sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Martelado na nota

Um dos emails mais célebres divulgados até hoje é aquele em que Vieira mandou "dar cabo da nota" do árbitro Rui Costa, na sequência do jogo Porto - Benfica em 2014. A consequência dessa ordem foi a descida da nota de 3,5 para 2,0, o que, segundo o que se escreveu nos jornais, corresponde à maior descida de sempre. 

Nos emails de Paulo Gonçalves de 2010 não se joga ao "dar cabo da nota ao árbitro", mas há um desporto parecido e igualmente popular para as bandas da Luz: o "martelar a nota ao árbitro". 

O visado em questão foi o árbitro João Capela, que apitou, em finais de setembro de 2010, o jogo Marítimo - Benfica, que terminou com a vitória dos encarnados por 1-0. A arbitragem de João Capela não terá agradado ao Benfica, e, uma semana mais tarde, Paulo Gonçalves faz o seguinte comentário a João Gabriel:


Mais um que foi martelado na nota. Se reparerem, existe um ficheiro em anexo: trata-se do relatório do observador de árbitros sobre o trabalho de João Capela na Madeira. É um documento de 6 páginas, enviado pela Liga aos clubes que participaram no jogo.


Sendo um documento que não pode ser divulgado publicamente, mandaria o bom senso que não fosse partilhado com terceiros. No entanto, poucas horas depois, o que fez Paulo Gonçalves ao documento?


Enviou-o para José Manuel Delgado. De que serve martelar uma nota a um árbitro se o mundo não souber que tal martelanço existiu? Há mensagens que não podem deixar de ser passadas de forma bem clara...

38 comentários :

  1. Ah ah ah, bendita a hora que os emails "saltaram" cá para fora.
    The carnide is on fire... we need no water, let the motherfucker burn!!!

    ResponderEliminar
  2. Há uma questão que se impõe: existe um processo normal e transparente a que todos os clubes podem aceder para discutir a nota dos árbitros?

    Na minha opinião eu acho que não deve haver porque pese embora ser aberto a todos, retira independência à comissão de arbitragem. Alguns clubes com mais meios pode faster mais pressão que outros e é uma influência externa. Ponto.

    Mas, se o mecanismo não existe e apenas acontece devido a estas manobras sub-reptícias, com a partilha para os pasquins precisamente como factor de manipulação, então meus amigos estamos perante tráfico de influências mais uma vez.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nunca há igualdade...a não ser não haver processo nenhum.

      Tu não sabes o que é tráfico de influências... Para ti tudo é tráfico de influências. Menos o bdc ligar da África do Sul e eleger o presidente da liga. Isso é o que?

      Eliminar
    2. Nuninha só dizes disparates...

      A escolha do presidente da liga pertence aos clubes na e da liga... Nada mais "natural" e legítimo do que expressar escolhas, debater e tentar influenciar outros para essas escolhas -> chama-se democracia. (vê-de G15, testas de ferro a tentar influenciar de maneira legítima... É DEVERAS UM ESPANTO!... pena que a grande maioria do q propõem além de absurdo seja ALTAMENTE INCONSTITUICIONAL, se não meramente ilegal... a regulamentação do futebol, e o que os homens do futebol pensam de regras, ainda está no tempo do Salazar, onde havia censura e meirins... err PIDE & muchachos queridos do regine... )

      A escolha de árbitros e as suas notas NÃO PERTENCE AO CARNIDE... Não poderia haver nada mais aberrante e ilegítimo q isto para a verdade desportiva (bem ilegal até, passados certos limites de influência para além de expressar uma mera opinião e ou protesto (direito à indignação)... e o Carnide passou todos os limites, opinião e decência incluindos, por kilometros... ).

      Eliminar
    3. Avençado: existe mecanismo ou não?

      Se não, então este comportamento não pode ser legal.
      Se sim, pessoalmente acho que não devia haver por comprometer a independência dos árbitros.

