terça-feira, 10 de abril de 2018

Crise! Crise! Crise!

Crise de manhã

Após um domingo escaldante que começou com um comunicado da direção, atingiu o auge durante o jogo em Alvalade e continuou noite dentro com as reações de sócios, adeptos, rivais, jornalistas e comentadores ao que se sucedeu, não seria difícil de prever que a segunda-feira seria pródiga em novos desenvolvimentos. O que não estava à espera é que esses desenvolvimentos começassem logo pela fresca e da pior maneira possível.

Jaime Marta Soares, presidente da Mesa da Assembleia Geral, demonstrou, mais uma vez, que não faz qualquer ideia de quais são as suas responsabilidades enquanto PMAG, dando uma entrevista à TSF em que teceu fortes críticas a Bruno de Carvalho, referindo que "estão esgotadas as hipóteses da manutenção da atual presidência" e que "os sócios deram o sinal" para aquilo que se deverá seguir. Em vez de reunir com o resto dos elementos da Mesa de Assembleia Geral e dar a conhecer as decisões tomadas através de um comunicado ou de uma conferência de imprensa, Marta Soares foi a correr para uma rádio debitar opinião sobre o atual momento do clube. Ou seja, depois de uma crise iniciada por críticas públicas de Bruno de Carvalho e agravada pela resposta pública dos jogadores, o PMAG decide repetir a graça e dá uma entrevista que não serve qualquer propósito quen não seja ter novamente os holofotes apontados para si.

De referir a deselegância desta facada em Bruno de Carvalho, que publicamente sempre foi solidário com as suas constantes trapalhadas - nomeadamente quando meteu os pés pelas mãos nas contagens das votações da primeira AG do ano e acabou por criar as condições para que a contestação se elevasse bem acima do que seria previsível.

Marta Soares não consegue resistir: gosta de falar quando não deve e daquilo que não deve. Que marque a AG para destituição dos órgãos sociais, que aproveite o palco pela última vez, e se ponha a andar do clube de uma vez por todas. Não sei qual será o meu sentido de voto para a destituição da direção e do Conselho Fiscal, mas o da Assembleia Geral está mais que decidido: rua!


Crise à tarde

Os canais informativos decidiram dedicar toda a tarde à situação do Sporting. Como seria de esperar, foi um desfile de cartilheiros, oportunistas e aziados, como Carlos Severino, Zeferino Boal, Diamantino, Madeira Rodrigues, Ribeiro Cristóvão ou Joaquim Rita, entre muitos outros.

O destaque vai para Ribeiro Cristóvão, que disse que o Sporting está a passar a pior crise da sua história. Ou está cego pelo raiva que tem a Bruno de Carvalho ou tem a memória muito curta, porque o drama por que os sportinguistas passaram em 2013 foi incomparavelmente superior a este - na altura, era a sobrevivência do clube que estava em causa.

No entanto, creio que estas intervenções massificadas terão um efeito bastante diferente do esperado: o ódio que esta malta verterá no seu tempo de antena nas próximas semanas fará Bruno de Carvalho recuperar muita simpatia junto dos sócios. Os órgãos de comunicação social, na sua ânsia de ver sangue a jorrar, não percebem que apenas estão a relembrar os sportinguistas do asco que têm a estas figuras, pela alegria que transparece das suas vozes e das suas faces pela crise que o clube atravessa, e pelas memórias que recuperam do mal que fizeram ao clube durante anos. O presidente apenas tem de ficar calado a amealhar estas benesses.


Crise à noite

Mais debates (um dos quais incluiu José Roquette, um homem que, nitidamente, ainda não percebeu que os sportinguistas querem um clube bem diferente daquele que o seu projeto preconizava), mais programas de debate com os paineleiros do costume, e ainda... isto:


Mais uma vez, um nojo completo que seguramente não merecerá qualquer comentário do Sindicato dos Jornalistas. Não me parece que tenha valido a pena ter quebrado uma promessa feita aos sócios em AG ao falar com eles em direto na última quinta-feira...

62 comentários :

  1. As hienas já têm sangue para se alimentarem nos próximos tempos....SL

    ResponderEliminar
  2. Isto são frases do coração do brunismo : o Forum SCP. Isto é tudo recente de ontem e hoje. O brunismo está pronto a arruinar o futebol do Sporting. Brinquem com esta merd@ que depois choramos. É só ir ao Fórum SCP e ver o que pensa a malta do BdC em relação plantel. Eles querem uma política de terra queimada. Tirei isto em cinco minutos. Não é preciso procurar muito.

    Sobre Podence:

    “Tás tão queimado meu querido... Uma coisa destas, com este fisico jamais teria oportunidade em Clube nenhum do Mundo
    Com contrato até 2021, dos mais mal pagos, sem ter provado nada ainda... vai doer”

    “Dentro de campo, vulgar, fora de campo, aparenta ter a mania que é parvo, e consegue.
    Equipa B, porque de Podences desta vida está o campeonato nacional de seniores cheio.”

    “Estes meninos do Sporting ainda não perceberam q têm de ser feitos de outra m****. São uns meninos contra os adversários contra os verdadeiros adversários. Uns meninos. E enquanto se enquadrarem nesse género, podem ir andando”

    Patrício:
    “Nunca o vi aplaudir com tanta garra depois de um jogo como ontem. Desceu e muito na minha consideração, não tenho ídolos, mas o Rui Patrício é aquele estava mais próximo. Agora está a tornar-se em só mais um jogador deste plantel.”

