domingo, 22 de março de 2015

Há tendências que convêm não ser seguidas

Numa jornada em que 3 dos 4 primeiros classificados perderam pontos, o jogo de logo acaba por ser uma magnífica oportunidade de consolidar o 3º lugar e reduzir o fosso pontual para os da frente. Não que valha a pena começarmos a fazer contas de cabeça para avaliar a possibilidade de conseguirmos algo que vá para além da nossa posição atual: mesmo ganhando continuamos demasiado longe de Porto e Benfica, que dificilmente perderão pontos suficientes que nos dêem hipóteses reais de ambicionar algo mais. Jogo a jogo, é assim que temos que pensar até maio. Ganhando uma partida a seguir à outra. E no final, então será tempo de fazermos as contas.

Diz Marco Silva que não quer encarar o jogo com o Guimarães com qualquer espírito de vingança, mas espero que os nossos jogadores tenham bem presente na memória a péssima exibição que realizámos na primeira volta. É verdade que o adversário de hoje está a atravessar uma crise de resultados que contrasta drasticamente com a brilhante carreira que faziam quando os visitámos. A sua produção caiu de forma nítida após as várias mexidas que fizeram no plantel, a confiança parece ter afundado, mas... é melhor não facilitarmos. Teremos obrigatoriamente que ser colocar um nível de empenhamento igual ao superior do deles. Caso contrário, arriscamos a ter um destino semelhante ao dos nossos adversários mais diretos - uma tendência que claramente não faço questão de seguir.


Marco Silva volta a não surpreender nos convocados. Sai Cédric, por castigo, regressam William e Tobias. Ainda houve alguma esperança em ver novidades na convocatória pelo facto de Rubio e Gauld terem ficado de fora das escolhas de João de Deus, mas pelos vistos é mesmo só para lhes dar descanso.

Quanto ao onze: Miguel Lopes no lugar de Cédric é uma alteração óbvia, preferiria ver Tobias ao lado de Paulo Oliveira pelos motivos que apresentei aqui, e William retoma o seu lugar no meio-campo. Apostaria em Mané desde o início do jogo, deixando Carrillo para partir a louça a partir dos 60 minutos. Na frente, só pode ser Slimani.