quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Um grande problema

Email enviado a vários diretores do Benfica em 2010, nos quais se incluem Paulo Gonçalves e Rui Pereira (responsável do clube pela segurança).

(o email era muito longo e retirei, na zona do tracejado, uma parte pouco relevante para o caso)



O autor deste texto é Nuno Gago, que, atualmente, tem o cargo de Sports Event Manager no Benfica e funciona como uma espécie de oficial de ligação às claq-- perdão, aos grupos organizados de adeptos. Sobre a forma como Nuno Gago chegou à posição que ocupa no Benfica, podem ler este esclarecedor post do Mister do Café: LINK.

Não falamos de um adepto normal, falamos de alguém com responsabilidades no controlo e acompanhamento das claques benfiquistas, que têm o histórico que se conhece. O Benfica tem, portanto, um Sports Event Manager que acha que é um “grande problema” que um árbitro tenha direito a proteção policial quando abandona o estádio ou pavilhão, que acha que a polícia só lá está para pôr na ordem os adeptos rivais, e que quer que os adversários/árbitros sintam um ambiente hostil. Para acalmar os ânimos em situações delicadas, nada melhor do que ter alguém que pensa que a intimidação é uma ferramenta imprescindível. Não admira que não haja ninguém naquele clube que consiga (ou queira) ter mão nas suas claques...

18 comentários :

  1. Pois... e ainda há quem ache que os arbitros não são tb vitimas do carnide.

    ResponderEliminar
  2. Por que raio não faz o sporting clube de Portugal uma queixa formal ao Ministério Público acusando o Benfica de corrupção, apontando todos os foram corrompidos (as provas estão nos "mails", certo?) e exigindo severa punição para Benfica? Vocês têm as provas todas e tudo aquilo é, no vosso entender, verdadeiro! Avancem com isso! Como são mais do que três milhões de adeptos, promovam uma petição pública a exigir a descida de divisão do Benfica, com base no que vem nos "emails"! Está na hora de matar a cobra e mostrar o pau! Já repararam que, com o Benfica na segunda, terceira ou quarta divisão, têm uma oportunidade de ouro para se passearem pelo "campeonato português" (aspas de propósito)? Osso até já tem acontecido, pelo menos nos sorteios da Taça de Portugal. Avancem de uma vez e sejam eficazes, porque se não conseguirem aniquilar o Benfica, com tudo o que os "emails" têm como meios de prova...
    P.S. Sou um Benfiquista com eles no sítio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter o que quiseres no sítio, mas claramente com o que escreveste (que tentas fazer passar a cartilheira ideia que os e-mails não têm nada de mal), tens uns parafusos a menos a agarrar o cérebro ao sítio vazio que tens na cabeça...

      Eliminar
    2. Migas... o ministério público já está a investigar. PJ... Hello?

      Eliminar
    3. Saraiva, eu vou explicar-te porque o Sporting não faz queixa à PGR. Por já foi feita por alguém, já não é preciso.

      Eliminar
    4. Se os tens no sítio responde só a estas pequenas dúvidas que eu tenho: Para ti está tudo dependente de haver castigo? Pelo teu mail parece que sim. É como se no caso dos mails não serem admitidos como prova, nada aconteceu. Também defendias isso no Apito Dourado? É que toda a gente sabe o que o Porto andava a fazer mas como as escutas não foram admitidas como prova, foram ilibados. Ou seja, pela tua teoria, se não houve castigo, não aconteceu.
      Vendo o que consta nos mails, consideras tudo normal?
      Ou ainda estás na fase de fingir que os mails são mentira?
      É que essa teoria do "ivestigue-se e castigue-se se for verdade" quando se sabe perfeitamente que há factos (escutas, mails, etc) que podem não ser considerados como prova é só tentar areia para os olhos...

      Eliminar
    5. Ponto 1: Tu não sabes se o Sporting ou qualquer outra entidade já fizeram queixa ou não.
      Ponto 2: É dever do MP, tendo conhecimento dos factos, desencadear um processo de inquérito se existirem indícios da prática de ilícitos criminais. Sabes se foi ou não aberto?
      Ponto 3: Se não fossem verdadeiros, porque razão estaria o carnide a remeter cartas a entidades patronais de pessoas que fizeram o download a ordenar o desencadeamento de procedimentos disciplinares (que já por si configura uma conduta bastante grave), invocando "intromissão na correspondência privada"? Se fossem mentira, que intromissão é que existe? Como se pode intrometer em algo que não é verdadeiro? Não deveria o carnide, ao invés, ter apresentado queixa-crime por difamação, calúnia?