    “Não gostei do que vi ontem.
    O jogadores já tinham emitido o comunicado a expressar o seu repudio pelo comunicado do presidente, qual a necessidade de comemorarem os golos daquela maneira, qual a necessidade da volta olímpica.
    A mim deu-me vómitos e nem sequer acredito que sejam assim tão unidos.”

    “temos um capitão que é do mais coninhas que existe no nosso futebol... se já o é dentro de campo e na sua àrea de "jurisdição" ainda se nota mais como capitão! alguém acredita que o RP tem tomates para decidir alguma coisa no balneário? um gajo com mais de 20 anos de casa não tem capacidade para ver o que aquele comunicado ia resultar nesta fase decisiva da época ? e meter travão nisto para bem do clube? #SomosSporting? vão mazé pro...”
    “Mas alguém tinha duvidas que de perfil de capitão este tem zero”
    “critico o endeusamento de um GR (para mim) vulgar.”

    William:
    “Ide pá p*** que te pariu. Agora o menino como não saiu anda a incitar revoluções, começa mas é a correr pastelão, camelo.

    Começar mas é a transição para o Misic que esse ao menos tem cabeça e não anda cá com paneleirices de posts do facebook.”

    “Já o disse, 20M€ por uma víbora de balneário que mina e compromete o bom funcionamento de um clube, tem que ser visto como uma boa venda. Eu vejo assim as coisas.”

    Gelson:

    “É um palhaço.
    Atitude nojentas contra o clube desde que começou.
    Espero que seja vendido. Pode ter qualidade mas profissional e muito menos Leão não é.”

    “Espero que renda algum dinheiro ao Sporting e que vá fazer companhia ao seu melhor amigo.”

    “Por mim o ranhocas, encostava já! Queimar-lhe o mundial e vende-lo no final da época pela melhor oferta que aparecer. Nunca será jogador de top!! Tem um cérebro do tamanho de uma ervilha!!!”

    Fim de citação.

    De resto que se lixe o CM. Os Sportinguistas estão-se a marimbar para isso. Têm mais com que se preocupar. É uma armadilha para trazer BdC de volta ao facebook. Ele cai nela se quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma como BdC lidará com o plantel terá importância na decisão de muitos sportinguistas. Desmantelar a equipa, vendendo os melhores jogadores, definitivamente não será a melhor solução.

      Eliminar
    2. Não se iluda JRamos, o forumscp está cheio da malta das claques. E as claques estão com BdC e estarão na AG para tornar o ambiente muscular e vaiarem quem quer que fale em oposição ao BdC. Não tenha dúvidas. BdC vai manter-se em funções e daqui a uns tempos estaremos a discutir o seu novo desvario e regresso a o Facebook. A malta não aprende.

      Eliminar
    3. JRamos, mostre me a sua opinião escrita na altura que o Adrien veio para a praça pública fazer birra e forçar a saída do Sporting, com a gravidade de ele ser o capitão. Zero ídolos, zero!

      Eliminar
    4. E você , Vasco, aprende? Fazer o aproveitamento de frases de um Forum ou de um Blog para as colar a a BdC é o quê? Honestidade intelectual? Demostração ética?
      Aqui, neste Blog também leio as mais díspares e as mais disparatadas opiniões e não as colo ao Artista do Dia ... ou a si ... ou a BdC ... ou aos opositores de BdC. São apenas isso: OPINIÕES!

      Eliminar
    5. «Lidará», mestre? Não há saída que não seja desavinda e turbulenta, não há jogador do plantel que não lhe mereça reparos. É isto que vemos fazer os presidentes dos grandes clubes da Europa, não é?

      Eliminar
  3. "Marta Soares não consegue resistir: gosta de falar quando não deve e daquilo que não deve."

    Alma gémea do Bruno de Parvalho, então.

    "O presidente apenas tem de ficar calado a amealhar estas benesses."

    Então vai ser fácil, porque ele tem muito jeito para ficar calado!...

    ResponderEliminar
  4. Acabei agora de ouvir "no YouTube" o programa e meu Deus se nojo existe estava ali estampado.
    Adorei ouvir também o refractário,se é destas pessoas que os sócios andam à procura , vou ali e já venho.
    São estas as personagens que por ali ali têm andado ? É estes merdas que os sócios querem a defender o clube ? Que sonso meu Deus , em todos os comentários por mais que se esforçar-se lia-se hipocrisia na cara.
    Aparecem sempre quando pensam que o vivo está morto. Esquecem-se de que os felinos têm 7 vidas para palmilhar.

    ResponderEliminar
  5. Oh pessoal, entre prós e contras, aproveite-se o que de bom se possa tirar desta bipolaridade recente e por último, esqueçam essa espécie de canal televisivo o qual já nos habituou a "brilhantes" peças sobre o que quer que seja...

    ResponderEliminar
  6. Grande Artista do Dia!!! Obrigado! Viva o Sporting c@r@lho!

    ResponderEliminar
  7. Pinto da Costa nao é assobiado, ninguém o quer mandar embora, mesmo depois do apito dourado e de ter ganho roubado...ganhava sempre, agora perde sempre, está lá À 30 anos, todos batem palminhas.