      Eliminar
  3. Este post merece mesmo um globo para o melhor actor, tal como recebeu recentemente o filme Um Desastre de Artista. Tudo a condizer.
    Porquê a indignação? Quando um clube se sente prejudicado recorre, pelas vias legais, e tenta impugnar a nota de um árbitro. Ou foi o calão "martelado", dito entre amigos, que vos indignou?
    Também ficaram indignados com a história do agricultor e do trolha que vai ficar sem os três....pontos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que dizer de terem remetido um documento confidencial para um jornal desportivo? Algum comentário?

      Eliminar
    2. Se é um documento confidencial e se o ofereceram ao Benfica, então todos também o devem conhecer, pelo que nada melhor que um jornal para o tornar público. Igualdade foi o que o Benfica promoveu.

      Eliminar
    3. Não se atrapalhe caro Rudolfo. Um documento é confidencial exactamente para não ser tornado público; deve fica na esfera determinada para confidencialidade. Ultrapassar essa esfera é, dito com todas as letras, JOGAR SUJO. Porque o acesso dos clubes é para eles próprios poderem contestar. Não para exercer outras pressões através de terceiros (neste caso, a Com. Social e, logo, a opinião pública - que pode afectar os árbitros). Será preciso um desenho?

      Eliminar
    4. Recorrer para quê, quando se tem 'meninos queridos' lá dentro, com poderes de decisão!??... É tudo mais rápido, evita-se despesas e imbróglios burocráticos... e fica tudo no segredo dos deuses! (se não fôr exposto publicamente eh! )

      Espero que aprecies bem as diferenças entre 'tráfico de influências' e ou 'corrupções' & opiniões protestos e ou recursos (direito à indignação que é constitucional... já castigar alguém por delito de opinião É ALTAMENTE INCONSTITUICIONAL, coisa que tu aprovas se se tratar de alguém do Sporting ou das Frutas, oh grande democrata!) Oh! Rena...

      Sei que andas aqui a aprender... mas chegaste a distribuir as prendas todas!??.. Não deves faltar ao trabalho!... e pergunto porque os teus posts fazen realmente lembrar estórias do Pai Natal...

      Eliminar
  4. Quanto à maior descida da nota de um árbitro, temos também o exemplo de Pedro Henriques no BenficaXSporting de 2007 onde viu a nota descer de 3,6 para 2,1 após uma reclamação do Sporting.
    Será que se tivéssemos acesso aos emails ou aos faxes do Sporting nessa altura também estaria registada uma conversa em como conseguiram "martelar" a nota do árbitro?
    http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica-sporting-pior-nota-da-epoca-para-pedro-henriques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acende o nariz e começa a procurar e-mails. Quando encontrares apita.

      Eliminar
    2. Có-có-ró-cócó/Có-có-ró-cócó/Có-có-ró-cócó...

      Eliminar
    3. Rudolfo, tu trabalhas ou vives só da avença que paga o Orelhas? É que com a descida a segundona que se avizinha, és capaz de ir ter que encontrar uma ocupação que produza algo realmente positivo.

      Eliminar
  5. off/On topic, curiosa a forma como PG termina a 1ª msg "Agora, já sabes: Toca a andar Eh, eh, eh, eh", onde é que ja vi este eh,eh,eh? queres ver que ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foda-se, se for é a prova de que aquilo afinal é mesmo governado por atrasados mentais.

      Continuo a dizer que me sinto insultado se tiver vindo a ser gamado por palermas. Gamado por gamado ao menos que fosse por gente comprovadamente com cérebro ...

      Eliminar
    2. E se eu vos disser que o Paulo Gonçalves na sua juventude era conhecido por "Já Fiz" (JF) Eheheheh

      Eliminar
  6. Esta teia é impressionante. Para mim este Paulo Gonçalves é quem controla esta rede no que concerne à arbitragem.
    Com a experiência que ele teve no FCPorto e no Boavista...

    Este polvo tem tentáculos sem fim. Será que o Benfica vai ter o mesmo destino da Juventus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se cumprirem com a legislação em vigor, vai sem dúvida ter o mesmo destino da Juve em Itália.

      O tráfico de influências é notório;
      A corrupção e coação também existem... Os crimes mais graves estão patentes.

