quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Triângulo das Bermudas

Hoje em dia, a maior parte das pessoas que segue o futebol com alguma atenção já conhece bem o nome de César Boaventura. Para os poucos a quem tal personagem é desconhecida, estamos a falar de um empresário de futebol que enfiou a carapuça quando, numa das edições do programa semanal no Porto Canal, Francisco J. Marques comentou, em jeito de insinuação, que os dirigentes das equipas que o Benfica ia defrontar fariam bem em não deixar aproximar nenhum César dos seus jogadores.

A partir daí ficou conhecido como o homem da mala do Benfica. César Boaventura é um dos responsáveis da GIC - uma agência de jogadores que tem trabalhado de perto com o Benfica, intermediando os negócios de Gabigol e Lisandro Lopez com o Inter -, tendo como sócio Abel Silva, ex-jogador e treinador das camadas jovens do Benfica e um dos arguidos do processo Jogo Duplo, em que é suspeito de ter servido de intermediário no aliciamento do Leixões a jogadores da Oliveirense que, entretanto, já estariam “carregados, do Benfica”. É que o Benfica B, a par do Leixões, também lutava para não descer de divisão.

Quem quiser saber mais pormenores sobre César Boaventura e Abel Silva pode consultar o seguinte post do Mister do Café: LINK.

Como também é sabido, as recentes suspeitas que recaem sobre o Benfica por aliciamento de jogadores de cinco equipas adversárias na época de 2015/16 envolvem a participação de certos "empresários ligados ao Benfica".

Juntando as várias peças existentes, não é complicado imaginar quem será um desses empresários.

Feita a introdução, recuemos até setembro de 2017, altura em que o Record publicou a seguinte notícia:

Portanto, o Leixões, clube investigado por aliciamento no processo Jogo Duplo, recorre a César Boaventura, alegado homem da mala do Benfica e sócio de Abel Silva, arguido no caso acima mencionado que envolve também o Leixões, estabeleceu um protocolo com o Governo das Ilhas Caimão, um conhecido paraíso fiscal da região das Caraíbas.

Uma pessoa não pode deixar de ficar curiosa sobre como e de onde terá surgido interesse para uma parceria tão improvável. Mas continuemos. Sensivelmente na mesma altura, o Leixões anunciou a contratação de um jogador de 18 anos das Ilhas Caimão, chamado Sebastian Martinez.


Na altura, César Boaventura explicou a um jornal local como iria decorrer o processo de integração do jovem jogador no futebol português:

Fonte: Cayman Compass

Um ano a adaptar-se no Leixões B - equipa que alinha nos distritais da AF Porto - para se preparar física e tecnicamente para se adaptar ao futebol de topo, com a meta de subir à equipa principal ao fim de uma época. Mas o projeto de César Boaventura e Fitzroy Simpson - empresário que também participou nestas operações - tem como principal objetivo a colocação do jogador num clube como o Benfica ao fim de três épocas.

Até ver, segundo as estatísticas do site zerozero.pt o jogador ainda não jogou qualquer minuto pelo Leixões B. Ainda assim, continua a haver muito tempo para que o objetivo de César Boaventura seja cumprido. Uma coisa é certa: o Benfica deve ter algum interesse em que tal venha a acontecer, porque, segundo Fitzroy Simpson...

Fonte: Cayman Compass

... o Benfica já tem opção de preferência numa eventual venda futura do jogador (!).

As Ilhas Caimão estão localizadas na região das Caraíbas, cerca de 500 quilómetros a sul de Havana, situando-se, portanto, nas imediações dessa zona sinistramente célebre que é o Triângulo das Bermudas. No entanto, parecem estar a aproximar-se ainda mais de outro triângulo igualmente sinistro, que tem como vértices o Benfica, o Leixões e César Boaventura. Sendo verdade que o Benfica se meteu também neste negócio, confesso que fico com alguma curiosidade em saber as contrapartidas que foram dadas... e os reais motivos de tal opção ter sido adquirida.

Uma coisa é certa: esta história, apesar de estranha, já não consegue ser surpreendente, sabendo-se a forma como o Benfica tenta jogar em todos - mas mesmo todos - os tabuleiros. A proximidade do agente com estes dois clubes acaba também por ser algo de muito natural, considerando tudo aquilo que os une... e não estou a falar do facto de equiparem de vermelho e branco.