    Vieira nao é assobiado, ninguém o quer mandar embora, mesmo depois dos vouchers, emails, e-toupeira e de ter ganho roubado, antes nao ganhava, agora já ganha, está lá à 15 anos, todos batem palminhas.

    Bruno usa o face e diz umas caralhadas? ai credo, meu Deus, isto nao é a nossa linhagem, rua com o Presidente que nos tirou da fossa, isto é que não, uma coisa é roubar para ganhar, outra é ser o Bruno de Carvalho e ter voz grossa.

    é triste irmos perder o melhor Presidente, no fundo no fundo, porque os Sportinguistas cansaram.se de ser gozados e de contra argumentar apenas porque o homem mais massacrado do Pais se passa e depois de tudo exige E BEM máxima exigência e TODOS NÓS sabemos que muitas vezes existe essa falta de vontade e de Sportinguismo por parte até dos jogadores que "nasceram" no Sporting, agora o Wiliiam postar fotos com os cães depois de uma derrota já nao interessa, agora o JJ que queimava os nossos miúdos e so fazia asneiras e dava cabo dos jogadores e massacrava os jogadores já é o chefe da matilha que desde o primeiro dia só quer o bem do Sporting, espetáculo!!!!

    que cena macabra é esta que os adeptos do clube que nao ganha e é constantemente roubada ano após ano é que estão preocupados com o facto do Bruno dizer coisas que nao deve quando os outros nos andam a fazer de otários e a roubar tudo para ganhar, e mesmo assim ainda têm os adeptos a baterem palmas, mas não, nós somos meninos finos, preferimos nao ganhar nada mas ter um senhor a declamar poesia do que ter um "taberneiro" neste futebol que é pior que uma tasca(com todos o respeitos pelas tascas).

    #EuSouBrunodeCarvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja o BdC não fez nada de mal, em três dias não acertou uma, mas não fez nada de mal... Falou no Vieira, muito bem, o Vieira é um verme que está a destruir o futebol português, mas perdeu duas finais da liga europa e não questionou nada nem ninguém, não foi para a comunicação social rasgar um comentador afecto ao benfica, nem pôs em causa o profissionalismo dos jogadores, o Bruninho nem a eliminatória perdeu e reagiu como se o mundo tivesse acabado em vez de apoiar o plantel para uma reviravolta que de longe não é impossível. O Coentrão é dos jogadores que tenho visto que mais sente o Sporting, e sem razão nenhuma viu o seu profissionalismo posto em causa. Se acha que um presidente claramente instável que consegue semear o ódio entre sportinguistas é o futuro, pah força nisso

      Eliminar
    2. Fábio, ainda não percebeu que os jogadores perderam propositadamente em Madrid pois sabiam que o BdC iria estourar? Foram eles que começaram isto tudo eventualmente a soldo de algum croquete... são umas cobras estes jogadores. Contra o Paços de Ferreira o Bas Dost até fez de propósito para ter o cordel dos calções fora-de-jogo no terceiro golo para o VAR poder anular...

      E agora veio o ilustre Barroso dizer que tudo não passa de um burnout... não caro Dr, o BdC é mesmo assim. Pessoas estúpidas existem, não aprendeu no curso de Medicina isso? Experimente perguntar ao seu filho que ele talvez lhe consiga explicar...

      O que vai acontecer é o que digo acima. BdC vai continuar até à desgraça final. É como dara cabeçadas na parede até partir a cabeça.

      Eliminar
    3. Fábio,

      onde leste no meu comentário que o Bruno fez bem nestes dias?

      não fez, obviamente, mas porque ninguém se indignou desta maneira quando ele fez o mesmo com as equipas das modalidades? é ou nao verdade que nós adeptos já nos queixámos mil vezes da falta de intensidade dos jogadores, de darem 45m de avanço em cada jogo, etc etc, o mesmo de JJ.

      entao um gajo pode roubar esta merda toda, mas se por acaso perder e nao reclamar com ninguém, está tudo bem...o problema nao está no resultado de 2 zero com o atlético, está que mesmo sendo o atlético, se os jogadores estivessem realmente concentrados até quase que podíamos ter ganho o jogo porque lá está, do outro lado(na parte do ataque) se também estivessem concentrados, tiveram mais que oportunidades para fazer golos, mas preferiram estar aos abraços e a pentear o cabelo antes do jogo e é ótimo um Presidente que fez tudo por eles depois leia isto na imprensa....espanhola, é que se fosse cá um gajo ainda dava um desconto.

      uau, que drama, bora despedir um Presidente que fez o que fez pelo Sporting quando éramos merda porque ele ofendeu um palhaço afecto ao benfica, já um presidente entrar pelos estúdios da televisão está tudo bem, já um presidente andar aos abraços ao pinto da costa e nós a sermos comidas está tudo bem etc etc...

      em relacao ao coentrão, pode dar tudo em campo é verdade, mas se nao fumasse nem bebesse nas discotecas Às 4 da manha, imagina o quanto ele podia dar mais...mas sao prespectivas.

      agora a frase chave!!