      Vamos esperar que a investigação traga mais novidades (porque, há mais)...

      Portanto, não vejo outro desfecho para o carnide. Para este bando de criminosos, ou em Caxias ou na serra da Carregueira, estará uma cela à espera deles. Ao menos o Zé do benfica não fica tão sozinho.

      Eliminar
    2. Sim mas quando? Eu só vejo o tempo a passar e continua tudo na mesma, por mais notícias que saiam... é vergonhoso! Ainda por cima agora só têm um campeonato para jogar e algo me diz que ainda vão tendo ajudas pelo caminho...
      Ninguém se manifesta... Tudo a assobiar para o lado... para que caia no esquecimento como apito dourado....

      Eliminar
    3. Ana Aguiar, o mais difícil já foi feito, agora é deixar a investigação decorrer. Não será nada fácil avaliar tanta, mas tanta informação...

      Eliminar
    4. Digam-me um, um só email que prove, re pito PROVE, que houve corrupção ou tráfico de influências. Não me refiro a possíveis e hipotéticos indícios, PROVAS.
      Algo de concreto como depositar 2000€ na conta de um árbitro e depois inventar que era para ver se "pegava". Qual denúncia caluniosa agravada, corrupção activa agravada era aquilo pelo qual seria condenado em Itália.

      Eliminar
    5. Se fôr tudo como na maior comédia policial de sempre "A culpa é toda do motorista"... Não esperem grande coisa...

      Por isso eu já tenho dito várias vezes, o Sporting tem algo que se calhar nenhum clube na Europa e se calhar no mundo tem... O melhor e mais sensato mesmo seria investir forte no Sporting de Paris e no Sporting de Londres, até porque se futebol é negócio, é lá que está o dinheiro...

      .. em Portugal a sociedade civil pensa que é só no futebol... não agitar a lama, não exaltar as massas acéfalas de adeptos, fazer de conta q 'no pasa nada' ... e um dia acordam e estamos todos pior que na Venezuela. Portugal foi realmente com os porcos!.. o orelhas é o novo ditador mas há paz no futebol, pois toda a CS está abolida fora da q funciona no Ministério da Imformaçäo no edifício da cofina, e todos os clubes são filiais do *estado*...

      Então de Paris e Londres (todos os Sportinguistas então iam sonhar estar lá) todos fazem anedotas do que se passa em Portugal... até a camorra em Itália ia fazer anedotas (sarcásticas de inveja e a lamber as feridas) do que se passa em Portugal!..

      Eliminar
  7. Inacreditável!

    O SLB é um clube, uma Assossiação Desportiva Criminosa (ADC/Mafia Desportiva)?

    Onde anda o Secretádio de Estado do Desporto e o Ministério Público?
    Estarão todos à espera que estes emails sejam esquecidos?

    SLB/ADC:
    1. Bispo (Luis Filipe Vieira)
    2. Padres (árbitros)
    4. FPF (Roubadas mensagens privadas do seu presidente)
    5. G15 (Clubes vassálos)
    6. Marioneta (António Salvador: Negócios, interesses comuns)
    7. Cartilha (CS: Jornalistas e comentadores)
    8. Droga apreendida no estádio da Luz (Porta 18)
    9. Claques ilegais
    10. Assassinos (2° adepto morto por adeptos do SLB)

    Vergonhoso! Inaceitável!
    Como podem continuar impunes? O MP está a dormir ou é também um dos tentáculos deste polvo maldito? Quando se demite o Secretário Estado do Desporto?

    Em Portugal temos 365 dias de carnaval, não se vive a sério, mas a folía vai acabar um dia...

    ResponderEliminar
  8. MDC uma questão... o "dar cabo da nota" foi feito pelos procedimentos regulamentares? Se sim, qual é a polémica?

    PS. essa da maior descida de sempre já foi desmentida... com factos. o MDC está no negócio das fake news? https://www.publico.pt/2007/11/15/jornal/pedro-proenca-e-pedro-henriques-penalizados-237575

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho mudares o comentário um bocado mais quando mudas de rudolfo dias para Nuno Martins... Ou então são apenas bots a debitar a cartilha.

