quarta-feira, 11 de abril de 2018

The Dr. Broz Show + Imagens de Marca

Pelo quinto dia consecutivo, a situação atual do Sporting continuou a dominar a atualidade mediática, preenchendo quase por completo a emissão dos canais informativos com debates, especiais, reportagens, peças, diálogos e monólogos ininterruptos, com dezenas e dezenas de personalidades do universo leonino a serem convidadas a dar a sua opinião.

Como não poderia deixar de ser, a maior parte dessas personalidades é formada pelos habitués dos momentos de crise do Sporting. Têm também sido chamados vários oposicionistas a Bruno de Carvalho de perfil mais discreto, e até algumas caras novas, sportinguistas com passado no clube mas que são desconhecidos do público em geral, alguns dos quais até têm tido intervenções interessantes. Apoiantes notáveis de Bruno de Carvalho são ainda mais escassos do que o normal porque houve alguns sportinguistas que deixaram de apoiar o presidente (como Dias Ferreira ou Paulo de Andrade). De todas as personalidades sportinguistas que tiveram direito a algum tempo de antena (dos que vi), Eduardo Barroso é o único que se mantém ao lado de Bruno de Carvalho - mas não deixando de reconhecer os erros cometidos e achando que o presidente necessita de fazer uma pausa.

Some-se a isso os habituais programas de comentário e é fácil perceber que, com tanto tempo de discussão à volta do tema, não deve ser fácil para as produções e para os opinadores-residentes arranjarem forma de se diferenciarem dos demais. Mas, justiça seja feita, têm-se esforçado na procura de análises de ângulos improváveis - e tenho de reconhecer que, em alguns casos, conseguem proporcionar experiências televisivas que são... diferentes. Vou dar dois exemplos, um de segunda e outro de terça-feira.


I. The Dr. Broz Show

Na passada segunda-feira, Eduardo Barroso teve duas intervenções ao seu estilo habitual. A primeira a meio da tarde, na SIC Notícias, e a segunda no Telejornal da RTP. Apesar de ser alguém "suspeito" - no sentido que é um admirador confesso do trabalho de Bruno de Carvalho -, teve vários comentários bastante pertinentes que tiveram o saudável efeito de contrapor a histeria generalizada que os Severinos da vida iam tentando lançar sem contraditório.

Por alto, Eduardo Barroso terá falado cerca de 15 minutos na SIC Notícias e pouco menos de 10 minutos na RTP. Reconheceu os erros, elogiou o trabalho e relembrou a gratidão que sente para com o presidente... e também disse, de passagem, que Bruno de Carvalho poderá estar numa situação de burnout.

Ora, de tudo isto, são capazes de adivinhar qual foi o ponto das declarações de Eduardo Barroso que Rui Pedro Braz escolheu para pegar? 


Não há dúvida: se isto continua assim, não haverá em breve ninguém que consiga bater os opinion makers do futebol português num jogo de Trivial Pursuit. Seis queijinhos a zero a qualquer oponente.

É este o ponto a que chegámos. Quando Bruno de Carvalho é tema, não existem fronteiras para aquilo que pode ser comentado - mesmo que sejam questões de saúde psicológica. O Mais Tabaco bem que poderia mudar o nome para... 


II. Imagens de Marca

A SIC Notícias decidiu convidar um especialista em marcas para comentar o efeito que esta criste poderá ter na valorização da imagem do Sporting. Não ponho em causa que esta novela está a causar danos à imagem do Sporting perante os seus patrocinadores e potenciais parceiros, mas não deixo de achar curioso: ainda há um par de meses o presidente do Benfica esteve envolvido num escândalo de corrupção de um juiz, o próprio clube é suspeito de aliciar jogadores adversários, e o assessor jurídico é suspeito de subornar funcionários judiciais para obter informação de processos em curso em que o clube é parte direta ou indireta, e ninguém da SIC Notícias se lembrou de convidar alguém para analisar eventuais danos à marca.

