segunda-feira, 18 de abril de 2016

79%

Pinto da Costa foi ontem reeleito com 79% dos votos. Inesperadamente, uma eleição que não deveria ter qualquer história acabou por ter um resultado muito significativo. Muito mais significativo que muitas outras eleições de clubes com múltiplos candidatos.

Quando uma lista única consegue uma reeleição com apenas 79% dos votos, está feito um aviso que deveria ser levado muito a sério. Pinto da Costa referiu que os votos nulos continham mensagens de apoio a si e à sua direção, mas... isso é apenas uma distração. Numa eleição, a única mensagem de confiança que o eleitor pode dar é o voto propriamente dito.

Os sócios do Porto passaram um claro atestado de incompetência ao presidente pela qualidade do trabalho feito ao longo do mandato que agora terminou. Ficou demonstrado que teria havido espaço para um candidato alternativo se apresentar. Dificilmente ganharia, mas teria conquistado o seu território e prestado um enorme serviço ao clube, pois promoveria um debate real sobre o trabalho desenvolvido pela direção de Pinto da Costa nos últimos 3 anos. O facto é que, por comodismo, pelo peso da história, ou por receio de pressões, ninguém avançou (mais uma vez). Daqui a quatro anos há mais.