredes)

Tenho alguns comentários a fazer sobre os desmentidos:

1. Acho natural que os órgãos de comunicação social se coloquem publicamente ao lado dos seus funcionários. Merecem o benefício da dúvida do seu empregador, até porque o email, partindo do princípio de que é verdadeiro, não prova que alguma vez tenham recebido ou aceitado receber avenças do clube. No entanto, isto não os dispensa de estarem atentos a este tipo de situações, pois deviam saber que a sua própria reputação sai prejudicada à medida que se vão descobrindo relacionamentos demasiado próximos entre jornalistas da casa e clubes. Infelizmente, têm existido inúmeros casos desses, alguns dos quais envolvem pessoas com muita responsabilidade nesses órgãos de comunicação social.

2. Depois de tudo o que tem sido descoberto e confirmado, creio que já chegámos a um ponto em que todos podemos assumir que os emails são verdadeiros.

3. Depois de tudo o que tem sido descoberto e confirmado, creio que só uma pessoa muito inocente poderá acreditar naquilo que Carlos Janela tenha a dizer sobre o tema. Não existe pessoa mais comprometida com o pântano que se gerou no futebol português a nível comunicacional.

4. Não nos podemos esquecer que, de entre os emails divulgados, há dezenas que contêm cartilhas distribuídas por Carlos Janela a elementos da comunicação benfiquista. A existência das cartilhas já foi confirmada por várias pessoas que as receberam. Para além disso, sabe-se que existem jornalistas a receberem notas soltas de Janela. Algumas das iniciais de jornalistas constantes do tal email de Janela para Vieira batem certo com alguns dos nomes dos jornalistas que recebem essas notas soltas.

5. Aquele email existiu - os metadados do ficheiro em anexo comprovam-no - e colocou em causa a credibilidade e reputação de vários jornalistas. Os jornalistas e respetivos empregadores podem e devem defender-se, mas não podem argumentar com a questão da veracidade do email nem com o desmentido de Carlos Janela. Ir por aí é estarem apenas a querer enganar tolos e a fugir ao cerne da questão.

6. E qual é o cerne da questão? É haver um colaborador de um clube de futebol que propôs, ao seu responsável máximo, que se corrompessem jornalistas - sim, é disto que estamos a falar, corromper jornalistas, para que quebrem as mais elementares regras do seu código deontológico - com pagamentos regulares em cash. Todo o argumentário que ignore este facto serve apenas para mandar areia para os olhos das pessoas. Não querer ver isto, não querer denunciar isto, no ponto a que as coisas chegaram, é o equivalente a pactuar com os métodos desta gente.

7. No caso do Record, há uma complicação adicional: o jornal faz parte de um grupo (Cofina) que paga a Carlos Janela para fazer comentários sobre futebol na qualidade de opinador independente na CMTV. Se a Cofina mantiver Carlos Janela como comentador por mais um dia que seja, está a matar a defesa da credibilidade dos seus colaboradores, pois está a alinhar voluntariamente com a estratégia de um dos cérebros da comunicação do Benfica - estratégia, essa, em que se idealizava o pagamento a jornalistas seus para espalhar a sua mensagem. Como tal, os responsáveis do Record têm a obrigação de fazer toda a pressão possível junto da casa-mãe para que esta impeça Carlos Janela de continuar a ter tempo de antena no seu canal de televisão.

8. Apesar de tudo o que escrevi no ponto anterior, todos sabemos perfeitamente que Carlos Janela continuará a falar semanalmente na CMTV como comentador independente, como se nada tivesse acontecido. Se a própria Cofina não vê problemas nisto, para que é que se incomodam na defesa da vossa reputação?