O especialista, diga-se, foi bem escolhido. Nota-se o prazer que tem em falar sobre o assunto.


Pode ser um grande especialista de marcas e pode saber muito sobre o que é a marca do Sporting, mas é perfeitamente óbvio que não percebe patavina sobre o que são os valores dos Sporting. Uma boa parte dos valores do Sporting - como competitividade leal, ecletismo, dedicação e superação - andou esquecida durante quase duas décadas e foi recuperada precisamente por Bruno de Carvalho. Independentemente do futuro que tenha ainda à frente do Sporting, os erros graves que cometeu recentemente nunca apagarão o melhor do seu legado.

O convidado também foi instado a comentar a influência que o estilo e valores do presidente têm nos valores do próprio clube. A resposta foi categórica:


Mais uma vez, é pena que ninguém da SIC Notícias se tenha lembrado de convidar este especialista em marcas quando rebentaram vários outros escândalos recentes. É que se um presidente arrivista leva a que os valores do clube sejam arrivistas, e se um presidente mimado leva a que os valores do clube sejam mimados, então teria sido interessante que este senhor nos explicasse quais são os valores de um clube que tem como presidente alguém que é suspeito de corrupção e que é, comprovadamente, um ladrão de camiões.

49 comentários :

  1. faltou o nhaga... precisamos de um especialista em bruxaria.

    ResponderEliminar
  2. Caros Sportinguistas
    Sugiro que vejam o "juízo final" de ontem na Sporting TV em que falou o Dr. Hélder Amaral.

    ResponderEliminar
  3. Faltou o burro brazado ontem também a dizer que Fábio Coentrão deve ficar de fora do jogo com o Atlético... priceless

    ResponderEliminar
  4. Q U E N O J O !

    O ar de felicidade mal disfarçada do Broz, em contraste com a testa franzida quando se fala de correio electrónico ou de cortesias à la carte diz tudo sobre o calibre do animal.

    Se há clima de ódio e crispação em redor do desporto em Portugal, grande parte da responsabilidade é da comunicação (ou manipulação) (anti-) social. Não há quem diga UMA palavra que seja sobre as HORAS infinitas de especulação, insinuação, deturpação, mentira descarada, leituras deturpadas e duplos critérios que representam os "programas" sobre desporto em Portugal? Isto não é liberdade de expressão nem de informar, é liberdade de mentir, manipular e alienar.

    Ainda para mais quando a maior parte desta gente já foi desmascarada como não tendo pinga de isenção e fazendo todos parte do mesmo estado-maior propagandístico: essa organização, que tem um clube, chamada de Estado Lampiânico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, também têm a sua parte de responsabilidade. São eles que alimentam muitas vezes as polémicas, e nem sempre apenas por causa das audiências.

      Eliminar
  5. Do Bacalhau à Braz já tudo se espera quando toca ao SCP, ele é o mago do maldizer... Em relação ao resto do texto não há muito que dizer porque há uma razão mais que clara para que a imagem do Benfica continue (quase) intacta, apesar de a Emirates não parecer ter gostado da coisa. Só o simples facto de ser arguido não torna o LFV culpado, visto que só será culpado se assim o disser o juiz no julgamento, e parecendo que não para as empresas que investem numa marca esta diferença é quase um abismo. O que o BdC fez foi diferente, porque resumindo ele anunciou a quem quisesse que o produto que está a vender é defeituoso e isso imediatamente baixa o valor dos activos, que são o único atractivo de investimento.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o "mercado" das marcas, mas na Bolsa tenho a certeza que se tenta prever a economia com antecedência e o abismo entre o ser e o rumor por vezes é muito ténuo.