      "Se acha que um presidente claramente instável que consegue semear o ódio entre sportinguistas é o futuro, pah força nisso"

      eu acho é que um Presidente que fez o que fez pelo Sporting depois de estarmos onde estivemos, e exatamente por neste momento e depois de tudo o que este homem sofreu DIARIAMENTE e EM TODOS OS CANAIS e EM TODOS OS JORNAIS e estar, provavelmente, com um esgotamento, É QUE DEVERIA RECEBER O MAIOR APOIO DE TODOS OS SPORTINGUISTAS, É AGORA, AGORA QUE ELE ESTÁ MAL É QUE TEMOS QUE O AJUDAR A LEVANTAR.

      para terminar, em modo de ironia, daqui a nada ainda vou levar que o JJ gosta tanto da equipa e do Sporting que secalhar ja merecia um aumentozinho, que é que acham? anda o ladrao do bruno a ganhar aos 10.000 euros ao mes e o JJ que tem a equipa debaixo da asinha so ganha 7 milhoes ao ano?

      Eliminar
    4. "Ou seja o BdC não fez nada de mal, em três dias não acertou uma, mas não fez nada de mal.." (cit. Fábio Monteiro10 de abril de 2018 às 11:47)
      O que acho inconcebível é que o "desacerto de 3 dias" (como diz) possa valer mais que todos os acertos em 5 anos: reestruturação e recuperação financeira de um clube e de uma SAD em pré falência; recuperação e valorização de passes de jogadores; negociações em defesa intransigente dos interesses do SCP (nas "vendas" de Polga, Bruma, Slimani, Tiago Illori, Dier, João Mário, Ruben Semedo, Adrien e nos direitos televisivos com a NOS); recuperação do eclectismo, mudando o paradigma anterior de 34 modalidades quase todas perdedoras e a fechar para 55 Modalidades competitivas que nos têm dado inúmeros campeonatos e, até ver, 6 títulos europeus; reforço e expansão da marca Sporting (apoio à criação de dezenas de novos Núcleos e à uniformização da imagem e modelo estatutário dos mais de 3 centenas actualmente existentes, expansão e internacionalização das EAS com presença em 25 países de 4 continentes, Expansão e modernização da Loja Verde com a inauguração no coração da Baixa lisboeta); defesa intransigente da Verdade Desportiva e da modernização do desporto, sobretudo do Futebol (transparência dos Fundos, VAR, 4 Congressos "The Future of Footbal", 3 conferências Internacionais de Medicina Desportiva); devolução aos adeptos do orgulho no sportinguismo; defesa da História e Identidade do Clube (campanha pela reposição do reconhecimento dos Campeonatos de Portugal, defesa pelo reconhecimento oficial e internacional do legado de Peyroteo e dos 5 Violinos); criação da SportingTV; modernização do Jornal Sporting; construção do Pavilhão João Rocha; ... enfim, tudo isso e muito mais fica diluído no "desacerto de 3 dias" (Fábio Monteiro dixit).
      Eu só votei em BdC em 2017; nas outras eleições desconfiei das suas promessas; o seu primeiro mandato e a forma como recuperou todos os índices de afirmação do Clube e voltámos a ser temidos pêlos rivais fez-me confiar a esta Direcção os meus votos. Apesar dos defeitos comunicacionais (que lamento e critico) não ponho a árvore (neste caso, o pequeno arbusto) a tapar a floresta.
      NÃO SOU INGRATO E TENHO MEMÓRIA!
      Saudações leoninas

      Eliminar
    5. Grande comentário,

      Este é o medo das toupeiras, sugeria ao Mestre dar alguma atenção ao especial SICN e as palavras de um Sr. Rui Dionisio especializado em marketing

      Eliminar
  8. "...porque o drama por que os sportinguistas passaram em 2013 foi incomparavelmente superior a este - na altura, era a sobrevivência do clube que estava em causa."

    Bastava o actual Governo não pôr os Milhões que o Novo Banco reclama agora como o Governo anterior não pôs no BES em 2013 e estávamos exactamente na mesma situação. Mas claro que o Bruno que nunca conseguiu resolver as suas próprias dívidas chegou ao Sporting e inventou uma reestruturação financeira como nunca ninguém tinha visto. Ou pelo menos nenhuma Administração tinha tido coragem de apresentar aos sócios. Basta lembrar o que o próprio Bruno dizia da passagem da Comércio e Serviços para a SAD antes de ser presidente. Mas desta vez foi sem pão nem nada. Até o maior coveiro passou a ser um gajo porreiro.

    ResponderEliminar
  9. "...(um dos quais incluiu José Roquette, um homem que, nitidamente, ainda não percebeu que os sportinguistas querem um clube bem diferente daquele que o seu projeto preconizava)..."

    Quais sócios? Os brunecos? O que se provou nos últimos anos é que os sócios querem é ser campeões. A qualquer custo. E a verdade é que Roquette foi campeão, ao fim de 18 anos, com menos de metade do orçamento actual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, há 18 anos, quando o dinheiro tinha outro valor (já ouviu falar numa coisa chamada 'inflação'?). Por acaso os outros clubes tinham orçamentos iguais aos de hoje?

      Eliminar
    2. Já. E também sei exactamente o orçamento dos rivais à época. O Sporting quebrou o jejum com uma equipa relativamente barata mas muito esforçada. Com Dias da Cunha aí assim já foi a gastar muito mais. Nós e os adversários. Com Paulo Bento, comparado com o que se faz hoje só pode ser apelidado de verdadeiro milagre. Como é que era o slogan bruneco? Mais com menos? Ou menos com mais?

