quarta-feira, 18 de junho de 2014

O tratamento da RTP ao Sporting

                                                                                                                                     
No fim-de-semana passado, treinador e jogadores da equipa de futsal do Sporting escusaram-se a dar entrevistas no final do jogo em que o título nacional foi conquistado. Seguiu-se um comunicado a explicar os motivos dessa escusa.

Mesmo para mim, que não costumo acompanhar os jogos de futsal, não é nenhuma surpresa que o Sporting registe este tratamento por parte da RTP, já que são antigas as reclamações dos adeptos sportinguistas nos blogues e redes sociais. Não vou fazer comentários adicionais porque não vi jogos suficientes para ter uma opinião pessoal sobre o assunto.

O que posso comentar sem qualquer problema é o tratamento indecoroso que os "profissionais" da RTP têm feito relativamente aos jogadores do Sporting em representação da seleção nacional de futebol.

Limitando-me a exemplos mais recentes, podemos falar na forma como Hugo Gilberto se dirigiu a Rui Patrício no final do Suécia - Portugal, que nos deu o apuramento para o mundial. Colocando apenas perguntas festivas a todos os jogadores com que falou, mudou o tom ao falar com o guarda-redes da seleção, optando por escarafunchar no erro cometido por Patrício várias semanas antes contra Israel.


No final do jogo seguinte da seleção, contra os Camarões, o mesmo Hugo Gilberto deixou William Carvalho pendurado após a flash interview mais curta da história.


Nos particulares de preparação para o mundial voltámos a ter situações deste tipo. António Tadeia não se escusou em classificar a boa exibição de William Carvalho contra a Irlanda como dececionante, preferindo guardar os elogios todos para uma exibição de André Almeida que não encantou mais ninguém senão o próprio comentador.

No jogo contra a Alemanha, num jogo em que os erros individuais abundaram, os comentadores atiraram-se a Patrício no 4º golo de forma completamente injustificada. É certo que Patrício teve muitas responsabilidades no golo, mas não foi o único a falhar nesse lance - e muito menos pode ser considerado culpado pela derrota por ter cometido um erro no 4º golo do jogo.


Mas o mais ridículo aconteceu no princípio de jogo, aquando do mau pontapé de Patrício que foi parar aos pés de um alemão, que não marcou por pouco, criticarem o seu posicionamento para justificarem o (também) mau atraso de Pepe.


Finalmente, para não nos ficarmos apenas pela seleção portuguesa, até para os jogadores estrangeiros de Sporting e Benfica estão reservados níveis de tolerância bem diferente, como se pode ver AQUI. Tudo bem que são comentadores diferentes, mas será que a generalidade desses comentadores seria tão benevolente se Rojo fizesse uma falta como a de Maxi Pereira?

Não me parece que seja um motivo para barrar o acesso à RTP às instalações do clube - as questões estão mais centradas em determinados jornalistas / comentadores do que no canal televisivo propriamente dito - mas fico satisfeito que o clube tenha tomado uma posição pública sobre o assunto.