      Quanto ás criticas que faz ao BdC, não querendo escamutear o erro que foi (na minha opinião), também não posso deixar de referir que não acho que está correto a parte do resumindo. No limite podia dizer que resumindo a mensagem que ele disse foi que no Sporting a exigência é máxima e isso até pode valorizar a Marca Sporting (não é a mesma coisa, pelo menos no imediato, quanto aos jogadores). E acho que alguns Sportinguistas se estão a esquecer de contextualizar devidamente todos os interveniêntes neste processo. Pois na sua devida proporção, todos tem a sua culpa. E falo: Jogadores quando afrontam publicamente o presidente. Adeptos quando assobiam quem gere o Clube, Marta Soares a não saber gerir uma situação que já de si era delicada. Idem aspas aspas para sobrinho e notáveis do Sporting que têm sede de protagonismo, olhando apenas para o seu umbigo antes de olhar para o Sporting em primeira instância. Até agora de quem gostei mais, a nível de apoio foi o Luis Figo. Mudei completamente a opinião que tinha dele.

      Isto mais parece um recreio de miúdos do que gente séria.

      Não estou a falar de quem se expressa, de forma mais ou menos anónima, como nós, na internet a sua opinião. Que acaba por querer desabafar e mostrar os seus pontos de vista. Agora para quem se presta a fazer declarações em locais com alguma projecção, se intitula de Sportinguista e querer o bem do Clube, sabendo de como as coisas são...

      Eliminar
    2. "O que o BdC fez foi diferente, porque resumindo ele anunciou a quem quisesse que o produto que está a vender é defeituoso e isso imediatamente baixa o valor dos activos" (Fábio Monteiro dixit). Mais uma pérola da lógica pós-verdade: o post de um Presidente no Facebook a dizer o que toda gente viu é o que desvaloriza activos. Deve ser assim porque todo o mercado futebolístico internacional anda a ler os posts de BdC no Facebook. Já as ofertas de Coates e Mathieu, as infantilidades de Coentrão e Bas Dost e o falhanço clamoroso de Mathieu não foram vistos e avaliados por ninguém ligado ao Mercado ou ao Scouting Internacional, porque esses não podiam ver a transmissão de Jogoa da UEFA ... uma vez que estavam ocupados a ler os posts de BdC.
      Tanto o quer deitar abaixo que acaba por o sobrevalorizar.
      Já repararam que os ditames críticos dos detractores de BdC são usados na retórica dos mesmos: quanto mais falam dele mais o valorizam!
      Saudações Leoninas

      Eliminar
  6. Ainda ponho outra questão que é comparar a atitude dos benfiquistas perante tudo o que se soube e a atitude dos Sportinguistas ……. E lá voltamos a falta de militância que o presidente tanto fala !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo os sportinguistas preocupados e interessados em debater a situação do clube. Isso não é militância?

      Eliminar
    2. Total desacordo com o teu comentário, PBR. Não confundir militância com carneirismo.

      Incomoda-me mais a reacção (ou falta dela) dos benfiquistas ao que se está a passar no seu clube do que a reacção dos sportinguistas. Pode-se não gostar, mas é totalmente justificada.

      O resto, é tudo CS: Num caso, abafa-se. No outro, monta-se o circo. Em ambos, só dão palco a quem lhes interessa e segue a agenda.

      Eliminar
    3. Eu vejo é os mesmos de sempre, agora engrossados por mais alguns, a esfregarem as mãos e a aproveitarem as oportunidades que lhes são dadas pela Comunicação Social a soldo do Estado Lampiânico, a sobrevoar a presa ferida, qual urubus, para tentarem bicar todos os pedaços que puderem. Os exemplos aqui expostos esclarecem os verdadeiros interesses por detrás da alimentação desta "polémica" ... e eles não estão pintados de verde e branco.
      Saudações leoninas

      Eliminar
  7. Ontem houve um especial SICN às 17h onde falou um Sr. Rui Dionisio também especialista em marketing seria bom dar ênfase as suas palavras. Merecem ser ouvidas, são demonstrativas de uma outra perspectiva e o porquê da indústria do futebol querer tirar o SCP do caminho.