      Eliminar
    3. É tão triste o "síndrome de memória curta"...
      impressionante!...

      Eliminar
    4. Este Vitor não tem memória ou então ainda é frutinha fresca. Recordemos, antes do José Roquette entrar no Sporting, o clube tinha o maior património de todos os 3 grandes, facto! Quando saiu já estava tudo vendido ao desbarato, com o seu famoso projecto Roquette...Lá tá, problema de muitos Sportinguistas, memória muito curta!

      Eliminar
    5. "O que se provou nos últimos anos é que os sócios querem é ser campeões. A qualquer custo."
      Lá fugiu a boca para a verdade. És lamp, certo?

      Eliminar
    6. a sério que estamos a comparar um orçamento do passado com o actual? Mas essa cabeça tem alguma coisa??? O roquete foi campeão mas queimou o Sporting em prol dele próprio!! Mas sim... antes brunista que croquete!

      Eliminar
  10. Em que é que estas entrevistas do Marta Soares são melhores que a verborreia facebookiana com que o Presidente da Direcção se atirou aos jogadores publicamente? Em que é que o comunicado dos jogadores foi melhor do que esses mesmos comunicados? Em que é que os milhares de comentários em blogues e TVs, em particular no conteúdo, tem sido melhores que a verve irresistível e por vezes malcriada daquele de quem exigem a demissão? O silêncio e a boa educação que todos dizem que gostavam de ver em BdC têm sido constantemente violentados.

    E por aqui me fico.

    Ah, poupem-se às televisões, pasquins, lampiões de café e outros espécimens que de um dia para o outro nos aparecem com tanto para dizer sobre o Sporting. Eu sei que custa, mas é como escrever no Facebook a toda a hora: temos de resistir, a bem da nossa sanidade mental.

    E poupem-me também ao sebastianismo do pesetero.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo, menos a última frase. Aí caíu nos erros que apontou e foi atrás das mentiras da Comunicação Social. O próprio Figo as desmentiu, foi mesmo muito duro para quem as veiculou, afirmou desconhecer a origem do boato mas que ele só visa desestabilizar o SCP e ele se recusa a "dar para esse peditório" porque o SCP está acima das tricas.

      Eliminar
    2. Álvaro, percebo o que diz, e não conhecia o desmentido do Figo, mas quando escrevi a última frase, estava já a pensar na possibilidade de existir essa vaga de fundo na mente de muitos sportinguistas, não tanto na veracidade da notícia em si. Ainda bem que o Figo as desmentiu e categoricamente.

      E ainda bem que sabemos a quem me referia quando falei no pesetero... ;)

      Eliminar
  11. Mestre, quem quer enganar com essa história do não sei qual será o sentido de voto no que toca à direção?

    ResponderEliminar
  12. Nesta crise que o SCP está a atravessar, desde o presidente, jogadores, Marta Soares e afins, todos teem parte da culpa. Não se pode é esquecer o passado de modo a cruxificarem o presidente, porque isso é o que os rivais esperam e batem palmas. E, infelizmente, alguns sportinguistas, navegam nessa onda. Haja bom senso da parte dos sócios, porque, estres, sim, são quem manda no SCP.

    ResponderEliminar
  13. Para mim a melhor solução seria. Carlos Vieira subia a numero 1, preparava a proxima epoca e resilvia os problemas com o plantel. Bdc ficava afastado durante uns belos meses e descansava a cabeça para voltar sem faceebook e renovado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também julgo a solução menos arriscada para o Clube! Apenas considero que será sempre importante BdC participar na resolução das questões da janela de mercado de verão e dos ajustes do plantel (por exemplo, assessorando o Presidente em exercício e André Geraldes e não se expondo).
      A suspensão temporária de mandato e respectiva cooptação de outro membro directivo para ocupar o cargo suspenso está prevista estatutariamente e nem é caso virgem no Sporting. Tenho duvidas que Carlos Vieira seja o vice mais indicado, pois deverá estar mais ocupado com as questões económicas e financeiras, onde o seu bom trabalho é notável e deve ocupá-lo bastante; julgo que o vice para as modalidades seria o mais indicado para ocupar formal e temporariamente o cargo de Presidente embora, na prática, o exercício corrente seja seu mas as decisões de fundo devam ser tomadas colegialmente (por exemplo, a definição e dos objectivos e prioridades para a próxima época e dos meios para os atingir).
      O que me assusta é assistir novamente ao realinhamento dos urubus do costume à procura de relançar protagonismos anteriormente falhados.
      saudações leoninas

      Eliminar
  14. Caro mestre,

    Respeito a sua sempre lógica análise e quero contribuir com aminha opinião para uma das mais idióticas passagens de um clube centenário. Nunca fui apoiante de BdC pois sempre me pareceu ter uns toques de despotismo. Sempre e desde sempre só se ouve a ele, ele é que tem razão e os outros são lixo. É comum que os ditadores começem por medidas populares que vão ao encontre da mole de adeptos, que o que querem é ser campeões. Quando vemos o JJ a cruzar a 2ª circular muitos pensaram: xeque-mate! este tipo é genial! A partir daí foi um chorrilho de asneiras e episódios do mais ditador que nos apareceu. Nós, com tanta expectative em sermos campeões esquecemo-nos que o JJ foi campeão no lado da força, não dos que fazem força e trabalham.

