quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Caras da bola em Londres com o candidato Madeira Rodrigues

É normal que revistas cor-de-rosa como a Caras, Lux e outras do género, façam artigos pagos para quem quer ganhar visibilidade no mundo dos socialites. Deslocam-se a casa dos clientes - ou a uma residência de férias, whatever -, tiram umas fotos - normalmente rodeados pela família -, fazem umas perguntas para o artigo, publicam, e dão a conhecê-los aos seus leitores.

Esta pequena introdução vem a propósito da peça que o Record publicou hoje sobre a viagem de Pedro Madeira Rodrigues a Inglaterra para se reunir com potenciais investidores. 


Surreal, do princípio ao fim. A peculiaridade desta reportagem começa no facto de o Record ter enviado dois jornalistas a Londres para conversar com Madeira Rodrigues. 


Ora, considerando que Pedro Madeira Rodrigues tinha conversado com a comunicação social nessa mesma manhã, à entrada para o aeroporto - naquilo que o Expresso designou por "encontro com jornalistas" -, não se percebe muito bem a necessidade de se falar com o candidato, horas depois, num país diferente. Só pode ter sido pela photo op, porque a reportagem propriamente dita (não é uma entrevista, são transcritas apenas algumas ideias que saíram da conversa que tiveram) aborda pouquíssimos temas, de onde não se extrai praticamente nada de relevante.

Depois, o título: "CR7 foi chave junto dos investidores". Passa a ideia de que Cristiano Ronaldo terá estado envolvido, de alguma forma, no sucesso da conversa com os investidores sobre a recompra da Academia. Mas olhando para o conteúdo da reportagem, fica-se a saber que CR7 é colocado no título porque "o candidato (...) lembrou que em cima da mesa está um investimento numa estrutura que deu ao Mundo o astro do Real Madrid". Fantástico.

Seria de esperar que empresários que são como irmãos já soubessem que Cristiano Ronaldo foi formado no Sporting.

Aliás, sobre esta questão, continuo a não conseguir entender como é que se usa como bandeira de campanha uma medida que não contribuirá em grande coisa para a prosperidade do Sporting. Deixar de dever ao banco para dever a outros investidores? Juros muito inferiores? Duvido. Só compreenderia uma operação deste tipo se os investidores quisessem o naming da Academia e pagassem a pronto um valor que serviria para o Sporting liquidar de imediato o empréstimo do BCP. Mas pelas palavras que Madeira Rodrigues proferiu no passado sobre este assunto, sabe-se que não é este o seu objetivo.

E, para terminar, o Record colocou isto na última página:


Medalha de ouro para Madeira Rodrigues para o dia grande que teve. "Dia grande" porquê, ao certo? Porque dois jogadores emprestados pelo Sporting não foram para onde o clube pretendia? Parece-me curto, pois não é uma questão suficientemente relevante para impulsionar a sua campanha. Pelos avanços nas negociações com investidores para resgatar a Academia? Ora, se até a peça do Record termina desta forma...


... de que tipo de avanços estamos mesmo a falar? O que é que este dia teve de grande para o candidato, para além da reportagem feita pelo Record?

Enfim, uma atençãozinha do Record a Madeira Rodrigues que, de tão forçada que é, faz lembrar os tais artigos da Caras que referi no início deste post.