    ResponderEliminar
  8. Nestes ultimos dias tem sido um desfilar de abutres ...
    Parece-me que a estratégia dos abutres da CS e dos croquetes é que vai ajudar BdC a manter-se como presidente. Os Sportinguistas ao verem este desfilar de odio a BdC e de amor ao tacho vao por certo lembrar-se do que era o Sporting antes de BdC e o que este fez do SCP a nivel financeiro, desportivo, património e auto-estima dos adeptos.

    ResponderEliminar
  9. Sporting, qual o caminho, qual o Futuro?
    Ontem o universo porto da bancada foi um hino a desmontar a podridão no futebol Portugues defendendo o…Sporting (imagine-se) e , claro, o porto também…
    Bastou irem buscar os últimos jogos apitados pelo Godinho (braga-sporting, Setúbal Benfica e um do porto) e claro este árbitro foi lá colocado pelo ferreira Nunes.
    Mostraram como mostra amarelos e vermelhos a jogadores do Sporting e em lances muito piores nem falta dá contra o Benfica quanto mais amarelos e vermelhos.
    Mostraram (com imagens) como, o dito cujo, marca penaltis a favor do Benfica e em faltas sucessivas e piores não marca a favor do Sporting (e do porto) e inverte o resultado dos jogos e afasta o Sporting do campeonato (Sim eles provaram isto, não disseram, provaram-no)
    Conclusões:
    1ª triste porque o Benfica teme este programa, alguns blogues até, mas a Sporting tv é uma autentica passadeira vermelha em vez de ser uma verdadeira arma de arremesso para desmascarar tudo isto (não não é o facebook, isso é uma pistolinha de água ao pé de um canhão)
    2º Então eles agora defendem o Sporting? Sim, claro que sim e porquê? É que agora quem vai à liga dos campeões vai passar a trazer 40 milhões! E não 15 ou vinte! E quem não for (o 3º deixa de ir) vai ficar a léguas dos outros em apenas dois ou 3 anos! Mas afinal porque é que defendem o Sporting? Lembro as palavras de Bruno de Carvalho: “se eu não for uma mais valia para o Sporting vou-me embora” traduzindo por miúdos…Se eu não conseguir vencer o campeonato várias vezes é porque não consegui desmontar o esquema do Benfica e sendo assim dou lugar a outro….pois é …é aqui que está o busílis para o porto….É que se entra alguém “conetado” ao vigarista do vieira (E há muitos sportinguistas que tinham isto “maquinado” com o vieira, não foi só ele que arquitetou isto, o Porto já sabe quem irão ocupar, sempre, os dois primeiros lugares da tabela nas próximas decadas)
    Sendo assim recomendo:
    1º vejam o Porto da bancada de ontem-4-4-18;
    2º A Sporting tv tem que ter um revisão profunda da programação de segunda a sexta e tirar horas e horas de blablabla dos mesmos de sempre, programas com gritos estúpidos em direto, sofás da treta que nem para as 5 da manhã servem, cartões da treta e concentrar-se naquilo que realmente serve para desmascarar e desmontar o sistema…ou unir-se a ele (porque sóhá dois caminhos e têm que ser escolhidos em vez de andarmos a discutir o sexo dos anjos fica preidente..vai presidente…isto é que não serve)
    3º União de aço (já sei que os 10% nunca se vão unir a nós mas 90% já somos mais que muitos…e concentremos e foquemo-nos no que verdadeiramente interessa e escolhamos o caminho a trilhar- desmontar a trafulhice e acabar com ela- que mesmo com vídeo árbitro, se virem o dito programa vêm claramente que não chega- ou então esolham um gajo “ligado” ao vieira)..Eu sei o que quero mas respeitarei a maioria
    4º Se isto não for feito, esqueçam o Sporting porque eles indo buscar 40 milhões em cada ano durante 3 anos deixam uma decalage que nunca mais os apanhamos.
    5º Se não decidirmos o que queremos não tenho duvidas nenhumas que o futuro será a belenização…
    Agora pensem muito bem porque amanhã será tarde demais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, completamente de acordo, sabes onde é que se consegue ver esses programas online?