    Perante o insucesso o BdC reagiu da forma que reagem os ditadores: vós sois todos estúpidos, eu sou um ilumunado... ingratos, sportingados... enfim.

    Concordo com 2 aspectos que acho muito importantes deste post: o J. Marta Soares é o PMAG! O papel dele é mesmo o de bombeiro que põe a água na fervura e reune a família! A necessidade que esta gente tem de falar e de aparecer nos meios de comunicação social! O outro suspeito é o Roquete... nem vou falar do plano que quase acabou com o Sporting e que serviu uns quantos... gostava de saber quantos e quais.

    Só uma palavra para os jogadores: concordo que as palavras do bdC tenham sido abusivas mas, também não nos podemos esquecer que são empregados do clube e as redes sociais não são o canal de expressarem o seu descontentamento. Os capitães deveriam ter pedido uma reunião com o presidente para por tudo em pratos limpos. Mais uma vez JMSoares devia de andar preocupado em aparecer numa qualquer tv...

    De resto, desejo ao BdC rápidas melhoras, que desfrute do nascimento da sua filha em família e que volte à bancada para mandar umas bocas que é lá que ele pertence.

    Um grande abraço a todos sócios,

    Pedro Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, caro Pedro, é que foi pedida e concedida essa reunião que, na 6ªFª de manhã foi agendada para Domingo após o jogo com o Paços; e os jogadores pronunciaram-se publicamente após essa reunião já estar marcada. Isso é um acto de indisciplina e de deslealdade! O erro maior de BdC esteve em responder com a ameaça de suspensão. Foi a asneira total! Tinha respondido que discutiriam essa matéria na reunião interna que os jogadores tinham já agendado na manhã desse dia com ele e André Geraldes e saía por cima e deixava os jogadores em posição fragilizada perante os associados.
      Mesmo assim, acabou por haver algum bom senso (tanto qt se sabe, por acção de JJ junto dos jogadores e de A. Geraldes junto de BdC) e todos se reuniram 2 vezes no sábado: o que saiu OFICIALMENTE dessa reunião foi só que JJ tinha todos os jogadores à sua disposição: "Paz podre!", clamaram logo alguns.
      De facto não pôde haver sequer paz porque cedo a CS e as redes sociais foram inundadas de "pormenores" e "episódios" detalhados de uma reunião que decorreu (tal como os jogadores pediram) à porta fechada! Todos os "detalhes" serviam para denegrir o Presidente e a sua autoridade! Quem foram as fontes de tal "exposição" senão os mesmo que se viraram contra o Presidente por os criticar em público? Como pedem que as críticas sejam feitas no recato interno, quando são eles os 1ºs que expõem (e, ao que se sabe, deturpando e inventando) o que alegam ter-se passado numa reunião interna?
      BdC esteve péssimo na 6ª à noite quando postou no facebook que iria suspender os jogadores e esteve mal no domingo pós-jogo quando foi ao auditório para aquela Conf. de Impr. (bastava ter comunicado que aceitando a crítica dos assobios não pode aceitar insultos nem coros de pedido de demissão); esteve bem no extenso Comunicado de Domingo à tarde (face aos impropérios que já circulavam era urgente esclarecer e foi bastante claro apesar de exaustivo); esteve óptimo qd anunciou a suspensão do seu Facebook e a ponderação em convocar uma AG.
      Não votei em Bruno em 2011 e em 2013, apena porque me não pareceu confiável! Em 2017 após um mandato brilhante, votei nesta direcção. Agora, apesar dos defeitos comunicacionais faço, +1 vez, o balanço total e ele só pode ser positivo: porque não sou ingrato e tenho memória.
      Saudações leoninas

      Eliminar
  15. Anteontem, vi a absurda manipulação de massas em Alvalade... Distribuir lenços brancos?...
    Anteontem, vi uma equipa a jogar com a intensidade que talvez tenha visto três ou quatro vezes esta época... Ou seja, apenas espicaçados conseguem ser convincentes???... Certo...
    Ontem, cheguei finalmente à triste conclusão que conseguiram finalmente o que queriam avençados, cartilheiros, infiltrados e traidores: fazer regressar o SCP à pobreza de há cinco anos para trás... Tios e Tias croquetes que nunca perdoaram que BdC lhes tirasse o divertimento de domingo, onde iam encher a pança e efectuar negócios para Alvalade... O jogo?... A equipa?... Nãããã, pouco ou nada interessa...
    Ontem, sinceramente, deu-me NOJO estar em Alvalade e ver gente que chama CABRÃO e FILHO DA PUTA a alguém que deu tudo pelo SCP, como se estivessem na taberna, a chamar nomes ao bêbado de serviço... No sentido contrário, trocam emails com os guerras desta vida, hipotecando o Clube que dizem ser Adeptos (sim, porque Amar, só as contas bancárias e a chulice ao Clube...)
    É nestas alturas que sinceramente não sei como BdC aturou tanto tempo os ataques externos, os internos e os oportunistas... NÃO MERECEM NADA!...
    Se quiser desistir?... Como o compreendo!...
    Se quiser continuar, encontrando forças não sei onde?... Lá estarei para VOTAR!...

