segunda-feira, 7 de maio de 2018

A hipótese de sumaríssimo a Bruno Fernandes


O jornal Record coloca na capa de hoje a hipótese de Rúben Dias e Bruno Fernandes serem alvo de sumaríssimo por causa das faltas cometidas no dérbi de sábado. Se isto concretizasse, seria um escândalo. Não há outra forma de colocar a questão. Equiparar o caso de Rúben Dias ao de Bruno Fernandes não faz qualquer sentido.

De um lado Rúben Dias: apesar do curto percurso na equipa sénior, o central benfiquista é recorrente neste tipo de lances... e inclusivamente tem o antecedente da repreensão  aplicada na semana passada (ridícula a falta de coragem do CD para o suspender). Só mesmo no futebol português é que é possível que Rúben Dias tenha o mesmo número de cartões que, por exemplo, Rui Patrício. A cotovelada que espetou na face de Gelson é mais uma agressão que o árbitro não viu e o VAR não quis ver. Tem de ser alvo de sumaríssimo e tem de ser suspenso.

Do outro, Bruno Fernandes, que não tem antecedentes do género. A falta que fez sobre Cervi foi duríssima e merecia ter sido punida com cartão vermelho, mas não é uma agressão: o jogador tenta travar a progressão de Cervi, não tem pernas para acompanhar o arranque do argentino, e abusa da força colocada no tackle. Para além disso, o árbitro vislumbrou a falta e puniu-a com cartão amarelo, o que, segundo a regra que tem sido seguida pelas instâncias disciplinares do futebol português, exclui a possibilidade de se aplicar sumaríssimo - a não ser que considerassem tratar-se de uma agressão que tivesse escapado ao árbitro.

Ora, a melhor forma de demonstrar que não se tratou de uma agressão é observar a forma como Bruno Fernandes reagiu ao lance:




O jogador vê o cartão de imediato e vai logo de seguida pedir desculpa a Cervi e fica perto dele até verificar que está em condições de continuar a jogar. Quem agride um adversário não tem uma atitude destas, principalmente quando já percebeu que escapou ao cartão vermelho.

Para já, a questão do sumaríssimo é apenas uma hipótese levantada pelo Record. Mas será um escândalo se Bruno Fernandes for visado por causa deste lance. Não só pelo precedente que se abre, mas sobretudo pelas consequências: em caso de punição por parte do CD, enquanto Rúben Dias falharia a receção a um dos últimos classificados da Liga, o Sporting ficaria privado do seu melhor jogador na última jornada numa deslocação de enorme risco e, quem sabe, na final da Taça de Portugal.

Abrir um sumaríssimo a Bruno Fernandes não seria mais de que um expediente inaceitável para interferir na definição do 2º classificado e no acesso às dezenas de milhões da Champions, e uma declaração de guerra contra o Sporting por parte da Comissão de Instrutores da Liga e do Conselho de Disciplina do Dr. Meirim.

P.S.: para não me acusarem de ser parcial, deixo aqui também um argumento válido em defesa de Rúben Dias.