      Só não concordo com uma coisa, "pensem bem por que amanhã já é tarde".

      Tempos conturbados, com muita contrainformação, por muito que doa a quem tem o "pito aos saltos" (sem te querer ofender, é mais diretamente a quem anda na CS e afins a querer fazer pressão) é seguir os procedimentos corretos, fechar se entre portas e falar como homens dentro de casa.

      Eu se estivesse na direcção era simples. BdC com atestado médico por tempo indefinido (dá se a mensagem de completa competência do Orgão social eleito pelos adeptos face até a eventuais erros internos, dá tempo para se esclarecer as coisas, BdC descansa, que bem precisa e nós precisamos dele, seja como Presidente seja como do outro lado a defender os interesses do Sporting). Marcação de AG e este ponto tinha de ser muito bem pensado e por muito que doa a BdC teria de delegar e confiar na sua equipa de trabalho de que o irão defender, se efectivamente ele esteve a fazer as coisas no superior interesse do Sporting.
      Alguns dos pontos a serem pensados, e provavelmente até mais do que uma AG, ou em dias diferentes, porque com tanto alarido há coisas que têm de ser convenientemente apuradas a dar o conhecimento aos Sócios, os donos do Sporting.
      E falo obviamente de Marta Soares, Jogadores - os processos disciplinares ou inquéritos, simplesmente não podem parar (mas para serem bem feitos, ouvidos todos os intervenientes, apurados os factos e decidir em conformidade). Colocar o lugar à disposição para mim só se for para a próxima época desportiva. Temos andado a investir forte no futebol e esta incompetência e falta de visão de quem tem a obrigação de ter grande responsabilidade no clube tem de ser apurada e tirar as devidas ilações e neste ponto excluo os jogadores (não excluo BdC).

      Agora, entrar no jogo desta teia de interesses que vê no futebol tudo menos um desporto que serve de entretenimento e veio para ficar e transformar um desporto numa peça de teatro, que os patetas dos adeptos pagam para ver a sua equipa ganhar é simplesmente não ter o minimo de noção da realidade.

      Acho que nestes ultimos dias já teclei demais. mas com todas as falhas que se possa assacar ao nosso presidente, ver tanta e tanta gente ser completamente manipulada e entrar em histeria colectiva, só me faz cada vez gostar menos de um desporto que se calhar eu é que estou errado, pois de desporto tem muito pouco ou nada.


      SL

      Eliminar
    2. Acho que temos pouco tempo (significa que não podemos esperar 1/2 ano ou 1 ano para definirmos um rumo! Também acho que BDC é o homem certo, sem qualquer dúvida! Também é obvio que precisa de outra pessoa em quem possa confiar e gozar as férias que merece, cinco anos no turbo dá muito desgaste! Os jogadores têm que ser responsabilizados-totalmente de acordo- deixar passar a fase de decisões 2-3 semanas e vamos a isso que não podem ser eles a pensarem que estão acima do regulamento interno do clube e respeitar os superiores hierarquicos.) Quando digo que temos pouco tempo é que não podemos arranjar uma 3ª via (seja por inação ou não) que nos dará via direta para a belenização.

      Eliminar
    3. https://www.youtube.com/watch?v=WH--xw5eqqk

      Eliminar
    4. Carlos Obrigado pelo link.

      Apensar de não gostar completamente da posição tomada pela direcção, até percebo que possa ser a melhor via neste momento. São coisas que só quem está dentro das negociações é que tem essa sensibilidade.

      Espero que não nos cause problemas futuros, eu nesta situação, no final da época reunia individualmente com todos os jogadores, e perguntava simplesmente, como é podemos contar contigo para dar tudo pelo Sporting? Estar a lutar contra tudo e contra todos sem pelo menos ter a família dentro de casa unida, simplesmente não dá.