    ResponderEliminar
  16. Caro Mestre,
    Obrigo-me a intervir neste espaço, por verificar que foi invadido por agendas que conheço de outros espaços leoninos e cuja preocupação assenta em Bruno de Carvalho e não no Sporting.
    Uma vez mais estamos a mercê de interesses que se sobrepõem aos do Sporting e devemos ter olhos bem abertos para quem se movimenta de forma manter a instabilidade iniciada, sem dúvida, por Bruno de Carvalho, mas que deve ser estancada para bem do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo consigo, deve ser estancada por nós, tendo em mente os interesses do SCP e NUNCA o engodo lançado sobretudo por uma comunicação social que nos quer mal!! Não consigo ver nenhum candidato que não seja para voltarmos ao passado...cuidado com os passos que damos pois esses serão decisivos para o futuro do clube!! Parasitas a gravitar à volta do sporting há muitos e nós conhecemo-los do passado, convém não ter memória curta para não voltarmos ao marasmo do passado!!

      Eliminar
  17. UMA POUCA VERGONHA!!! Já deixei aqui a minha opinião, sobre toda esta novela. Não me revejo em qualquer dos lados da trincheira. Sinto-me também como sócio, fatigado de tudo isto, vejo erros no PRESIDENTE, vejo erros no plantel e neste momento vejo UMA FILHA DE PUTICE de alguns sportinguados e dos amigos do costume da comunicação social a fazer o trabalho que é óbvio: ENTERRAR VIVO O PRESIDENTE ELEITO DO SCP!!! fico estupefato como vejo supostos sportinguistas a bater palmas a isto tudo!!! MISERÁVEIS!!!

    Desde quinta-feira o PRESIDENTE, teve mais que tempo para se retratar, NÃO O FEZ! neste momento essa atitude tem as suas consequências, mas essas consequências são os sócios que se vão pronunciar em sede própria, não um PMAG, que em vez de tratar também do assunto internamente, veio também ele fazer uma figura de RATO na TSF, depois de tudo o que o responsabilizou na forma como moderou as AG's... IRRISÓRIO.

    O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É DOS SPORTINGUISTAS E AQUELES QUE PAGAM A SUA QUOTIZAÇÃO MENSAL, TÊM O PRIVILÉGIO DE ESCOLHER QUE FUTURO QUEREM DAR AO CLUBE. Nunca irei esquecer o que BRUNO DE CARVALHO E A SUA EQUIPA, fizeram pelo meu clube, um clube que esteve à beira de uma falência anunciada, estávamos a correr para a BELENIZAÇÃO do SCP a passos largos...

    Não sejamos HIPÓCRITAS, NEM DESONESTOS de deixarmos que a figura (BdC) que levantou o SCP do marasmo seja LINCHADO, CRUCIFICADO E HUMILHADO por estes BANDIDOS QUE DE SPORTINGUISTAS NADA TÊM!

    O fim de linha de BdC é uma realidade, agora não sejamos como Pilatos que mandamos crucificar e depois lavamos as mãos...

    SEREI SEMPRE AGRADECIDO AO PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo! Não sei se será o fim da linha.. Acredito que o Presidente esteja doente, mas gostava que se mantivesse no clube com a direcção que muito e bem têm feito pelo Clube. Gostava de ver alguém de dentro assumindo-se, nem que fosse a título temporário, quiçá Carlos Vieira e que BdC se resguardasse.

      Eliminar
    2. Se a dita oposição é aquilo que tenho visto na Comunicação Social, então BdC mesmo com os tiros dados no pé, via facebook, terá de cumprir o seu mandato. As "figurinhas" que têm aparecido, são isso mesmo: "figurinhas". Gente sem valor, sem princípios éticos e com memória curta, mas com interesses ocultos. Como sportinguista e sócio não me enganam...

      Eliminar
    3. Caro SPORTINGUISTA J1906, infelizmente não acredito. A pressão sobre o PRESIDENTE é muita e o nosso parceiro na SAD (Holdimo) pode dar o ultimato a BdC. Tenho esperança que avance o Carlos Vieira, também é a minha opinião. Seria a melhor e mais rápida solução.

      Quanto à continuidade de BdC, com muita pena minha, acho que é mesmo o final de linha...

      Eliminar
  18. O mestre parece o ministro iraquiano que ficou famoso..

    ResponderEliminar
  19. Existem todos os tipos de argumentação naqueles que defendem e nos que querem BdC fora do Sporting!! O importante é percebermos o que é melhor para o sporting, se apanharmos os cacos e restaurar-mos, com o necessário upgrade, este presidente que é de longe O MELHOR DO ULTIMOS 30 ANOS, ou se queremos ser comidos e manipulados de fora para dentro por uma comunicação social anti sportinguista que TUDO tem feito para destruir BdC e consequentemente, não tenhamos duvidas, destruir o sporting e colocar-nos a pão e água, como antigamente, com discussões estéreis sobre se o braga é o nosso adversário direto, ou não!! LEMBREM-SE DESSES TEMPOS ANTES DE PEDIREM A CABEÇA DE BdC. Criticá-lo sim, tem cometido erros de palmatória mas pode e deve ser corrigido por aqueles que lhe são próximos!! Que diabo, afinal, os presidentes de FCP e SLCARNIDE são pinto da costa e LFV, não envergonharam no passado e não continuam a envergonhar os clubes que presidem?? Os sócios de ambos estão preocupados com isso??? E a comunicação social está preocupada e noticia-os como o faz com BdC?? É SÓ PENSAR NISSO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor em 30 anos?! Há menos de 30 anos chegava ao fim de um longo jejum de 18 anos sem campeonatos. Volvidos dois anos, repetimos o feito. Entretanto também estivemos na final duma competição europeia. Houve muitos erros, muitas direcções, muitos treinadores e jogadores que por cá passaram, mas o que nunca houve foi este revisionismo histórico manhoso. Defende quem bem entenderes, estás no teu direito, mas não distorças a realidade para dar força aos teus argumentos. SPORTING! SPORTING! SPORTING!