      Eliminar
    2. Compreendo a tua indignação! De há uns tempos para cá não há nada que essa merda desse teu clube não faça, ou tenha feito, que não venha logo uma data de gente apontar o dedo. É demais!! Foda-se! se alguma dessa merda pode ser que passe por legal qual é o problema, não é?
      Legal ou não: merda é merda! e vivias nela contente!!

      Só que antes vocês tinham um caminhito, uma passadeira, que dava para não remexer muito mas agora, que vos espalharam todos lá para dentro, é um pivete de que se dá conta à légua, pá! já te está a desagradar, suponho.

      'Legal' ou não, atolados em merda. E a limpeza não vai ser fácil.
      Os lá de cima não se livraram do cheiro...

      Eliminar
    3. Espera lá, não queres lá ver que de 3.5 para 2.0 é menos do que 3.6 para 2.1? E não queres ver que 2.0 é mais do que 2.1?

      Nem fazer contas sabe.... não fosse lampião.

      Eliminar
    4. E isto é mesmo um procedimento regulamenta? Criticar e baixar a nota dos árbitros? Como é que é possível baixar a nota se a nota, presumo, deve ser confidencial?


      Eliminar
    5. José se não fosse tão demonstrativo da sua ignorância até seria e engraçado.

      Conana o problema é esse... É que não arranjas nada que seja ilegal. Continuámos a aguardar pelo melhor...

      TM tendo em conta que já anteriormente existiu uma descida igual em valor absoluto quanto muito poderia ser classificada de igual à maior... Não a maior. Qual é a duvida?

      Portugueza como as vezes tantas ser mais séria que os restantes... Vou te dar uma resposta... O email não é o procedimento... Mostra o lfv a dar ordens para que seja utilizado o procedimento. Essa última questão é a sério? Porque se é a sério sabes que a podes aplicar a todas as reclamações de nota? Ou seja, presume que todas as reclamações partem de um conhecimento de uma nota, que devia ser confidencial. Percebes isso. Certo?

      Eliminar
    6. Acho que estás a confundir o que é simples. As perguntas que ainda ninguém respondeu são:
      1) é normal os clubes terem conhecimento das notas?
      2) é normal os clubes reclamarem das notas?

      Eliminar
  9. «segundo o que se escreveu nos jornais, corresponde à maior descida de sempre»

    Segundo li nos jornais a maior descida de sempre foi a nota do árbitro Soares Dias num jogo do FCP, em que desceu de 3.9 para 2,1.
    Também li nos jornais que quase todos os clube tentaram "dar cabo das notas" de árbitros (incluindo o Sporting que até arbitragens de jogos de juniores contestou...), e que aquele que mais pedidos fez para "dar cabo das notas" foi o FCP.

    Pelos vistos anda a ler ou interpretar mal a notícias dos jornais. Ou a dar demasiado importância aqueles jornais que se acostumaram tanto com a mentira que até já citam blogues do sporting como informação credível e isenta. E nem é preciso dizer o nome do pasquim nem do grupo em que se integra.

    ResponderEliminar
  10. Os tentáculos do polvo chegam a muitos sítios. Há muita gente comprometida, onde se incluem pessoas com poder de decisão.

    O facto de todos os dias sairem emails novos, começa a deixar de fazer impacto na opinião pública.

    É necessário que se tomem decisões sem medo, doa a quem doer...

    ResponderEliminar
  11. uma pergunta Mestre, o benfica quando for para a distrital tem o direito a jogar na taça de Portugal?

    ResponderEliminar
  12. Há dias dizia um político que há o antes e o depois da actual Procuradora-Geral da República. Vamos lá ver, Huguinho, se a coisa vale, também, no Desporto!

    ResponderEliminar
  13. Não costumo entrar neste debates mas..........................desta vez...........................................LAMPIÕES FILHOS DA PUTA!!!!!!!! Não sabem só jogar à bola???????? FFFFoooodddaaaa--sssssseeeeeeee, vão mas á pró Car*********************!!!!!!!!!

    ResponderEliminar