      Eliminar
  10. Continue a olhar para fora... andam à 5 anos nisto... a culpa é sempre dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar do Luís Godinho.Mais um porco corrupto que vos leva ao colo ?.#PorcosCorruptos

      Eliminar
    2. Eu se fosse a ti preocupava-se era com o doping do craque do costume

      Eliminar
    3. A prova mais evidente de que de facto é assim e que o abanar desse status quo vos incomoda, é que o amigo, apesar de lampião, naão larga estes blogs.
      Porque será? Deve ser por causa do Guaraná.
      Cuide-se!

      Eliminar
  11. O que se está a ver são as ratazanas a abandonarem o barco e as hienas em acção. E o que mais custa é ver que são autoproclamados sportinguistas. De alguns já o esperava. Mas de outros...francamente não.

    ResponderEliminar
  12. Nem vale a pena perder tempo com esta gente. O Presidente não vai a lado nenhum mas reconheco que tudo aponta para um esgotamento. Mas por acaso tb ando com um esgotamento, mas esgotamento de paciência, em que vejo uma data de jogadores a passear em vez de andarem a correr atrás dos objectivos, falhar golos de baliza aberta, faltas para amarelo sem qql justificacão e ainda se acham no direito de criticar o patrão... pena que o Presidente esteja com o esgotamento, porque caso contrário já os tinha posto na linha.

    Zero idolos.... Zero idolos, mas o Presidente continua a ser o "jogador" mais valioso, o nosso CR7 que mesmo quando não ganha o titulo mostra que é o melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  13. Caro Sr. Mestre,
    Peço-lhe compreensão, por vir aqui comentar sobre outro assunto. Pois bem, encontro-me deveras expectante para sua análise/dissertação relativamente ao facto da Sporting SAD ter comunicado que não reunia condições para o pagamento do empréstimo obrigacionista de 30M€ que vence Maio 2018, solicitando o adiamento da referida liquidação para "nunca antes" de Novembro 2018. Invocando razões externas à SAD do Sporting.
    Gostaria imenso que comenta-se estes dados, dado que o senhor é conectado no universo sportinguista como especialista nas áreas Económico-Financeira dos clubes.
    Cumprimentos,
    Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Santos,
      É de salutar o contributo de um benfiquista num espaço tendencialmente verde. Espero sinceramente que continue atento ao universo Sportinguista, até porque geralmente coloca questões que acho que são pertinentes.

      Quanto à questão que coloca, parece-me que chegou hoje ao planeta terra. Sintonize a televisão, os veículos de informação supostamente isentos e julgo que rapidamente perceberá a questão que pretende ser abordada pelo Mestre esclarecida.

      Cumprimentos,

      Eliminar
    2. Caro Pedro,
      Confesso-lhe é sempre um gosto trocar impressões consigo.
      Gostaria de adiantar-lhe que tenho uma forte convicção e percepção do estado/situação das contas das SAD's dos 3 grandes em geral, como igualmente sigo com atenção a evolução dos financiamentos obtidos, em particular os empréstimos obrigacionistas.
      Como o Senhor Mestre já publicou um Post relativamente ao Empréstimo Obrigacionista, irei analisar o mesmo.
      Cumprimentos,
      Santos

      Eliminar
    3. Caro Santos,
      Como parece-me que tem interesse nestas questões, aconselho-o a ler um post Sustentabilidade - As Obrigações da Sporting SAD - https://sporting.blogs.sapo.pt/sustentabilidade-as-obrigacoes-da-3915749

      No fundo, as razões que foram consideradas não são muito diferentes das que mencionei. Pela sensatez demonstrada recententemente pela direção e capacidade de serenar a situação, até acho que poderá haver a possibilidade da SAD reverter o comunicado feito à CMVM para a liquidação posterior das obrigações. Embora possa haver inside information que levou à SAD emitir aquele comunicado e que prejudica grandemente o Clube se tiver que manter o plano inicial. Contudo pelo que está referido pelo Pedro Correia nesse post, também não é nada positivo para a SAD o não respeitar as datas acordadas.