      Eliminar
  20. Mister, não sabe qual o sentido de voto para a destituição ? Mas que condições tem BdC de continuar? Honestamente não percebo! Obrigado BdC, estou muito triste por os companheiros de direção não terem dado uma mãozinha para o equilíbrio emocional e mental daquele que tinha todas as condições para ultrapassar JRocha, mas bolas !! Chegou a hora de sermos claros ! Queremos um presidente são numa direção sã com capacidades para perceber como evitar dar brindes à CM e aos adversários ! Um desastre !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não sei. As coisas não são a preto e branco. Há várias questões que terão de ser equacionadas. Por exemplo, não estou preparado para entregar novamente o clube à dinastia roquetista. Não vou destituir a direção sem ver no horizonte uma alternativa que considere credível, mesmo achando que neste momento BdC não está nas melhores condições para poder liderar o clube de forma competente.

      Eliminar
  21. Isto está ficar cada vez melhor...

    https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/-sporting-diz-que-agpoe-em-causa-emissao-de-30-milhoes-de-euros-9247763.html

    ResponderEliminar
  22. Portanto, se bem percebi, ou estou com o presidente ou estou contra o Sporting. Egomania é pouco. Deidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua máxima também é aplicável no sentido inverso; ou estou a favor da destituição do Presidente ou estou contra o Sporting. A opinião é livre e, enquanto opinião, sempre contestável. Mas o adrzej, que é tão contra os extremos, apelida a OPINIÃO do Pretoriano de que BdC é "o melhor Presidente do SCP nos últimos 30 anos" (cito) de revisionismo histórico, egomania e deidade. Com uma opinião tão peremptória não sei quem se julga Deus!
      Saudações leoninas

      Eliminar
    2. Não sei de onde tirou essa conclusão. Não pode ter sido de nada que eu tenha escrito.

      Eliminar
    3. Este comentário foi escrito depois de ler o último post do presidente no facebook, não tinha nada que ver com o que escreveu o Pretoriano ou o Mestre. De resto, à opinião do Pretoriano contrapus a minha. Pareceu-me questionável, questionei. Mas tem piada o que diz, porque determinar que uma dessas opiniões é peremptória e a outra não também me parece ter mão de Deus. SL

      Eliminar
  23. Eu estou com BdC. Os cabroes dos jogadores podem morrer. Foram e serao eles a rebentar com o meu amor. Mas eu cá estarei para o defender! AMO-TE SPORTING

    ResponderEliminar
  24. Mestre de Torquemada, acredito que também esteja afectado psicologicamente pois arrisca-se a perder a avença, mas diga só para eu não insistir: neste assunto um adversário honesto, realista, sensível e nada faccioso como eu está impedido de intervir?
    PS: alguém comprou obrigações? É que vão ficar a arder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abri esta exceção para aproveitar para esclarecer: não vou permitir neste momento intervenções que sirvam unicamente para provocar. Logo, aproveite para tirar uns dias de férias. ;)

      P.S.: Eu comprei obrigações do Sporting e não estou minimamente preocupado.

      Eliminar
  25. Mestre, peço que mudes a agulha e faças um post a mostrar a vergonha do penalty perdoado aos lampiões, muito parecido com o que foi marcado a favor deles.
    O colinho continua e ninguém quer saber... CRISE, CRISE, é especiais nos noticiários, nos canais de noticias, já ninguém quer saber do arguido e dos crimes, dos assassinatos, da corrupção..crise é isto, um presidente que está numa fase indiscutivelmente má e não tem a protecção dos seus. Não defendo tudo nele, mas defendo a gestão que tem feito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, esse tipo de coisas terão que esperar. Mas farei referência a essa vergonha, seguramente.

      Eliminar
  26. Lamento, sinceramente, que os sportinguistas se abandonem, uma vez mais, a estas guerras de alecrim e manjerona (se calhar um dos principais motivos pelo notável sucesso do clube nas últimas décadas).
    A presidência de bdc deixou de ser viável. Por culpa própria. Teve várias oportunidades para se controlar e preferiu uma linha de atuação absolutamente desastrada, que lhe tolhe qualquer possibilidade de ser levado a sério no futuro.
    Agora, é preciso encontrar uma transição adequada, que preserve o futuro do clube. Eleições? Serão incontornáveis. Quando? Esse é o grande problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem proponha continuidade da actual estrutura, com demissão ou suspensão do mandato deste presidente. Penso que essa seria a solução mais ajustada para o clube, tanto para evitar o colapso do que foi construído nos últimos anos como para manter à distância oportunistas e profetas da desgraça e evitar decisões precipitadas.

      No fundo, isto permitiria ganhar tempo para se desenvolver uma alternativa válida, enquadrada ou não na actual estrutura, sem sabotar os objectivos desportivos imediatos.

      Eliminar