quinta-feira, 10 de março de 2016

Entra em cena o Sindicato dos Jornalistas

Dois anos e meio após não ter dado sinais de vida aquando da agressão de Rui Cerqueira a um jornalista da RR no Estádio do Restelo, o Sindicato dos Jornalistas acordou ontem de um longo período de hibernação para repudiar a "inqualificável campanha de intimidação do Sporting".


A primeira observação que me ocorre é que... teria dado jeito o apoio de um bom jornalista na redação deste comunicado. Em vez de fundamentar a sua argumentação com factos totalmente objetivos - como qualquer bom jornalista faria -, o Sindicato recorre a floreados inúteis e expressões vagas como "nos últimos dias" (falamos de quê? dos últimos 2 dias? dos últimos 5? 10? 20? 100?), "contra alguns jornalistas" (quais jornalistas?) ou "infelizes e falsas acusações" (que acusações são infelizes ou falsas?), e tomando a liberdade de concluir que o objetivo do Sporting é uma "inaceitável tentativa de intimidação" (existem tentativas de intimidação que sejam aceitáveis?) sobre jornalistas de quem o presidente do Sporting 'não gosta'.

Para além disso, talvez fosse interessante que o conselho deontológico deste mesmo sindicato fosse chamado a avaliar aquilo que, diariamente, os jornalistas visados dizem ou escrevem.

Por exemplo, o que acham de "jornalistas" que usam espaços que deveriam primar pela isenção para as suas vendettas pessoais?


O que acham do facto de ter havido "jornalistas" que, em plena banca de imprensa de Alvalade, se esqueceram de se comportar de acordo com as exigências da sua profissão?


O que acham do facto de existirem "jornalistas" que fazem edições seletivas em citações que deturpam completamente o seu sentido?


O que acham da qualidade do trabalho desenvolvido pelo jornal de um dos visados, Octávio Ribeiro, uma publicação que é lixo mas que se tenta vender como jornalismo?


O que acham da existência de exemplos diários de dois pesos e duas medidas na análise e abordagem de casos idênticos, em função do clube que os protagoniza?


O que acham do facto de, há poucas semanas, ter havido um jornalista numa conferência de imprensa a induzir deliberadamente em erro o seu interlocutor, sem que nenhum dos restantes jornalistas presentes na sala o corrigisse?


Como estes, seria fácil arranjar muitos outros exemplos. Ainda ontem o Sporting anunciou que vai exigir o direito de resposta a O Jogo, sobre a notícia que deram sobre a alegada ausência de Bruno de Carvalho do balneário no final do dérbi de Sábado - que entretanto foi desmentida pelo próprio presidente e reafirmada posteriormente pelo jornal.

A infeliz realidade é que Bruno de Carvalho tem toda a razão nas acusações que fez. O Sindicato interpreta-as como tentativa de intimidação, eu interpreto-as como um alerta imprescindível que foi dado aos sportinguistas - para não serem levados ao engano por um conjunto de "jornalistas" que segue de forma descarada uma agenda que viola os mais elementares deveres que a sua profissão impõe.

A única coisa que faltou neste comunicado do Sindicato dos Jornalistas foi uma recomendação para que se boicote tudo o que tenha a ver com o Sporting. Na maior parte dos casos, seria um enorme favor que nos fariam.

P.S.: Bruno de Carvalho respondeu a este comunicado ainda ontem. LINK. Excelente resposta.