      É aguardar, como já lhe disse num post, gostaria de voltar a confrontar todas as questões que levantou e tem levantado à luz do que acontecerá até ao início da próxima época.

      Eliminar
  14. Acredito que o Dr Broz prestou um excelente serviço ao BdC. O bornout pode ser aproveitado e bem como saída desta "crise".
    Quanto ao resto, é pena que a sociedade e o mundo do futebol não percebam que esta crise interna do Sporting é insignificante comparada com o que se passa com o benfica. As buscas da PJ, suspeições desde caso Lex, vouchers, jogos para perder, e-toupeiras... deviam envergonhar qualquer benfiquista e preocupar qualquer adepto de futebol e cidadão.

    ResponderEliminar
  15. Como Sportinguista sinto-me ofendido pelas palavras desse especialista. Generalizar e colar a minha opinião a uma perspectiva dada por esse sr e de uma CS que tem a sua agenda dá me asco.

    Dáva-me vontade de ligar em directo e inquirir esse sr. sobre com que autoridade é que cola a opinião de todos os sportinguistas a uma ideia dele.

    As questões que o Mestre colocou sobre o impacto na marca do benfica nos casos dos escandalos recentes.

    E já agora o impacto de uma CS que planta e inventa noticias para manter o show em movimento, como exemplo pode-se dar a colagem do Figo ao Sobrigo e a sua eventual candidatura.

    Mestre, os meus sinceros obrigados por manteres este espaço com um ar respirável (refiro-me a uma pérola que mandaste um dos avençados de férias), por contribuíres, como sempre, para defender o que é o melhor para o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  16. O Mestre bem tenta arranjar um inimigo externo para desviar as atenções. heheh

    Lamento informar mas os verdadeiros Sportinguistas já estão fartos da mesma lenga lenga. O Sporting está em crise e a continuar por este caminho nem nos próximos 15 anos volta a ser campeão.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF, quando falas em nome dos verdadeiros Sportinguistas não sei se hei de me rir desalmadamente ou mandar uma bela cagada a pensar em ti. Se calhar quando tiver na sanita vou pensar sobre o jogador com mais golos no campeonato que no dia escolhido para um controlo anti doping "lesiona se", mas vou pensar também no Luís Godinho e o no João Amaral.

      Eliminar
    2. Os verdadeiros Sportinguistas?

      Mas quem és tu para em primeira instância aferires quem são os verdadeiros Sportinguistas.

      Em Segundo lugar para falar em nome deles?

      @Mestre, este é outro que podia ir perfeitamente de férias. Também deve ser especialista nalguma coisa, certamente.

      Eliminar
    3. Mais um com imensa moral! Um adepto da agremiação do Arguido e Ex-Condenado Vieira e do Arguido e ex-indiciado Paulo Gonçalves, a "informar-nos" sobre os estados de alma dos "verdadeiros" sportinguistas.
      Vai-te Qatar!! (Emirates dixit)

      Eliminar
    4. Já que sabes tanto quem são os "verdadeiros sportinguistas", diz-me lá quem são os "verdadeiros benfiquistas": os que lambem o escroto e pactuam com os esquemas do viera? ou os outros?

      Eliminar
  17. O último parece o wayne coyne dos flaming lips

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente ou talvez propositadamente, a SICN colocou ontem ao final da tarde numa altura de menor audiência um painel sobre a “Crise do Sporting” com a opinião de alguém mais categorizado do que este Miguel Coelho em marketing e comunicação desportiva como é Pedro Dionísio. E não é que, para grande incómodo dos presentes, Pedro Dionísio resolveu elogiar, sem deixar de criticar o passado recente, o que de muito positivo foi feito por Bruno de Carvalho no Sporting , além de explicar as razões porque ele é o alvo a abater!!!