      Ponto 4: Não és benfiquista, és lampião.

      Eliminar
  3. A intimidação e hostilidade é a mando do pablo escobar vieira, que ninguém tenha dúvidas disso. Este tipo é demoníaco. Aquela cabeça só pensa em sacanices de todo o tipo. É um vigarista da pior espécie! Atua sempre com escudos humanos a fazerem o trabalho sujo por ele. Vai desde assassinar, roubar, manipular, agredir, chantagiar, traficar, corromper.... Este tipo é uma mente preversa da pior indole!

    ResponderEliminar
  4. Claques? Mas quais claques? São apenas senhores de idade a jogar bridge... É só pérolas nos e-mails, bastava 1/10 disto e já havia altas instâncias ao barulho, mas como é o carnide tudo assobia para o lado, incluindo a liga de clubes, a federação e o IPDJ...

    ResponderEliminar
  5. Apesar de adepto benfiquista gostaria que o SLB e os seus dirigentes fossem punidos apos esta investigacao.
    Alias, seria um sinal de evolucão da sociedade e das mentalidades portuguesas. Não acredito mas mantenho a esperanca.
    Gostaria de ver sentencas, mesmo acreditando que “isto” (trafico de influências, favores, corrupcão mais ou menos encapotada, contorcionismo de leis e outras aldrabices) não e’ mais do que aquilo que o FCP foi “apanhado” ha’ uns tempos e que a maioria dos clubes e da sociedade em geral faz.
    Naturalmente que quem tem mais poder, mais aldrabices faz e havera uma ou outra excepcao que confirma a regra, mas no pais das cunhas não tenho duvidas que “isto” e’ a norma.
    O SLB faz mais aldrabices pois tem poder para tal, se os outros fazem / fizeram não serve de desculpa e ha que ser penalizado.

    O que menos compreendo e’ a clubite cega do adepto em geral. Se todos (no geral) são pela punicão ao Socrates e outros que tais, qual a razão de se defender cegamente dirigentes do clube?
    Por mim venha a punicao exemplar ao SLB, retirar titulos / descida de divisão não me parece mal.

    Quanto ao artigo de hoje..
    Manobras para criar um ambiente hostil a arbitros a adeptos visitantes e’ sem duvida um novo marco, uma especie de guarda Abel do sec- XXI ou de escritorio se quiserem. Embora infelizmente não fique surpreendido. O discurso da maioria dos dirigentes dos varios clubes tem escarrapachado esse objectivo / efeito.
    Mais uma vez este email so vem colocar por escrito aquilo que toda a gente deveria saber que a maioria dos clubes faz de forma mais ou menos organizada – mas que não sirva de desculpa.

    Uma palavra para o blogue que vou seguindo de vez em quando.
    Actualmente são apenas artigos sobre “este” assunto ou com outras coisas mais pequenas a “bater” no SLB. Concordo que e’ o assunto mais importante da actualidade mas o futebol tem mais assuntos. E um espirito igualmente critico ao proprio clube – SCP – so ficaria bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou de acordo consigo em dois pontos:
      1 - parece-me discutível a punição com descida de divisão para o Benfica (repare na maiúscula). Trapaceiros atrás das grades e com severas multas + retirada de títulos provados como batoteiros chega. Não convém retirar ainda mais qualidade ao campeonato e o Benfica tem condições para trazer qualidade;
      2 - este blogue tem vindo a ser crítico para com o SCP. Incluíndo o presidente (coisa quase tabu noutros blogues Sportinguistas). Tem é feito também a fundamental defesa do SCP, pois temos muitíssimos mais bota-a-baixo, com voz efectiva, dentro do SCP que o Benfica tem dentro do clube!
      Nesse registo do "ficaria bem" (+ ou - isenção/lucidez) este blogue do Artista do Dia pede meças a qualquer blogue que o José Silva se possa lembrar.

      Um abraço
      mc

      Eliminar
  6. Sem milhões? Acho justo, é o que merecem.

    ResponderEliminar
  7. Segundo o Orelhas este Nuno Gago não existe.
    Nunca "sube" da existência de tal personagem nem que função exerce pois não existem claques nos lampiões...

    ResponderEliminar
  8. Às suspeitas de corrupção e tráfico de influências manifestadas pelo Ministério publico ao slb há que juntar coacção/intimidação a árbitros também.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Isto é muito grave. É um incitamento directo à intimidação dos árbitros e ao fechar dos olhos da polícia

    ResponderEliminar
  10. Nojo. Cada vez tenho mais nojo do clube ao lado

    ResponderEliminar