    Foi então uma delícia ver a agitação/contestação ao que era dito por Pedro Dionísio pelos restantes paineleiros Luís Marques (que até tenho em boa conta), JRita, o moderador também (notório pela sua expressão facial) e sobretudo de um tal Luís Vilar, que (qual Doutor em Ciência Política !!) resolveu interpretar e catalogar as acções do presidente leonino à luz do padrão do Populismo. Só que, não viu a triste figura que fez, porque enquanto debitava as suas bacoradas, tinha de repetidamente baixar a cabeça para ler a cábula que tinha em cima da mesa a fim de não dizer grandes asneiras sobre o tema que tinha colado com cuspo. Um must...que merece ser visto MdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse luis vilar, entre outras mentiras e argumentações simplesmente VERGONHOSAS, sempre com o intuito de denegrir BdC chegou a dizer que o Elias, na segunda vez que esteve no sporting e agora pela mão de BdC tinha custado 10 milhões. Joaquim Rita, destila desde há anos, veneno e ódio contra o sporting, é tão evidente que até mete nojo, NÃO O POSSO VER SEQUER... e nós sportinguistas vamos sucumbir a isto?? Esquecemo-nos de tudo o que se tem passado no futebol e que se continua a passar, basta olhar às duas ultimas arbitragens de Luis Godinho, aos comentários de Pedro HENRIQUES, na SportTV (já anulei o contrato)!! para percebermos que está tudo igual!! ABRAM OS OLHOS!!!!!!!

      Eliminar
  19. É bom ver que mesmo que a chama do Bruno se esteja a apagar o seu legado continua bem vivo. "A culpa é dos jornalistas"! È caso para dizer Ahhh Leão!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deves estar a referir-te ao "teu" programa "chama imensa"... mas afinal, onde está o mail zé?? Ganha juizo finge que vais cagar e vai-te embora pá... quando a ramona vier para os engavetar veremos como a coisa fica...

      Eliminar
  20. BdC tinha razão quanto aos programas televisivos sobre futebol e não só...NUNCA ISSO FOI TÃO EVIDENTE COMO AGORA!!!!!!!!!! Ontem num desses programas luis vilar (que eu não sei quem é nem o que representa no futebol), entre outras mentiras e argumentações simplesmente VERGONHOSAS, sempre com o intuito de denegrir BdC chegou a dizer que o Elias, na segunda vez que esteve no sporting e agora pela mão de BdC tinha custado 10 milhões. Joaquim Rita, destila desde há anos, veneno e ódio contra o sporting, é tão evidente que até mete nojo, NÃO O POSSO VER SEQUER... e nós sportinguistas vamos sucumbir a isto?? Esquecemo-nos de tudo o que se tem passado no futebol e que se continua a passar, basta olhar às duas ultimas arbitragens de Luis Godinho, aos comentários de Pedro HENRIQUES, na SportTV (já anulei o contrato)!! para percebermos que está tudo igual!! ABRAM OS OLHOS!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Quando vejo a CS a dar tempo de antena a um gajo com muita pouca credibilidade dentro do universo Sportinguista, está tudo explicado. Falo do Carlos Severino.

    ResponderEliminar
  22. Desde o brazado ao "especialista carlos coelho" só cromos intelectualmente desonestos. Reafirmo: Carlos Coelho "o especialista" é intelectualmente desonesto. Fico a aguardar pelo respectivo processo ou se quiser que o meta num sítio que eu cá sei.

    ResponderEliminar
  23. Caro Artista, apenas uma correcção: Dias Ferreira não deixou de apoiar BdC, muito menos lhe virou as cotsas... Se vir todas as intervenções (completas) dele, julgo que conseguirá concluir isso mesmo. Fica apenas a rectificação, de resto, excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrew, eu ouvi-o dizer que tinha deixado de apoiar BdC, não sei se de forma tão explícita. De qualquer forma, é impossível ouvir tudo o que foi dito sobre o Sporting nesta semana, é possível que tenha dito algo em sentido contrário.

      Eliminar
    2. Hei-de estar atento para ver o que diz numa próxima intervenção.

      Eliminar